REGRAS PREVIDENCIÁRIAS

CCJ APROVA PARECERES E TRATORA DIREITOS

sexta-feira, 03/07/20 15:17

Sem qualquer participação popular, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que deveria representar a voz do povo, aprovou, nesta sexta-feira, 3 de julho, por 6 votos a 1, os pareceres finais que fatiam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/20 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/20. As propostas, que ainda precisam passar pelas demais comissões, promovem mudanças profundas na Previdência e em direitos conquistados pelos servidores públicos, que não tiveram chance de defender seus interesses, já que, no momento, a pandemia impede a presença popular na ALMG e a maioria dos deputados votou contra o adiamento das discussões.

A partir de agora, os deputados vão analisar questões como alíquotas progressivas, idade mínima, tempo de contribuição, regras de transição e mudanças nas regras de pensão por morte – pontos que impactam servidores da ativa e aposentados. Os trechos que tratam de questões como adicional de desempenho, quinquênio, férias-prêmio e demais alterações nas carreiras foram desmembrados em dois novos projetos que passam a tramitar paralelamente. “Corretamente, o relator retirou a Reforma Administrativa da PEC, mas ainda assim manteve debate sobre direitos previdenciários, que tem mesma complexidade das questões da Reforma Administrativa. Outros estados fizeram suas reformas com participação popular e não no contexto da pandemia”, afirmou a deputada Marília Campos (PT).

“Onde está a manifestação do cidadão na Casa do Povo? O cidadão não está exercendo o seu direito. A reforma não está sendo discutida nem pelos próprios deputados”, afirmou o deputado Sargento Rodrigues (PTB). Representantes do Bloco Democracia e Luta também demonstraram indignação com a tramitação célere neste contexto. “Como nós, na Assembleia, vamos alterar a vida do servidor em duas semanas, também sem nenhum debate?”, questionou o deputado André Quintão (PT). A deputada Ana Paula Siqueira (REDE) apresentou um requerimento para realização de audiência pública com representantes da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag) sobre a adequação das alíquotas, mas ele foi rejeitado.

A parlamentar também leu a carta entregue ao presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), pelo SINJUS-MG e outras 20 entidades representativas de servidores públicos mineiros. Eles integram uma frente sindical de todo o estado e, no documento, requereram que as reformas fossem retiradas de pauta enquanto durasse a pandemia.

A deputada Andréia de Jesus (PSOL) reforçou que o que está em discussão são direitos garantidos e que as mudanças trazem graves impactos para as mulheres e também para os aposentados. “O projeto atinge majoritariamente as mulheres. Atacar a velhice de quem contribuiu com o estado até agora é desumano”. A coordenadora do Núcleo da Mulher do SINJUS-MG, Cristiane Sampaio, aponta que as mulheres serão as mais prejudicadas caso as novas regras da reforma da previdência sejam aprovadas. “São ataques ainda mais profundos às trabalhadoras. A proposta aumenta a idade mínima e o tempo de contribuição para mulheres e não considera que muitas têm dupla, tripla jornada”. 

O líder na Minoria, deputado Ulysses Gomes (PT), disse que o Acordo de Líderes foi só para que a Assembleia voltasse ao rito normal de tramitação, com 2 turnos, para possibilitar debate amplo, mas que o debate foi prejudicado. “A reforma não foi submetida à consulta de sindicatos. Uma proposta que retira direitos e confisca salários com alíquotas de contribuição propostas não pode ser votada a toque de caixa”.

Emendas

A primeira emenda apresentada, de autoria da deputada Celise Laviola (MDB), propunha retirar da PEC 55/20 um trecho que dá margem para a cobrança de contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas na parcela dos benefícios que exceder um salário mínimo. A cobrança só poderia ser instituída no caso de déficit atuarial na Previdência estadual e teria que ser aprovada em um projeto de lei separado. A emenda não foi rejeitada formalmente. O relator, deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), fez um acordo com Celise Laviola (MDB) para defender conjuntamente a emenda na Comissão Especial.

Já o deputado Mauro Tramonte (Republicanos) queria que as mudanças na previdência fossem destinadas apenas para os servidores públicos que ingressarem na administração estadual após a promulgação da reforma. A emenda foi rejeitada em votação.

Renúncia fiscal

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) ressaltou um ponto que o SINJUS-MG vem questionando nos últimos meses. A parlamentar afirmou que o Executivo mantém perdas de arrecadação e isenções fiscais, mesmo com a crise financeira em Minas Gerais. “Os servidores mineiros já sofrem com vencimentos defasados e ficarão com os salários congelados por um bom tempo. Agora o governo quer retirar ainda mais direitos e penalizar os trabalhadores, sendo que uma das soluções poderia ser buscar novas fontes de receitas”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Mobilização

O PLC 46/2020 está pautado na Comissão de Administração Pública (CAP) de segunda-feira, 6/7, às 10h,14h e 17h. E depois para a Comissão de Trabalho, Previdência e da Assistência Social, presidida pelo deputado Celinho Sintrocel (PCdoB). O parlamentar vai se reunir nesta sexta-feira, 3 de julho, com as entidades que compõem a Frente Sindical em Defesa da Previdência. Essa é apenas uma das reuniões que a Frente, da qual o SINJUS-MG faz parte, tem ainda hoje. Nos encontros serão alinhadas as estratégias e as próximas ações de luta.

Já a PEC 55/2020 tem tramitação diferente e segue somente para a Comissão Especial, onde está pautada para segunda-feira, 6/7, às 14h. Por isso, também há um esforço das entidades para marcar encontros com os membros dessa comissão e tentar impedir a apreciação de qualquer proposta neste período de pandemia.

A pressão das categorias precisa continuar! Convoque seus colegas e familiares e siga pressionando os deputados pelo e-mail e pelas redes sociais. Clique aqui para ter acesso aos endereços de email e das mídias sociais dos membros da Comissão Especial e também da Comissão de Administração Pública (CAP).

 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

REFORMAS DO ZEMA SINJUS PLANEJA OFENSIVA COM ENTIDADES E ALIADOS sexta-feira, 03/07/20 20:07 Nesta sexta-feira, dia 3 de julho, o SINJUS-MG participou de uma série de reuniões para estruturar as ações de luta contra as reformas previdenciária, administrativa e sindical do governo Romeu Zema (NOVO). Está sendo articulado com parlamentares aliados e ... leia mais
CONTRA REFORMAS HORA DE PRESSÃO NA COMISSÃO ESPECIAL E NA CAP sexta-feira, 03/07/20 18:26 Na última sexta-feira, dia 3 de julho, a parte referente à reforma previdenciária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2020 foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora, essa ... leia mais
TIRA-DÚVIDAS SINJUS EXPLICA A REFORMA PREVIDENCIÁRIA DO ZEMA quarta-feira, 01/07/20 18:28 Mesmo em um momento de pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e isolamento social, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), enviou proposta de reforma previdenciária à Assembleia Legislativa de Minas Gerais que retira importantes direitos dos servidores públicos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco