AVANÇO

EJEF TRABALHA POR ACESSIBILIDADE EM EVENTOS DO ANEXO I

quarta-feira, 22/04/20 14:27

Já faz um ano que o SINJUS, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Sindicato (NPD), vem cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) uma solução para garantir a acessibilidade dos servidores cadeirantes ou com mobilidade reduzida nos eventos realizados pelo Órgão. Até então, o TJ não havia respondido com providências que possibilitavam a participação desse grupo em eventos realizados no Auditório do Anexo I da Unidade Goiás – local sem acessibilidade.

Durante esse período, foram vários os ofícios da entidade solicitando ao Tribunal que alterasse o local de eventos como o “Seminário Dia Internacional da Mulher – Estamos prontas para os desafios contemporâneos?” e o “Seminário de Adoção Tardia”, ambos realizados em 2019. A demanda foi, inclusive, objeto de um Pedido de Providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que fossem realizados estudos em relação a uma licitação para obras de adequação de acessibilidade do espaço.

Depois de reiteradas cobranças do SINJUS, a 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Áurea Brasil, informou que solicitou à Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) providências para a ampliação do auditório do Anexo I do TJMG, deixando o espaço acessível. O Órgão informou que pretende licitar as obras no segundo semestre deste ano. Será incluído um elevador no auditório para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência motora em cursos e outras atividades.

O SINJUS entende que a medida representa um avanço, já que os servidores cadeirantes e com mobilidade reduzida não encontrarão mais barreiras no que se refere ao direito de participação – situação que configurava discriminação. A falta de acessibilidade no local também prejudicava a igualdade de oportunidades em relação a promoção na carreira, já que nos eventos são emitidos certificados de participação, que podem ser utilizados pelos servidores para concorrer à PV.

Prioridade

No ofício, o TJ também afirma que, “a melhoria do ambiente é uma necessidade urgente da instituição e deve ser priorizada para que o TJMG ofereça a adequada acessibilidade a seus diversos públicos”. “Contudo, o uso do Auditório do Anexo I faz-se necessário para diversas ações educacionais realizadas pela Ejef, pois apresenta a maior quantidade de cadeiras em comparação com os demais espaços do Tribunal, localização central, beleza arquitetônica interna, conforto, palco mais amplo e adequado para determinadas montagens de atividades pedagógicas e para outros tipos de ações, inclusive para intervenções artísticas”.

Para o NPD, mesmo que a licitação e as obras do auditório sejam demoradas, não pode o TJ realizar os próximos eventos de formação da Ejef em locais com acessibilidade e estrutura que não atendam pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Vale lembrar que os auditórios do Anexo II e da Unidade Raja Gabaglia são acessíveis.

Outra solicitação do NPD continua ainda sem resposta. Até hoje o TJ não se posicionou em relação ao pedido de disponibilização de tecnologias assistivas para cegos e/ou surdos nos eventos realizados, possibilitando a participação de todos e respeitando a legislação vigente.

O NPD vai continuar atento às situações como essas e cobrar que o TJMG implemente políticas para uma efetiva inclusão das pessoas com deficiência conforme determinam a Resolução 230 do CNJ e demais normas aplicáveis.

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco