Racismo

Brasil registra 60% de aumento nos casos de intolerância religiosa em 2023

segunda-feira, 22/01/24 17:59 Imagem com fundo de colagem, com representação de fotografia com mãos dadas, acima delas diversos elementos religiosos, ao lado o logo do Sinjus Antirracista.

No último domingo, dia 21 de janeiro, o Brasil relembrou o Dia de Combate à Intolerância Religiosa. A data faz-se ainda mais importante diante do aumento expressivo de 60% nas denúncias desse tipo no último ano, enfatizando a urgência de manter o debate ativo e adotar medidas concretas para conscientizar a população e fortalecer essa luta. 

Em 2023, o Brasil registrou 1.478 denúncias de discriminação religiosa feitas por meio do Disque 100 – serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos do governo federal –, entre as quais as violações à liberdade de crença lideram, seguidas pelas violações à liberdade de culto e à liberdade de não crença. 

Segundo levantamento da startup JusRacial, a intolerância religiosa corresponde a um terço dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros. Nesse cenário, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) destaca-se com o maior número de casos, alcançando 14,1 mil processos de racismo, dos quais 6,3 mil envolvem a espiritualidade de matriz africana.

Para o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde e membro do SINJUS Antirracista, Jonas Araujo, ensinar o tema não apenas amplia a compreensão, mas também fortalece a capacidade de luta coletiva contra qualquer forma de violência e opressão. 

“É muito importante que esse assunto continue sendo abordado em todos os espaços para que possamos aprender a denunciar, enfrentar as injustiças e, acima de tudo, contribuir ativamente com a construção de uma sociedade mais igualitária”, afirma. 

Racismo e intolerância religiosa são crimes 

Na Constituição Federal de 1988, fica estabelecida a igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. A Carta Magna prevê a criminalização de práticas discriminatórias e reforça o compromisso do Estado brasileiro com a promoção da igualdade e a erradicação de preconceitos.

Nesse sentido, desde 1989, a Lei n. 7.716 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, punindo qualquer tipo de distinção, injúria ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A fim de tornar a legislação mais eficaz, no ano passado, o governo federal aumentou a pena para quem pratica intolerância religiosa, estabelecendo uma punição de dois a cinco anos de prisão, equiparando-a à pena prevista para o crime de racismo.

Além dessa legislação, no âmbito jurídico e institucional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu a Política Nacional de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. Essa política proporciona uma base conceitual clara para os órgãos de Justiça, definindo termos como liberdade religiosa, discriminação, tolerância, cultura e religião/doutrina, permitindo a realização de levantamentos sobre a quantidade de processos iniciados na Justiça envolvendo esse tema.

“É importante incentivar o diálogo sobre a intolerância religiosa. Essas conversas podem ajudar a desconstruir estereótipos, além de desenvolver uma consciência crítica sobre as manifestações do racismo”, reforça Jonas Araújo.

Fonte: SINJUS com informações de Agencia Brasil e Jornal Correio Braziliense 

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco