SINJUS ANTIRRACISTA

CONDENADOS POR RACISMO NÃO PODERÃO ASSUMIR CARGOS PÚBLICOS EM BH

terça-feira, 18/06/24 17:47

A Lei 11.701/2024, que proíbe a nomeação de pessoa condenada por racismo e injúria racial em cargo público em Belo Horizonte, foi promulgada pelo prefeito da capital, Fuad Noman, na última segunda-feira, 17 de junho. O Projeto de Lei 795/2023, que deu origem à nova legislação, é de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV), vice-líder de Governo na Câmara Municipal e diretor licenciado do SINJUS-MG. 

Segundo dados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em 2022 foram abertos 64 processos por discriminação racial em BH, representando um aumento de 113% em relação ao ano de 2021. Os dados alarmantes revelam o cenário racista da capital mineira e reforçam a necessidade da normatização.

“A nova lei é um avanço significativo na luta contra o racismo estrutural na capital mineira. O SINJUS Antirracista tem sido um ator fundamental na promoção dessa causa, ressaltando a importância de termos líderes de governo e servidores públicos que representem os valores de igualdade e justiça. Esse é um passo essencial para garantirmos que nossas instituições sejam verdadeiramente inclusivas e livres de qualquer forma de discriminação”, afirmou o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS e membro do SINJUS Antirracista, Alexandre Gomes.

A partir de agora, ficam proibidos os condenados por crimes de racismo e injúria racial de assumirem funções em todas as esferas do serviço público municipal, incluindo cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração, até que cumpram a pena. A proibição é aplicável a pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

A Lei 11.701/2024 começa a valer após o trânsito em julgado da ação condenatória, em que não cabe mais recurso, até o efetivo cumprimento da pena, não havendo uma punição perpétua. Em caso de descumprimento da Lei, estão previstas medidas administrativas, como advertências, multas e até a exoneração do cargo público ocupado indevidamente. 

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco