ACESSE

CARTILHA DO SINJUS EXPLICA O COMBATE E A PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL

quarta-feira, 24/05/23 12:26 Imagem Acessível: montagem digital de uma capa de um livreto onde se lê: "Assédio Moral no Trabalho - Orientação, prevenção e combate."

O assédio moral é um problema grave que tem crescido nos últimos anos, afetando pessoas em diversos contextos sociais, especialmente no ambiente de trabalho. A falta de informação sobre o tema torna a luta contra essa prática ainda mais difícil. Diante dessa realidade, o SINJUS-MG editou a sua cartilha “Assédio Moral no Trabalho: orientação, prevenção e combate”, com atualizações sobre o tema e suas consequências, trazendo dicas práticas que ajudam na identificação e na fundamentação de denúncias sobre casos de violência.

O material foi elaborado pela Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS, composta pela psicóloga Luciana Gáudio Martins Frontzek, pelas advogadas Vitória Mercês Anastácio e Ana Paula Silva Ferreira e pela diretora administrativa Adriana Gonçalves Mota Teodoro. 

Embora esse tipo de violência seja uma realidade antiga, só recentemente começou a ser discutido de forma mais aberta, dando a devida atenção a um problema tão urgente. 

Clique e acesse a cartilha

 

“Infelizmente, muitas vezes, as trabalhadoras e os trabalhadores não sabem como identificar e denunciar esse tipo de violência. Por isso, a informação sobre o tema é fundamental para que medidas preventivas possam ser adotadas, evitando condições precárias de trabalho e adoecimento do servidor”, ressalta Adriana Teodoro. 

A cartilha do SINJUS tem foco no serviço público e explica o que é o assédio moral, quais são os perfis de assediadores e de vítimas, quais são as consequências jurídicas e as punições aos assediadores. O documento contém ainda diretrizes para evitar o assédio no ambiente de trabalho, visando à diminuição desse fenômeno entre os servidores e as servidoras do Judiciário mineiro. 

 

APOIO JURÍDICO E EMOCIONAL A FILIADOS E FILIADAS

Se você está vivenciando alguma situação desse tipo ou conhece algum colega que passa por isso, denuncie! Os servidores do Judiciário mineiro contam com dois canais de denúncias. Uma delas é por meio da Comissão de Combate ao Assédio Moral do SINJUS-MG, que recebe denúncias no e-mail [email protected]. A identidade do denunciante será preservada. Outro canal de denúncia é por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG, que tem o objetivo de receber e processar queixas, bem como definir ações para diminuir e prevenir o assédio moral no âmbito do Órgão. A Comissão é composta por magistrados, servidores e representantes sindicais da categoria e recebe denúncias pelo e-mail [email protected].

Em momentos como esse, a ajuda profissional é essencial para que a vítima possa se recuperar. Por isso, lembramos que, além da orientação individual gratuita com a equipe jurídica do SINJUS, nossos filiados também contam com profissionais de psicologia conveniados ao Sindicato (clique aqui e veja a lista). Estamos juntos nessa batalha! 

Acesse aqui a cartilha

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Há duas pessoas, um homem negro e uma mulher branca em trajes sociais em frente ao computador. O ambiente está escuro, iluminado somente pelo monitor, há vários computadores em bancadas com cadeiras vazias em frente. Conteúdo textual: Plantão de habeas corpus - TJMG realiza pagamentos apenas para plantões realizados até 2023 e sindicatos criticam falta de transparência. PLANTÃO DE HABEAS CORPUS TJMG REALIZA PAGAMENTOS APENAS PARA PLANTÕES REALIZADOS ATÉ 2023 E SINDICATOS CRITICAM FALTA DE TRANSPARÊNCIA sexta-feira, 12/04/24 18:50 O SINDOJUS/MG, o SERJUSMIG e o SINJUS-MG informam que a administração do Tribunal de ...
Imagem Acessível: Vista aérea do espaço de convivência na sede do TJMG, um lugar amplo, com muitos canteiros verdes em formatos orgânicos, gazebos e bem iluminado. Conteúdo textual: PRIORIDADES? - TJ REFORMULA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, MAS CONDIÇÕES PREDIAIS CONTINUAM INADEQUADAS. PRIORIDADES? TJ REFORMULA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, MAS CONDIÇÕES PREDIAIS CONTINUAM INADEQUADAS sexta-feira, 12/04/24 17:39 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, nesta quinta-feira, 11 de abril, ...
TRANSPARÊNCIA AGO APROVA CONTAS DE 2023 E ORÇAMENTO 2024 DO SINJUS sexta-feira, 12/04/24 17:32 As filiadas e os filiados ao SINJUS-MG aprovaram, por unanimidade, nesta sexta-feira, dia 12 ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco