NEGOCIAÇÃO

EM PRIMEIRA REUNIÃO COM O NOVO PRESIDENTE, SINDICATOS REITERAM PAUTAS URGENTES DA CATEGORIA

quarta-feira, 03/07/24 19:20 Foto de uma reunião formal com doze pessoas sentadas ao redor de uma mesa de conferência, com bandeiras ao fundo, estão presentes os representantes do Serjusmig, do SINDOJUS/MG, além do coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Na cabeceira da mesa, está o novo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior,

Na tarde desta quarta-feira (03), o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, recebeu os representantes dos três Sindicatos da categoria, SERJUSMIG, SINJUS-MG e SINDOJUS-MG. Esta foi a primeira reunião da nova gestão, dois dias após a posse da administração do biênio 2024-2026.

Durante a reunião, SERJUSMIG e SINJUS reiteraram as principais pautas pendentes no Ofício Conjunto n° 10/2024. São 24 temas com detalhamento, demandas e sub-pautas urgentes dos servidores e servidoras do TJMG. O presidente do Tribunal demonstrou interesse nas reivindicações dos Sindicatos e esclareceu que elas serão analisadas do ponto de vista técnico e serão respondidas brevemente, ainda no mês de julho.

Na ocasião, a Administração do Tribunal confirmou também o pagamento da antecipação da primeira parcela do 13° salário para o dia 8 de julho.

ACESSE O OFÍCIO CONJUNTO N° 10/2024

Corrêa Junior frisou que em três dias de gestão poderia ser imprudente da parte da administração trazer respostas sem as devidas avaliações e análises técnicas necessárias. Entretanto, o presidente garantiu o agendamento de uma nova reunião da Mesa de Negociações no mês de julho, com o objetivo de responder à pauta de reivindicações dos trabalhadores.

O Presidente do Tribunal afirmou que estará presente nessa segunda reunião com os Sindicatos e que nesse novo encontro algumas pautas mais urgentes serão definidas, sendo elas:

  • Implementação da data-base 2023 e forma de pagamento do retroativo;
  • Envio do PL da data-base 2024 para a Assembleia Legislativa;
  • Implementação integral da jornada de 8 horas;
  • Reposicionamento dos servidores aprovados na PV 2022, pagamentos dos retroativos e abertura das inscrições para a PV 2023.

“Essa primeira reunião foi importante porque o novo presidente garantiu a sua participação efetiva nas negociações. No encontro, cobramos também uma maior transparência em relação ao orçamento do Tribunal, pois os servidores seguem com vários direitos pendentes enquanto outros órgãos, como o Executivo e o Ministério Público, já efetuaram os pagamentos correspondentes a demandas equivalentes. Além disso, reforçamos a cobrança pela definição de um cronograma de pagamentos referente a esses e a outros direitos pendentes da categoria de modo a permitir aos servidores um melhor planejamento das suas finanças”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Foi firmado também o compromisso de uma nova relação respeitosa, transparente e democrática entre a administração do Órgão e as entidades sindicais. Corrêa Junior confirmou que estará presente sempre que possível nas reuniões e, quando não for possível, a Administração do TJ será representada pelo superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva.

Os dirigentes sindicais demonstraram a intenção mútua de criar um ambiente saudável para as negociações, mas reforçaram que são necessários retornos céleres sobre as pautas, em geral já conhecidas pelo TJMG.

Veja os tópicos presentes no Ofício Conjunto do SERJUSMIG e do SINJUS-MG:

  • Mesa de Negociações Permanente;
  • Data-base 2023;
  • Data-base 2024;
  • Auxílio-Saúde;
  • Indenização dos Plantões Judiciais;
  • Pagamento pela jornada de 8h;
  • Jornada de 8h – Servidores aposentados;
  • Regulamentação da opção pela jornada de 8h aos demais servidores;
  • URV;
  • Juros e Correção Monetária das datas-bases 2014 a 2017;
  • Juros e Correção Monetária (demais pagamentos feitos em atraso);
  • Teto Remuneratório;
  • Indenização de Férias-Prêmio;
  • Indenização de Férias Regulamentares;
  • Remoção;
  • Concurso Público;
  • Carreira;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio-transporte proporcional;
  • Adicional de Periculosidade;
  • Teletrabalho;
  • Novas Tecnologias;
  • Orçamento;
  • Condições dignas de trabalho.

Participações

Na reunião desta quarta-feira (03), estiveram presentes o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva, o juiz auxiliar da presidência Marcelo Rodrigues Fioravante, o secretário de governança, Guilherme Augusto Mendes do Valle, o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares, o chefe de gabinete da presidência, Daniel Consolim Alves da Fonseca, a secretária da presidência, Daniela Schneider Raslan e o assessor da superintendência administrativa adjunta, Rodrigo Lott Mont’Alverne.

Representando os sindicatos, participaram do encontro o presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto e o 1º vice-presidente, Rui Viana; o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues; e os diretores-gerais do SINDOJUS, Luiz Antônio Braga de Oliveira e Marcelo Andrade Goulart.

Últimas notícias

ver mais
Sob um fundo cinza, a imagem mostra uma bola de demolição rotulada com RRF destruindo uma parede contendo a imagem da bandeira de Minas Gerais, enquanto uma multidão de silhuetas levanta os braços em forma de protesto. A parede está rachada e quebrada, sugerindo que está sendo demolida. MOMENTO DECISIVO ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA BARRAR APROVAÇÃO DO RRF NA 2ªF., 15/7 sexta-feira, 12/07/24 18:35 O prazo de suspensão do pagamento da dívida mineira com a União termina na ...
Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo. EQUIDADE SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais sexta-feira, 12/07/24 08:51 O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
A imagem mostra um consultório médico onde um profissional da saúde em quiropraxia , que aparentemente é médico ou fisioterapeuta, está examinando um menino sem camisa. Em primeiro plano, há um modelo anatômico de uma coluna vertebral em cima de uma mesa ao lado se vê uma montagem digital de um braço segurando um raio x por prendedor metálico. Ao fundo, pode-se ver cartazes com ilustrações do corpo humano na parede. O profissional está de óculos e parece estar focado na avaliação do paciente. BENEFÍCIOS CONHEÇA OS NOVOS CONVÊNIOS NA ÁREA DA SAÚDE FIRMADOS PELO SINJUS quinta-feira, 11/07/24 17:30 Quem nunca sofreu com aquela dor no corpo que limita os movimentos? Ou precisou ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco