AGE

CATEGORIA DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA PELA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS

quinta-feira, 07/03/24 20:23 Na imagem há um auditório com diversas pessoas assistindo a uma apresentação que está no telão. De frente para a plateia está Alexandre Pires, com o braço levantado, ele é um homem branco e está vestido com uma camisa preta e calça jeans. As pessoas presentes no auditório repetem o gesto, levantando também os braços para o alto em sinal de aprovação à pauta proposta pelo Sindicato.

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada por importantes contribuições das servidoras e dos servidores e em clima de mobilização, a categoria deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 7 de março, por intensificar a luta pela Data-Base, pelo Auxílio-Saúde digno e por outros direitos que estão pendentes por parte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão pela adoção gradativa de ações e atos para pressionar a Presidência foi tomada após os diretores do SINJUS-MG explicarem o panorama acerca das tratativas na Mesa de Negociações e as possibilidades de avanço nas pautas com base na análise técnica realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na fala de abertura, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, ressaltou que o instituto da Mesa de Negociações é defendido pela entidade desde 2013, tendo passado nesse período por gestões do TJ que valorizavam e outras que buscavam enfraquecer os meios de diálogo com os sindicatos representantes dos servidores.

Mais especificamente sobre a atual gestão, o diretor listou uma série de pautas que foram cumpridas, que foram parcialmente cumpridas e que seguem pendentes por parte do TJMG.

“Em que pese o Tribunal ter atendido reivindicações importantes, as demandas prioritárias da categoria que são o cumprimento da Data-Base e o Auxílio-Saúde digno seguem sendo negligenciadas” destacou Alexandre Pires.

Em seguida, o economista do Dieese, Thiago Rodarte, detalhou questões financeiras e orçamentárias do TJMG de modo a subsidiar a tomada de decisão quanto os próximos passos de luta. O especialista indicou que, no orçamento previsto para 2024, o Tribunal tem condições de implementar a íntegra da Data-Base 2023 e também a possibilidade de realocação de verbas na parte de auxílios para uma majoração substancial do Auxílio-Saúde.

Logo depois, foi aberto espaço para que os presentes pudessem esclarecer dúvidas, apresentar posicionamentos e também fazer proposições. As servidoras e os servidores foram contundentes em apontar a insatisfação em relação ao atraso da Data-Base 2023, aos valores do Auxílio-Saúde e ainda às más condições de trabalho, que passam por regras sobre o teletrabalho, insalubridade nas instalações e questões envolvendo a contratação crescente de funcionários terceirizados.

Assim, a partir das propostas da Diretoria do SINJUS e com o acréscimo das contribuições das servidoras e dos servidores, foi definida uma estratégia de intensificação da luta que foi aprovada por unanimidade. Desse modo, estão previstas campanhas de comunicação por canais digitais e por meios físicos, interlocuções com desembargadores e outros Poderes, mobilizações nos setores, atos dentro do Tribunal e atos públicos. Essas ações serão implementadas gradativamente a depender da disposição da Presidência do Tribunal em cumprir com os direitos da categoria.

“Não estamos pedindo reajuste, estamos cobrando é a recomposição da inflação, ou seja, os servidores estão sendo submetidos a uma redução do poder de compra. Por isso, estamos alinhados com os demais sindicatos no sentido de intensificar a luta, pois a união certamente torna o nosso movimento mais forte”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Além das estratégias, a categoria decidiu por autorizar o Sindicato a utilizar o Fundo de Greve para implementar as ações discutidas. Ao final da AGE, as filiadas e os filiados ao SINJUS também definiram os delegados que vão representar a entidade no XIII Congresso Nacional (Conseju) da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e na Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB).

Portanto, servidora e servidor do Judiciário mineiro, o momento agora é de mobilização e união em prol da Data-Base, do Auxílio-Saúde digno e dos direitos ainda pendentes da categoria. Fique atento às convocatórias do SINJUS e participe ativamente das ações que serão divulgadas em nossas mídias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco