MOBILIZAÇÃO

ALERTA: CÂMARA RETOMA DEBATE SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA E PEC 66 NESTA 6ªf.

quarta-feira, 30/07/25 15:03 Imagem Acessível: A imagem mostra ao fundo o céu azul e a arquitetura icônica do Congresso, com as torres e cúpulas brancas. Em destaque, o texto: “Alerta: Câmara retoma debate sobre Reforma Administrativa e PEC 66 nesta 6ªf.”. A imagem sinaliza urgência para os servidores públicos.

A Reforma Administrativa e a PEC 66/2023 voltam a ser discutidas na Câmara dos Deputados após o fim do recesso parlamentar, nesta sexta-feira, dia 1º de agosto. O SINJUS-MG, por meio da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e da Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), continua acompanhando os desdobramentos das propostas e está mobilizado para evitar retrocessos para os servidores públicos. 

Em relação à Reforma Administrativa, o Grupo de Trabalho (GT) que discute o assunto na Câmara dos Deputados finalizou o texto inicial que consiste em três anteprojetos: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei complementar e um projeto de lei ordinária. 

O relator do GT, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), afirmou em entrevista coletiva que os textos serão oficialmente apresentados nesta semana. O deputado garantiu que a Reforma não vai retirar os direitos dos servidores, como a estabilidade, nem prever medidas para reduzir o tamanho do Estado. Pedro Paulo ainda declarou que pretende entregar a proposta à população antes das eleições de 2026, porém ainda não há uma data para votação.

O relator afirma que a Reforma pretende tornar a redução da jornada de trabalho opcional, permitindo que o servidor decida se deseja aderir ou não a ela, podendo inclusive exercer outra atividade laboral. 

Além disso, a proposta prevê a redução do número de carreiras no setor público e a flexibilização dos concursos públicos, para que não sejam tão restritivos. O texto também defende a realização de concursos públicos para ingresso no meio da carreira, e não apenas no início da trajetória profissional.

“A retomada desses debates acende um alerta para todo o funcionalismo. Mesmo com promessas de que direitos não serão retirados, sabemos que muitas propostas em debate fragilizam o serviço público, flexibilizam concursos, reduzem carreiras e abrem margem para a precarização. Seguimos atentos para evitar retrocessos e garantir que a categoria não seja novamente penalizada em nome de uma falsa modernização do Estado”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que também é coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud e diretor de Assuntos de Divulgação, Comunicação e Relações Públicas da Feserv Minas.  

PEC 66/2023

Além da Reforma Administrativa, está sendo analisada a PEC 66/2023; a proposta está pronta para deliberação em segundo turno na Câmara dos Deputados, na retomada dos trabalhos legislativos, mas ainda sem dia definido. 

A PEC propõe alterar a Constituição Federal, especificamente o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), incluindo os artigos 115 a 120, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 113, de 8 de dezembro de 2021, com o objetivo de instituir um limite para o pagamento de precatórios pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios. A proposta limita o pagamento dessas dívidas por parte de estados e municípios e permite o refinanciamento de débitos previdenciários desses entes com a União. 

Entretanto, nas etapas anteriores de tramitação, foi incluída emenda ao projeto para obrigar que estados e municípios adotem regras previdenciárias iguais – ou piores – às da União, estabelecidas na reforma de 2019. Antes do recesso, a luta sindical garantiu uma grande conquista com a retirada dessa emenda, que, na prática, impunha aos servidores do Estado de Minas Gerais regras previdenciárias (como idade mínima, tempo de contribuição e método de cálculo de proventos) mais gravosas do que as atuais.  A decisão favorável às servidoras e aos servidores públicos foi resultado de intensas negociações realizadas por diversas entidades sindicais, como a Fenajud e a Feserv Minas, mas a luta vai continuar, pois há forte pressão para que a emenda “jabuti” seja reinserida em 2º turno. 

“É fundamental que os servidores entendam o impacto dessas propostas. A Reforma Administrativa e a PEC 66 podem comprometer direitos conquistados com muita luta. A retirada da obrigatoriedade de adoção da Reforma da Previdência foi uma vitória importante, mas a luta continua. Estamos atentos aos desdobramentos no Congresso e preparados para atuar jurídica e politicamente em defesa dos nossos direitos”, afirma Alexandre Pires.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre a tramitação da Reforma Administrativa e da PEC 66/2023.

 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco