ACESSE

CARTILHA DO SINJUS EXPLICA O COMBATE E A PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL

quarta-feira, 24/05/23 12:26 Imagem Acessível: montagem digital de uma capa de um livreto onde se lê: "Assédio Moral no Trabalho - Orientação, prevenção e combate."

O assédio moral é um problema grave que tem crescido nos últimos anos, afetando pessoas em diversos contextos sociais, especialmente no ambiente de trabalho. A falta de informação sobre o tema torna a luta contra essa prática ainda mais difícil. Diante dessa realidade, o SINJUS-MG editou a sua cartilha “Assédio Moral no Trabalho: orientação, prevenção e combate”, com atualizações sobre o tema e suas consequências, trazendo dicas práticas que ajudam na identificação e na fundamentação de denúncias sobre casos de violência.

O material foi elaborado pela Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS, composta pela psicóloga Luciana Gáudio Martins Frontzek, pelas advogadas Vitória Mercês Anastácio e Ana Paula Silva Ferreira e pela diretora administrativa Adriana Gonçalves Mota Teodoro. 

Embora esse tipo de violência seja uma realidade antiga, só recentemente começou a ser discutido de forma mais aberta, dando a devida atenção a um problema tão urgente. 

Clique e acesse a cartilha

 

“Infelizmente, muitas vezes, as trabalhadoras e os trabalhadores não sabem como identificar e denunciar esse tipo de violência. Por isso, a informação sobre o tema é fundamental para que medidas preventivas possam ser adotadas, evitando condições precárias de trabalho e adoecimento do servidor”, ressalta Adriana Teodoro. 

A cartilha do SINJUS tem foco no serviço público e explica o que é o assédio moral, quais são os perfis de assediadores e de vítimas, quais são as consequências jurídicas e as punições aos assediadores. O documento contém ainda diretrizes para evitar o assédio no ambiente de trabalho, visando à diminuição desse fenômeno entre os servidores e as servidoras do Judiciário mineiro. 

 

APOIO JURÍDICO E EMOCIONAL A FILIADOS E FILIADAS

Se você está vivenciando alguma situação desse tipo ou conhece algum colega que passa por isso, denuncie! Os servidores do Judiciário mineiro contam com dois canais de denúncias. Uma delas é por meio da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG, que recebe denúncias no e-mail [email protected]. A identidade do denunciante será preservada. Outro canal de denúncia é por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG, que tem o objetivo de receber e processar queixas, bem como definir ações para diminuir e prevenir o assédio moral no âmbito do Órgão. A Comissão é composta por magistrados, servidores e representantes sindicais da categoria e recebe denúncias pelo e-mail [email protected].

Em momentos como esse, a ajuda profissional é essencial para que a vítima possa se recuperar. Por isso, lembramos que, além da orientação individual gratuita com a equipe jurídica do SINJUS, nossos filiados também contam com profissionais de psicologia conveniados ao Sindicato (clique aqui e veja a lista). Estamos juntos nessa batalha! 

Acesse aqui a cartilha

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco