SINTONIA

Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições

quarta-feira, 20/07/22 18:17 Grupo de representantes de 20 sindicatos do Judiciário de todo o Brasil reunidos no Conselho de Representantes da Fenajud, entre eles estão o coordenador-geral Alexandre Pires e o diretor de finanças Felipe Rodrigues, ambos do SINJUS-MG. Conteúdo textual: Destaque - Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições.

FOTO: Fenajud

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou o Conselho de Representantes na última sexta, 15 de julho, com a presença de vinte sindicatos de base. O SINJUS-MG foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que também é coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, e pelo diretor de Finanças do Sindicato, Felipe Rodrigues.

Nesta edição, os dirigentes debateram a precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça, a terceirização e o debate na base acerca da necessidade de se eleger candidaturas que estejam em sintonia com as necessidades dos trabalhadores e que defendam suas pautas específicas. Esta foi a primeira vez que os dirigentes se reuniram presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

A primeira mesa tratou sobre a prestação de contas da Fenajud. O detalhamento referente ao primeiro ano da nova gestão, mostrou os gastos, balancetes e orçamento atual. A prestação de contas ficou por conta da assessoria jurídica e da Coordenação de Finanças da Federação, por meio do coordenador Roberto Fontenele. Danyelle Martins, membro do Conselho Fiscal, fez a leitura do parecer técnico que indicava a aprovação das contas, aprovado na sequência por unanimidade.

Em seguida o Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, falou sobre a Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça e a terceirização. Dal Rosso fez uma viajem no tempo buscando o fio da meada do aumento da intensidade da jornada de trabalho. Em sua fala citou o contexto atual que o mercado de trabalho imprime a seus trabalhadores. A mesa contou com a presença dos coordenadores, Emanuel Dall’Bello e Arlete Rogoginski.

Na sequência foi a vez da Deputada Federal Erika Kokay, do ativista dos direitos humanos, Thiago Ávila, e do analista político, Antônio Queiroz, falarem sobre as “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. A mesa contou com a participação dos coordenadores, Alexandre Santos e Gislaine Caldeira. De forma técnica, explicaram a importância do momento para se reestabelecer a maioria de representação nas Casas Legislativas de pessoas que defendam os direitos da classe trabalhadora e impeçam novas retiradas de direitos.

No fim da atividade a Coordenação da Fenajud e dos sindicatos encaminharam algumas ações a serem realizadas nos próximos dias. Entre elas, estão: a publicidade do documento da Plataforma Política a todos os Tribunais dos estados; envio do documento ao CONSEPRE; abertura de canal direto com os servidores, acerca da Plataforma; a realização do Encontro de Negras e Negros, do Encontro de Mulheres; e a realização do Encontro Nordeste e Comunicação.

Ficou sugerido na atividade que o próximo Conselho de Representantes será realizado em Foz do Iguaçu, no mês de novembro de 2022, ficando o detalhamento a cerca da data para ser definido pela Colegiada nos próximos dias.

Confira aqui as fotos.

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
BALANÇO CULTURA DO ATRASO É MARCA DAS GESTÕES DO TJMG terça-feira, 08/07/25 10:51 Nesta segunda-feira, 7 de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou ...
VALORIZAÇÃO SINJUS COBRA MAIS RECURSOS E TRANSPARÊNCIA NA PV 2023 segunda-feira, 07/07/25 18:02 O SINJUS-MG protocolou, nesta segunda-feira, 7 de julho, o Ofício 28/2025 reivindicando ao Tribunal ...
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet com o símbolo da PV 2023 na tela. Ao fundo, aparece um notebook desfocado. A composição é preenchida por ícones de pessoas com marcações de “✔” e “✘”, representando aprovados e não aprovados. Ao centro, um selo da campanha diz: “TJMG, direitos em dia é obrigação”. SINJUS COBRARÁ RESPOSTAS TJMG PUBLICA APONTAMENTO DE VAGAS DA PV 2023 E ESCANCARA FALTA DE PLANEJAMENTO sexta-feira, 04/07/25 18:58 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário eletrônico ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco