INCLUSÃO E CULTURA

VENHA COM O NPD DO SINJUS PARTICIPAR DO 4º FESTIVAL ACESSA BH PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

segunda-feira, 09/09/24 18:52 Arte de divulgação com fundo roxo destacando o tema "Inclusão e Cultura". No centro da imagem, há uma ilustração de uma pessoa em uma cadeira de rodas sorrindo e acenando. Ao redor, em círculos conectados por uma linha pontilhada, estão ícones de diferentes atividades culturais: um palco com cortinas, máscaras de teatro, e uma dançarina. No canto superior direito, o logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG.

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG convida todos os filiados e as filiadas a participarem das atividades do 4º Festival Acessa BH, um festival gratuito e multicultural voltado para a arte e cultura DEF. Para incentivar a participação, o NPD vai organizar grupos para acompanhar dois espetáculos especiais da programação: a peça teatral “Ilíada de Homero Cantos I e XX”, no dia 14 de setembro, e o show “LivreMente, A Corda em Si”, no dia 20 de setembro. Preencha o formulário no final desta página e garanta a sua vaga.

Para essas duas atividades, o SINJUS vai disponibilizar transporte da sua sede até o local dos espetáculos, além de uma equipe de apoio para acompanhar as filiadas e os filiados. Desse modo, os interessados deverão se deslocar por conta própria até a sede do (Av. João Pinheiro, número 39, sobreloja, bairro Centro, Belo Horizonte). A concentração dos grupos será às 19h15, e a saída para as atividades será às 19h30.

“Ambos os eventos são uma oportunidade muito importante para prestigiar o talento de artistas com deficiência ou de destaque no cenário nacional e também de valorizar iniciativas que promovem a inclusão e a diversidade em nossa sociedade. Estamos muito empolgados e convidamos a todos para participar junto com o SINJUS desses espetáculos imperdíveis que ajudam a celebrar o Setembro Verde, o Mês da Pessoa com Deficiência”, convoca o coordenador do NDP e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.

Sobre os espetáculos

Os dois espetáculos serão realizados em locais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e vão ter comunicação em Libras para pessoas com deficiência auditiva e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Os eventos também são adaptados para pessoas com deficiência intelectual, e a classificação etária é de 12 anos.

Teatro: Ilíada de Homero Cantos I e XX

Em uma interpretação contemporânea da obra clássica “Ilíada” de Homero, os atores Daniel Dantas e Letícia Sabatella dão vida a dois momentos cruciais da Guerra de Troia. Sob a direção de Octavio Camargo, o Canto I, interpretado por Dantas, explora o conflito interno entre os gregos e suas motivações iniciais, enquanto o Canto XX, apresentado por Sabatella, traz o retorno triunfal do herói Aquiles ao campo de batalha.

Essa montagem é uma produção da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada em 1999 no Paraná, com o objetivo de encenar integralmente as obras de Homero e outras peças literárias de relevância universal. Ao longo de seus 25 anos, a companhia tem levado os cantos homéricos para diversos espaços no Brasil e a países como Portugal, Grécia e Alemanha, promovendo a cultura clássica de forma inclusiva e acessível.

A apresentação será realizada no Centro Cultural Unimed-BH Minas, no dia 14 de setembro, às 20h, seguida de um bate-papo com o público.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Música: LivreMente / A Corda em Si

O show “LivreMente / A Corda em Si” propõe uma experiência sensorial única pois o espetáculo é realizado na total escuridão, convidando o público a mergulhar na imaginação. O duo musical é formado por Mateus Costa (contrabaixista, compositor e arranjador) e Fernanda Rosa (cantora e compositora), ambos com deficiência visual.

Com a plateia de olhos vendados, cada movimento dos músicos no palco é acompanhado por audiodescrição, criando um ambiente acessível e inclusivo. A performance, marcada pela sonoridade intimista do contrabaixo acústico e da voz, passeia pela MPB contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva sobre a música e a percepção sensorial.

O duo, que estreou em 2009 em Florianópolis, já lançou três álbuns, sendo o mais recente o DVD “LivreMente – Cego” (2018), e prepara o próximo trabalho, “As paredes têm ouvidos”. Venha viver uma experiência que transcende o som e o espaço, num espetáculo onde a imaginação é a protagonista. O show será no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium.

A imagem contém cinco ícones de acessibilidade, representando: Acessibilidade para cadeirantes (ícone de uma pessoa em cadeira de rodas em movimento). Acessibilidade em Libras (ícone de uma mão aberta e uma mão em "L"). Audiodescrição (ícone de "AD" com ondas de som). Acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual (símbolo de um laço infinito). Classificação indicativa de 12 anos (ícone com o número 12 em um fundo amarelo).

Garanta a sua vaga!

Preencha o formulário abaixo e venha participar conosco dessas duas atividades. Aproveite e clique aqui para ficar por dentro da programação completa do 4º Festival Acessa BH, pois há atrações para todo o tipo de gosto.

Esta é uma excelente oportunidade para promover a inclusão, apoiar artistas com deficiência e desfrutar de eventos culturais de alta qualidade. Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Últimas notícias

ver mais
Grupo de manifestantes do SINJUS-MG posa em frente à Catedral de Brasília, durante ato nacional contra a Reforma Administrativa. As pessoas vestem camisetas pretas e seguram faixas com mensagens como “Servidores do Judiciário unidos contra a farsa da Reforma Administrativa” e bandeiras com o logotipo do Sindicato. MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS-MG LUTA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA EM BRASÍLIA quarta-feira, 29/10/25 18:54 Em defesa do funcionalismo público brasileiro, o SINJUS-MG marcou presença na Marcha Nacional contra ...
A imagem mostra no centro da uma mão segurando vários cartões azuis com a palavra “voucher” escrita em branco e laranja. Abaixo, em destaque, o texto “Confira os ganhadores do sorteio do Mês do Servidor”. O design transmite dinamismo e celebração. O slogan “Sempre em dia com você” se encontra no topo, sobre fundo azul com formas geométricas coloridas nas cores verde, laranja, vermelho e amarelo. -- Resultado Confira os ganhadores do sorteio especial do Mês do Servidor do SINJUS terça-feira, 28/10/25 18:54 Em comemoração ao Mês da Servidora e do Servidor Público, o SINJUS-MG promoveu um ...
Imagem Acessível: Imagem com fundo verde-escuro e desenhos finos de flores nas bordas. No centro, lê-se em destaque: “Festa de Fim de Ano 2025”. Conteúdo textual: Nova data em breve - Disponibilização de convites da Festa de Fim de Ano é adiada devido a ato contra Reforma Administrativa. Nova data em breve Disponibilização de convites da Festa de Fim de Ano é adiada devido a ato contra a Reforma Administrativa terça-feira, 28/10/25 17:56 Devido ao ato contra a Reforma Administrativa, em Brasília, no dia 29 de outubro, ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco