Edição especial do CineFem debate saúde mental
terça-feira, 09/09/25 13:00
Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio, um tema que exige acolhimento, escuta e reflexão. O cinema pode ser uma das formas de abrir espaço para esse diálogo. É nessa perspectiva que o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG promove mais uma edição do CineFem, unindo cultura, debate e sensibilidade para abordar questões ligadas ao bem-estar psíquico e à vida em sociedade.
O encontro será no dia 27 de setembro (sábado), às 15h na Casa Híbrido (rua Aquiles Lobo, 79 – Floresta). Essa será mais uma edição especial, envolvendo cinema e piano. O filme exibido será Cisne Negro, dirigido por Darren Aronofsky. Não fique de fora! Garanta sua vaga, preenchendo o formulário no fim da página. As vagas são limitadas.
A orientação é que as participantes assistam previamente ao filme. No dia do encontro serão discutidos os temas abordados e as reflexões despertadas pelo longa. O diálogo será guiado pelo cineasta e doutor em Cinema Anderson Ribeiro e pela psicanalista e cinéfila Luciana Mori. Durante a discussão, o pianista Ighor Bastos fará uma apresentação com músicas que compõem a trilha do filme.
“Esta edição do CineFem se diferencia por abrir espaço para múltiplas expressões e olhares. Ao aproximar o cinema, a música e a troca de ideias, construímos um ambiente de acolhimento e inspiração, que fortalece a experiência coletiva das participantes”, ressalta a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS, Janaína Torres.
Sobre o filme
O filme Cisne Negro retrata a trajetória de Nina, uma bailarina que mergulha em uma busca obsessiva pela perfeição ao interpretar o papel principal em O Lago dos Cisnes. Pressionada por expectativas externas e pelas próprias cobranças internas, ela enfrenta um processo de desgaste emocional profundo, marcado por isolamento, alucinações e autodestruição. A obra mostra, de forma intensa, como o peso da exigência constante pode levar alguém a ultrapassar os limites da própria saúde mental.
O filme explora temas como perfeccionismo, identidade, repressão e os limites entre arte e loucura e foi aclamado pela atuação de Natalie Portman, que recebeu o Oscar de Melhor Atriz.
“Essa narrativa se conecta diretamente à campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção para a importância de falar sobre sofrimento psíquico e prevenção ao suicídio. Assim como no filme, muitas pessoas enfrentam silenciosamente angústias que poderiam ser acolhidas se houvesse espaço para diálogo e apoio. Cisne Negro reforça a necessidade de quebrar tabus, buscar ajuda e compreender que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo”, aponta a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS, Adriana Teodoro.
Participe! Faça sua inscrição no formulário abaixo. Para participar, é necessário ser integrante do Núcleo das Mulheres. Caso ainda não faça parte do NM faça a sua inscrição aqui.
CineFem – Cinema & Piano
Filme: Cisne Negro
Mediação e condução: Anderson Ribeiro e Luciana Mori
Data: 27/9, sábado
Horário: 15h
Local: Casa Híbrido (R. Aquiles Lobo, 79 – Floresta, Belo Horizonte – MG)
Vagas limitadas