PAPO LITERÁRIO

EDIÇÃO ESPECIAL DO CÍRCULO DO LIVRO APROXIMA LEITORES E AUTORES

sexta-feira, 19/11/21 18:51 fundo amarelo com seis telas printadas da plataforma Google Meet em diversos momentos do evento Círculo do Livro, destacando o diretor do NAP, Alex Aguiar, a filiada Maria Silva, a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro, a moderadora Leida Reis, a coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio, e o escritor Luiz Eduardo de Carvalho.

Nessa quarta-feira, dia 17 de novembro, o Círculo do Livro realizou um encontro mais que especial, promovendo intercâmbio de ideias, reflexões e conhecimentos entre leitores e escritores. Aberto a todos os interessados, o evento virtual contou com a participação do autor do livro Xadrez, Luiz Eduardo de Carvalho, e as discussões foram conduzidas pela nova mediadora do projeto, a também escritora, jornalista e poetisa Leida Reis. As novidades foram muito bem recebidas pelas filiadas e filiados que puderam interagir ainda mais, enriquecendo a atividade.

Três núcleos do SINJUS-MG se juntaram para realizar essa edição especial. O objetivo foi fortalecer a integração em torno de um projeto que é de interesse de todos os filiados e todas filiadas. “O Círculo do Livro é um projeto elogiado no Núcleo das Mulheres (NM) por incentivar discussões não só sobre literatura, mas também quanto à sociedade. Assim, devido à sua relevância, decidimos realizar essa edição ampliada”, relata a coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.

No encontro, aconteceram diversos momentos de imersão na obra literária. Uma das participantes, a Maria Lúcia Teixeira Lino, por exemplo, ficou tocada pelo fato de uma das personagens ter o seu sobrenome. Já a Maria Auxiliadora relatou ter tido uma empatia muito grande pela história construída pelo autor. “Sem dúvidas foi uma oportunidade de aprendizado e de experimentação de novas interações, tanto com a obra quanto com o autor”, ressalta o diretor do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP), Alex Aguiar.

Novas visões de mundo a partir do livro Xadrez

Quem participou dessa edição especial do Círculo do Livro pode saber um pouco mais sobre as inspirações do autor e também sobre o processo de criação e elaboração da obra, concebida em menos de 20 dias. De acordo com Luiz Eduardo de Carvalho, foi toda uma vida concebendo o livro dentro de si, por isso, em poucos dias, ele ficou pronto.

Participantes do papo literário também relataram vivências pessoais semelhantes a algumas passagens do livro, que, apesar de ser um romance ficcional, provoca uma reflexão sobre a natureza humana e a vida em sociedade. “O autor reuniu histórias e inspirações que perpassam pela história brasileira, literatura, cinema, música, machismo e relações amorosas. Por isso, em vários pontos houve a empatia por parte dos leitores e participantes do Círculo do Livro”, complementa a coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência, Adriana Teodoro.

Foi quase duas horas de uma grande imersão e, ao final, a sensação de todos foi de que essa edição do projeto Círculo do Livro se mostrou realmente especial, pois foi terreno fértil para a troca de experiências.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas atividades do seu Sindicato, pois vários projetos estão sendo realizados e outras novidades estão por vir.

Notícias relacionadas

SAVE THE DATE NÚCLEO DAS MULHERES PROMOVERÁ CONFRATERNIZAÇÃO DIA 26/11 sexta-feira, 05/11/21 18:40 O ano de 2021 foi de muitos desafios, mas com união e sororidade, o Núcleo das Mulheres SINJUS-MG conseguiu promover iniciativas que deram suporte e municiaram as integrantes na luta contra a desigualdade de gênero. Para celebrar essa cumplicidade, ... leia mais
REUNIÃO DIA 1º/12 CONFRATERNIZAÇÃO DO NAP TERÁ BOAS HISTÓRIAS E SURPRESAS segunda-feira, 08/11/21 18:25 Estamos chegando ao fim de 2021, após superar vários desafios. Contudo, ao longo do ano, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS sempre esteve ativo e promovendo atividades para integrar as filiadas e os filiados. Por isso, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco