AVANÇO

EJEF TRABALHA POR ACESSIBILIDADE EM EVENTOS DO ANEXO I

quarta-feira, 22/04/20 14:27

Já faz um ano que o SINJUS, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Sindicato (NPD), vem cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) uma solução para garantir a acessibilidade dos servidores cadeirantes ou com mobilidade reduzida nos eventos realizados pelo Órgão. Até então, o TJ não havia respondido com providências que possibilitavam a participação desse grupo em eventos realizados no Auditório do Anexo I da Unidade Goiás – local sem acessibilidade.

Durante esse período, foram vários os ofícios da entidade solicitando ao Tribunal que alterasse o local de eventos como o “Seminário Dia Internacional da Mulher – Estamos prontas para os desafios contemporâneos?” e o “Seminário de Adoção Tardia”, ambos realizados em 2019. A demanda foi, inclusive, objeto de um Pedido de Providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que fossem realizados estudos em relação a uma licitação para obras de adequação de acessibilidade do espaço.

Depois de reiteradas cobranças do SINJUS, a 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Áurea Brasil, informou que solicitou à Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) providências para a ampliação do auditório do Anexo I do TJMG, deixando o espaço acessível. O Órgão informou que pretende licitar as obras no segundo semestre deste ano. Será incluído um elevador no auditório para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência motora em cursos e outras atividades.

O SINJUS entende que a medida representa um avanço, já que os servidores cadeirantes e com mobilidade reduzida não encontrarão mais barreiras no que se refere ao direito de participação – situação que configurava discriminação. A falta de acessibilidade no local também prejudicava a igualdade de oportunidades em relação a promoção na carreira, já que nos eventos são emitidos certificados de participação, que podem ser utilizados pelos servidores para concorrer à PV.

Prioridade

No ofício, o TJ também afirma que, “a melhoria do ambiente é uma necessidade urgente da instituição e deve ser priorizada para que o TJMG ofereça a adequada acessibilidade a seus diversos públicos”. “Contudo, o uso do Auditório do Anexo I faz-se necessário para diversas ações educacionais realizadas pela Ejef, pois apresenta a maior quantidade de cadeiras em comparação com os demais espaços do Tribunal, localização central, beleza arquitetônica interna, conforto, palco mais amplo e adequado para determinadas montagens de atividades pedagógicas e para outros tipos de ações, inclusive para intervenções artísticas”.

Para o NPD, mesmo que a licitação e as obras do auditório sejam demoradas, não pode o TJ realizar os próximos eventos de formação da Ejef em locais com acessibilidade e estrutura que não atendam pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Vale lembrar que os auditórios do Anexo II e da Unidade Raja Gabaglia são acessíveis.

Outra solicitação do NPD continua ainda sem resposta. Até hoje o TJ não se posicionou em relação ao pedido de disponibilização de tecnologias assistivas para cegos e/ou surdos nos eventos realizados, possibilitando a participação de todos e respeitando a legislação vigente.

O NPD vai continuar atento às situações como essas e cobrar que o TJMG implemente políticas para uma efetiva inclusão das pessoas com deficiência conforme determinam a Resolução 230 do CNJ e demais normas aplicáveis.

Últimas notícias

ver mais
Foto de um grande grupo de participantes do Seminário Internacional sobre reparações aos povos negros, reunidos em um auditório diante de um mural colorido com cenas culturais. As pessoas estão sorrindo e posando para a foto, usando roupas diversas e coloridas. Entre os participantes estão as representantes do SINJUS-MG: Cleo Amorim, do coletivo SINJUS Antirracista e as dirigentes do Sindicato Adriana Teodoro e Patrícia Oliveira. Sinjus Antirracista Seminário Internacional cobra por políticas de reparações aos povos negros terça-feira, 18/11/25 18:01 O 2º Seminário Internacional Pró-Reparações realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, ...
Imagem Acessível: Encontro promovido pelo NAP em uma sala de reuniões, com participantes sentados em semicírculo enquanto o palestrante em pé apresenta orientações. Ao fundo, há um banner do NAP e uma mesa com a marca SINJUS-MG.Conteúdo textual: Prevenção - NAP promove encontro e reforça cuidados para evitar golpes digitais Prevenção NAP promove encontro e reforça cuidados para evitar golpes digitais terça-feira, 18/11/25 17:23 Golpes, páginas e perfis falsos nas redes sociais, mensagens enganosas e ligações fraudulentas estão ...
Sucesso Convites da Festa de Fim de Ano já estão esgotados! sexta-feira, 14/11/25 10:06 Matéria atualizada no dia 17/11 A expectativa para a Festa de Fim de Ano ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco