CÂMARA E ALMG

ATAQUES AOS SERVIDORES ESTÃO EM PAUTA NESTA SEMANA

segunda-feira, 26/04/21 18:34

A última semana de abril começa com grandes desafios para os servidores do Judiciário mineiro. Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) começou, nesta segunda-feira, 26 de abril, uma série de audiências públicas para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, a Reforma Administrativa. Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os líderes do governo podem destravar a PEC 57, a Reforma Administrativa estadual, que prevê a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. O SINJUS-MG lidera ações contra as duas propostas e precisa do apoio de toda a categoria para avançar nas lutas.

Em relação à batalha contra a Reforma Administrativa na Câmara, o Sindicato, como integrante do Movimento a Serviço do Brasil, tem participado de reuniões com parlamentares e já garantiu apoio de deputados federais contra a PEC. Em articulação com a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, o foco tem sido retirar a proposta da discussão. Como membro da base da Fenajud, a entidade também está participando de mobilizações virtuais.

A primeira audiência pública da Reforma Administrativa na Câmara será realizada nesta segunda-feira, ouvindo a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). Representantes dos servidores serão consultados em relação às propostas do Governo Federal para o funcionalismo.

“Não há condições de debater uma reforma que traz tantos impactos agora, em meio à pandemia. Como o governo insiste nisso, é preciso haver uma ampla resistência dos servidores, seguindo a orientação de seus representantes sindicais. Os sindicatos precisam ser ouvidos e a escuta precisa ser efetiva, construindo uma proposta que não prejudique os servidores e nem a população”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta segunda, pelas redes sociais, o compromisso do Congresso em votar ainda neste ano as reformas tributária e administrativa. “Vou coordenar pessoalmente e com os líderes da Casa os encaminhamentos para as tratativas da reforma tributária. Tivemos um atraso com o recrudescimento da pandemia, mas a reforma administrativa, por exemplo, já começa a ser discutida com algumas audiências públicas. Eu acredito que possamos votar as duas reformas este ano. Temos o compromisso das duas Casas de votar este ano as duas reformas. Procurarei o ministro Paulo Guedes para falar sobre a reforma tributária”. A aprovação ainda em 2021 das reformas tributária e administrativa também é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

PEC 57

Na ALMG, informações dão conta de que a semana começou quente e os líderes do governo na Casa estão focados em avançar com a PEC 57, que autoriza o estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal. A proposta é uma das prioridades do governo, mas está parada desde dezembro na Comissão de Constituição e Justiça.

O SINJUS-MG, em conjunto com outras entidades, segue a maratona de reuniões com os deputados estaduais para garantir o apoio dos parlamentares contra a proposta. Ainda esta semana, será agendada mais uma reunião com o líder de Governo na Assembleia, o deputado Gustavo Valadares (PSDB). O Sindicato espera avançar nas discussões nesta que será a terceira reunião com o parlamentar. “As contrapartidas impostas castigam os servidores por nove anos e vão impactar a qualidade dos serviços públicos para a população. Não vamos abrir mão das nossas reivindicações”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Os Sindicatos também já se reuniram com o deputado estadual Professor Cleiton (PSB) e com a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL).

Acompanhe nossas mídias para se manter informado sobre essa e outras lutas!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco