SINTONIA

Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições

quarta-feira, 20/07/22 18:17 Grupo de representantes de 20 sindicatos do Judiciário de todo o Brasil reunidos no Conselho de Representantes da Fenajud, entre eles estão o coordenador-geral Alexandre Pires e o diretor de finanças Felipe Rodrigues, ambos do SINJUS-MG. Conteúdo textual: Destaque - Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições.

FOTO: Fenajud

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou o Conselho de Representantes na última sexta, 15 de julho, com a presença de vinte sindicatos de base. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que também é coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, e pelo diretor de Finanças do Sindicato, Felipe Rodrigues.

Nesta edição, os dirigentes debateram a precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça, a terceirização e o debate na base acerca da necessidade de se eleger candidaturas que estejam em sintonia com as necessidades dos trabalhadores e que defendam suas pautas específicas. Esta foi a primeira vez que os dirigentes se reuniram presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

A primeira mesa tratou sobre a prestação de contas da Fenajud. O detalhamento referente ao primeiro ano da nova gestão, mostrou os gastos, balancetes e orçamento atual. A prestação de contas ficou por conta da assessoria jurídica e da Coordenação de Finanças da Federação, por meio do coordenador Roberto Fontenele. Danyelle Martins, membro do Conselho Fiscal, fez a leitura do parecer técnico que indicava a aprovação das contas, aprovado na sequência por unanimidade.

Em seguida o Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, falou sobre a Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça e a terceirização. Dal Rosso fez uma viajem no tempo buscando o fio da meada do aumento da intensidade da jornada de trabalho. Em sua fala citou o contexto atual que o mercado de trabalho imprime a seus trabalhadores. A mesa contou com a presença dos coordenadores, Emanuel Dall’Bello e Arlete Rogoginski.

Na sequência foi a vez da Deputada Federal Erika Kokay, do ativista dos direitos humanos, Thiago Ávila, e do analista político, Antônio Queiroz, falarem sobre as “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. A mesa contou com a participação dos coordenadores, Alexandre Santos e Gislaine Caldeira. De forma técnica, explicaram a importância do momento para se reestabelecer a maioria de representação nas Casas Legislativas de pessoas que defendam os direitos da classe trabalhadora e impeçam novas retiradas de direitos.

No fim da atividade a Coordenação da Fenajud e dos sindicatos encaminharam algumas ações a serem realizadas nos próximos dias. Entre elas, estão: a publicidade do documento da Plataforma Política a todos os Tribunais dos estados; envio do documento ao CONSEPRE; abertura de canal direto com os servidores, acerca da Plataforma; a realização do Encontro de Negras e Negros, do Encontro de Mulheres; e a realização do Encontro Nordeste e Comunicação.

Ficou sugerido na atividade que o próximo Conselho de Representantes será realizado em Foz do Iguaçu, no mês de novembro de 2022, ficando o detalhamento a cerca da data para ser definido pela Colegiada nos próximos dias.

Confira aqui as fotos.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco