TERAPIA EM GRUPO

DEPRESSÃO É COISA SÉRIA; NO SINJUS VOCÊ TEM SUPORTE

segunda-feira, 17/01/22 14:30 Pessoa de pele clara de camisa social rosa com símbolo do SINJUS do lado esquerdo, na altura do peito. Ela protege com as mãos bonecos recortados em papel formando uma roda.

Foto: Freepik

Entre os problemas causados pela pandemia de Covid-19, estão as doenças psicológicas. Segundo levantamento da revista científica The Lancet, em 2020, os casos globais de ansiedade aumentaram em 26%, e os de depressão registraram alta de 28%. Os grupos mais afetados foram as mulheres e os jovens. Por isso, o alerta é mais que necessário: cuide de você e daqueles que ama. No SINJUS-MG, nossos filiados e nossas filiadas encontram suporte nos atendimentos psicológicos destinados aos membros do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP), no projeto Terapia em Grupo do Núcleo das Mulheres (NM) e também via atendimento individual junto aos profissionais conveniados com o Sindicato.

A brusca alteração da rotina, os planos e projetos interrompidos, a frustração de expectativas, as dificuldades financeiras, o medo de contrair Covid-19 e a falta de interações e lazer decorrentes da pandemia são alguns dos gatilhos capazes de dar início ou agravar os transtornos mentais, o que pode levar a consequências trágicas.

Nessa batalha, o diálogo e a observação atenta são os principais meios para identificar e tratar a depressão e a ansiedade, afirma a psicóloga e mediadora do projeto Terapia em Grupo, Valéria Saramago. Segundo a especialista, a tristeza constante, o isolamento, a irritabilidade, a perda de apetite e a automutilação são alguns dos sinais claros de que há algo errado com você ou com alguém próximo.

“Devemos prestar muita atenção nas mudanças de comportamento. Com a maior disponibilidade de informação, algumas pessoas procuram auxílio por conta própria, mas a grande maioria chega ao tratamento a partir da intervenção de familiares, amigos ou médicos”, adverte Valéria Saramago.

Um ponto importante para conseguir identificar a depressão é a quebra de preconceito, pois muitas vezes a doença é tratada pelos outros ao redor como fraqueza, esquisitice, fragilidade ou mesmo com o deplorável termo “mimimi”.

SINJUS oferece várias opções para manter a saúde mental

No combate à depressão e à ansiedade, vários tratamentos podem contribuir, desde aqueles individuais como os realizados em grupo. No SINJUS, os filiados e as filiadas do NAP contam com atendimento individualizado gratuito com as psicólogas Luciana Gaudio e Silvana da Silva. Elas estão preparadas para atender adequadamente às nossas aposentadas e aos nossos aposentados. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (31) 98738-8640.

Terapia em Grupo

Outra importante iniciativa do SINJUS tem sido a Terapia em Grupo, voltada para as integrantes do NM. Uma vez por semana, elas se encontram para trabalhar os seus sentimentos e encontrar apoio das colegas e suporte terapêutico profissional.

“Nas nossas sessões, procuramos trabalhar questões que muitas vezes são comuns a grande parte das participantes. Por meio de filmes, começamos a introduzir temas e, conforme o grupo foi evoluindo, as filiadas passaram a se abrir e falar abertamente sem medo de julgamentos, até porque há uma grande solidariedade no grupo. Todas estão dispostas a se apoiar e a cuidar efetivamente da saúde”, destaca Valéria Saramago.

A iniciativa do SINJUS é vista pelas filiadas como um instrumento de melhora na qualidade de vida.

“Procurei participar porque achei esse projeto, antes de tudo, humanitário. Em um tempo de pandemia, com todos os seus problemas pertinentes, o SINJUS lançar essa ideia foi algo de uma visão e tanto”, afirma a servidora Maria de Fátima que está presente desde a primeira sessão, realizada em agosto de 2020.

Convênios

Além dos atendimentos diretos, os filiados e as filiadas do SINJUS-MG contam com vários e ótimos profissionais conveniados que oferecem tratamentos de forma presencial ou remota. Os descontos variam conforme a psicóloga ou o psicólogo, mas alguns chegam a ser de 50% sobre a tabela de referência do Conselho Federal de Psicologia. Clique aqui e veja a relação de especialistas que podem te ajudar a ter uma melhor saúde mental.

Assédio moral

Além dos atendimentos psicológicos, vale lembrar que o SINJUS também oferece suporte gratuito para a servidora e para o servidor vítimas de assédio moral no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). O acolhimento é multidisciplinar com a orientação de psicólogos, advogados e dirigentes sindicais. Para atendimentos e denúncias, entre em contato pelo (31) 98738-8640. Clique aqui e saiba mais.

O SINJUS está junto com você em todos os momentos.

Notícias relacionadas

Fundo em madeira em que estão alguns alimentos (batata, cereais, tomate, cebola e alface) dispostos em uma forma de coração. Ao lado tem-se um estetoscópio e uma maça verde.
BENEFÍCIO EXCLUSIVO CUIDE DA SAÚDE COM O ATENDIMENTO NUTRICIONAL GRATUITO DO SINJUS quinta-feira, 13/01/22 15:47 Foto: Freepik A alimentação é um dos principais fatores que interferem na saúde. Assim, uma dieta personalizada para a rotina de cada pessoa é muito importante, pois tem reflexos no desempenho escolar e profissional, na disposição nas horas de ... leia mais
foto com enquadramento de uma visão de cima de uma mesa com documentos. Em dois lados aparecem apenas as mãos das pessoas que estão sentadas à mesa.
COMODIDADE CONTE COM A ASSESSORIA JURÍDICA DO SINJUS-MG! terça-feira, 11/01/22 15:34 Foto: Freepik Se você é filiado ao SINJUS-MG e precisa de ajuda em algum processo ou procedimento administrativo envolvendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pode contar com a gente! A Assessoria Jurídica do Sindicato é especializada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto de um homem de pele clara, vestindo camisa social azul clara e manuseando diversos papéis em uma mesa de escritório. AVISO SERVIDORES DEVEM APRESENTAR DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES ATÉ  1º/6 segunda-feira, 23/05/22 16:07 Foto: Freepik As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Em um fundo azul temos o conteúdo textual " Campanha de Vacinação 2022. 2ª Fase. Início 23 de maio. Confira requisitos e outras informações em www.sinjus.org.br" DOSES LIMITADAS SEGUNDA FASE DA CAMPANHA SINJUS VACINA COMEÇA NA 2ªF., 23/5 quinta-feira, 19/05/22 17:14 A segunda fase da campanha SINJUS VACINA, que visa oferecer às filiadas e aos ...
Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa. SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Elizabeth Gonçalves Psicologia Lourdes . BH (31) 99391-2409 40% ver mais
BH Cuidadores Transporte . BH (31) 99821-4336 15% ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco