ELEIÇÕES NO TJMG III

CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA

quinta-feira, 18/04/24 18:14 Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta.

As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo diretamente com as entidades representantes da categoria, esse é um dos compromissos do candidato à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Maurício Torres Soares. Esta é a terceira e última de uma série de três matérias que o Jornalismo do SINJUS vem publicando depois de entrevistar os postulantes ao cargo máximo do Poder Judiciário estadual.

Essa iniciativa do Sindicato, além de possibilitar às servidoras e aos servidores conhecer os candidatos, permite identificar se os posicionamentos dos entrevistados estão alinhados com as expectativas e as demandas da categoria. As perguntas foram enviadas por e-mail aos três concorrentes.

Em todas as suas respostas, o desembargador Maurício Soares destacou que pretende estabelecer diálogo constante com o intuito de discutir as questões inerentes aos servidores do Judiciário mineiro com os Sindicatos representantes da categoria.

Data-Base e Auxílio-Saúde

Uma das perguntas elaboradas pelo SINJUS foi sobre o cumprimento da Lei Estadual nº 18.909, que prevê a recomposição inflacionária anual dos servidores, e a adequação dos valores do Auxílio-Saúde para patamares que sejam condizentes com a sua finalidade.

Acerca desse questionamento, o candidato registrou que tem apreço e sabe da importância dos servidores para o funcionamento da Justiça em Minas Gerais, se comprometendo a tratar dessas pautas de forma aberta com os dirigentes sindicais.

“Todas as pautas que dizem respeito aos interesses dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo diretamente com os órgãos representativos da classe. Aliás, no meu Programa de Gestão deixei essa questão bem delineada”, afirmou Maurício Soares.

Condições de trabalho

As recorrentes denúncias de insalubridade em unidades do TJMG também entraram na pauta da entrevista. O SINJUS listou como exemplo os casos do Anexo I da Rua Goiás, da Afonso Pena 1.500 e da Praça Milton Campos, cujos edifícios apresentam problemas em sua estrutura e também registram infestação de pragas. Assim perguntamos ao candidato quais medidas seriam adotadas, caso eleito, para solucionar o problema.

Maurício Soares disse que tem conhecimento desses problemas e se posicionou de forma direta. “Considero inaceitável. Não há como prestar um bom serviço à população sem que os nossos servidores tenham um ambiente de trabalho digno e saudável. Essa matéria será tratada de maneira técnica e sempre ouvindo os servidores e seus representantes”, reforçou.

Teletrabalho

Outra situação que os Sindicatos defendem que seja revista pela próxima gestão do TJMG é quanto à falta de uniformidade nas normas que regem o teletrabalho no Judiciário mineiro. Isso porque, enquanto os demais servidores do órgão têm a possibilidade de exercer o trabalho remoto de modo integral, aqueles lotados sob a gestão da Superintendência Judiciária só podem exercer o teletrabalho em regime parcial, gerando uma distinção entre os servidores.

O magistrado informou que sabe das controvérsias e afirmou que pretende discutir com os Sindicatos “as possibilidades de adoção do teletrabalho nas situações em que ela vier a atender aos servidores e aos usuários do nosso sistema de Justiça, tudo à luz de regulamentação do CNJ”.

Quadro de servidores e funcionários terceirizados

Diante do aumento na contratação de pessoal terceirizado e na nomeação de cargos comissionados de recrutamento amplo nos últimos anos, o SINJUS questionou o candidato sobre a política que pretende adotar em relação a essa dinâmica e também quanto à nomeação de servidores efetivos.

Em sua resposta, Maurício Soares afirmou que “a defasagem de pessoal é uma realidade no Tribunal de Justiça e que deve ser tratada à luz da disponibilidade orçamentária, financeira e da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O magistrado complementou ponderando que “é importante haver transparência com relação aos dados que influenciem na realização de concursos de servidores e no equilíbrio da força de trabalho. Essa questão somente poderá ser equacionada de modo satisfatório com a mencionada transparência e com a escuta e a participação de todos os interessados”.

REUNIÕES E ENTREVISTAS DO SINJUS COM OS CANDIDATOS

Nesta semana, o SINJUS publicou a série de entrevistas com todos os candidatos à Presidência do TJMG para o biênio 2024-2026. Além do desembargador Maurício Torres Soares, também participaram da iniciativa do Sindicato a desembargadora Áurea Brasil e o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Eles disputam o cargo na eleição que está marcada para o dia 22 de abril, em sessão especial do Tribunal Pleno.

Vale lembrar ainda que os dirigentes do SINJUS, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues, também se reuniram com candidatos à Presidência do TJMG para manifestar a disposição do Sindicato em estabelecer um diálogo aberto com a futura gestão e de contribuir para questões que sejam de interesse das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado esse e outros assuntos de interesse da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

ARTICULAÇÃO SINJUS DEFENDE PAUTAS DA CATEGORIA JUNTO A CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJMG segunda-feira, 15/04/24 16:12 Diante da proximidade das eleições para a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG procurou os candidatos ao cargo máximo do órgão para uma reunião com o objetivo de estabelecer um diálogo construtivo. A iniciativa ... leia mais
Fotografia do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior.
ELEIÇÕES NO TJMG CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, CORRÊA JUNIOR VISA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DATAS-BASES NO MESMO ANO terça-feira, 16/04/24 19:07 A definição de uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base no mesmo exercício de sua instituição é um dos compromissos do atual corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e candidato ... leia mais
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta).
ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, é um dos objetivos a ser perseguido na gestão da desembargadora Áurea Brasil caso seja eleita para a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Registro de uma sessão de cinema. Em frente à tela de projeção, estão quatro pessoas. À direita está o presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Junior, um homem de meia-idade, com pele clara, usando terno azul e gravata listrada, segura um microfone e fala ao público, com expressão segura e comunicativa. Ao centro, está Alex Aguiar, diretor de Finanças do SINUJUS-MG e coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Sindicato. Ele também aparenta ter meia-idade, tem pele morena e cabelos curtos grisalhos, veste terno escuro e observa o orador com um leve sorriso. À esquerda, está a desembargadora Ana Conceição Barbuda Ferreira do Tribunal da Justiça da Bahia, uma mulher de pele clara, com cabelos curtos e usa óculos. Ela usa um vestido laranja e segura uma bolsa clara, sorrindo. Ao lado dela, está Wagner Ferreira, vereador de BH e diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS, ele é um homem negro, tem os cabelos grisalhos e veste um terno escuro. Ele também demonstra atenção à fala do presidente do TJMG. Na parte inferior da imagem, vê-se o público sentado em poltronas vermelhas, assistindo à apresentação. Na tela ao fundo, aparece um texto projetado, parcialmente legível: “Aguarde, a sessão já vai começar”, junto à palavra “EXISTO”. Conteúdo textual: EXISTO - SINJUS lança documentário sobre luta das pessoas com deficiência. “EXISTO” SINJUS lança documentário sobre luta das pessoas com deficiência terça-feira, 28/04/26 18:16 Fotos: Victor Ataíde O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG lançou, na ...
À esquerda, está outro homem, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ele também aparenta meia-idade, tem pele clara e cabelos escuros, está sentado atrás de uma bancada elevada. Ele também veste uma toga sobre um terno escuro, camisa clara e gravata, e observa atentamente o orador, com expressão séria. À frente da bancada, há um brasão em destaque. Sobre a mesa, estão equipamentos como monitor, microfone e documentos. O fundo é composto por painéis de madeira com acabamento vertical, conferindo um aspecto solene e formal ao espaço. ELEIÇÕES NO TJMG VICENTE DE OLIVEIRA É ELEITO PRESIDENTE DO TJMG, E SINJUS JÁ ARTICULA AGENDA DE TRANSIÇÃO segunda-feira, 27/04/26 19:11 O desembargador Vicente de Oliveira Silva foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de ...
Imagem Acessível: Imagem com fundo neutro em tom claro. Na parte inferior da imagem, há uma ilustração com três figuras humanas estilizadas na cor azul, representadas de forma simples e sem detalhes faciais. Elas estão posicionadas sobre peças de quebra-cabeça coloridas (verde, amarelo, vermelho e azul), formando uma escada. Uma das figuras está no nível mais alto, em posição ereta; outra está subindo, com uma perna apoiada em uma peça mais elevada; e a terceira está em posição inicial, sugerindo movimento de ascensão. A composição transmite ideia de progresso, crescimento profissional e avanço na carreira. Conteúdo textual: CARREIRA - TJMG divulga lista definitiva de inscritos e de inscrições não conhecidas da PV 2024 Carreira TJMG divulga lista definitiva de inscritos e de inscrições não conhecidas da PV 2024 segunda-feira, 27/04/26 18:28 O  Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Eleve-se | Estética e Bem-Estar Clínicas de Estética Boa Viagem . Belo Horizonte (31) 97140-1060 20% ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Top Fale conosco