LEI FRACASSADA

ESPANHA ANULA REFORMA TRABALHISTA PARA RESGATAR DIREITOS

quarta-feira, 05/01/22 18:37 Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez (homem de pele clara e cabelo curto grisalho sorrindo e usando terno azul escuro), durante debate do Parlamento Europeu.

Foto: European Parliament

A Espanha começa 2022 com nova legislação laboral, que revoga os efeitos nocivos da Reforma Trabalhista de 2012. A mudança faz parte de negociação que envolveu empresas, sindicatos e partidos que compõem a coalização que dá suporte ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) de extração social-democrata.

Depois de aprovado pelo conselho de ministros na última terça-feira (28), o projeto foi convertido em “real decreto-lei” — espécie de medida provisória —, que coloca as regras em vigor até que sejam ratificadas pelo Legislativo.

Essa nova Reforma Trabalhista na Espanha, agora com objetivo de resgatar direitos, é parte do acordo entre o partido do governo e o Podemos, partido mais à esquerda.

O acordo ajudou a formar a maioria necessária ao PSOE para indicar o primeiro-ministro Pedro Sánchez, após a eleição de abril de 2019.

A Reforma Trabalhista da Espanha de uma década atrás foi uma das “inspiradoras” da “reforma” feita no Brasil em 2017, sob o governo de Michel Temer (MDB).

Lei fracassada
Lá como aqui, o pretexto de baratear as contratações para se criarem mais empregos fracassou.

Isso porque, a principal consequência foi a precarização do trabalho e a criação de vagas mal remuneradas, com menos direitos e condições ruins de trabalho.

Uma década depois, a Espanha volta atrás. O decreto de 30 de dezembro atende ainda a compromisso do primeiro-ministro Pedro Sánchez com a Comissão Europeia, para garantir a próxima parcela de fundos da União Europeia.

Atualmente, o país conta com taxa de desemprego de 14,5%, uma das mais altas do bloco econômico — União Europeia.

Trabalho temporário e terceirizações
O principal objetivo da nova reforma espanhola é acabar com abuso de contratações temporárias, que hoje responde por mais de 1/4 das ocupações no país.

A ideia é estimular a contratação por prazo indeterminado, que dão mais segurança aos trabalhadores e, portanto, à economia.

Além disso, a nova regra extingue a chamada contratação “por obra ou serviço”, equivalente ao “trabalho intermitente” da reforma de Temer.

Os prazos de contratações temporárias passam a ser limitados a 6 meses, podendo chegar a 1 ano, caso haja autorização em negociação coletiva.

Em situações temporalmente previstas — como datas festivas ou atividades agrícolas — o período máximo é de 90 dias.

Outro aspecto importante da nova lei é o de tentar coibir as terceirizações. Com isso, trabalhadores contratados por meio de empresas de terceirização terão obrigatoriamente de receber salários iguais aos dos empregados diretos.

Por exemplo, no setor financeiro, 1 terceirizado deverá receber conforme a convenção coletiva firmada entre bancos e os sindicatos de bancários.

O decreto-lei de proíbe ainda demissões de funcionários por motivos econômicos e institui de forma permanente o Expediente de Regulação do Trabalho Temporário.

A medida foi criada durante a pandemia para evitar que trabalhadores percam o salário e o emprego devido à suspensão da atividade nas empresas.

Negociações coletivas
A reforma espanhola pretende reequilibrar os parâmetros de negociação coletiva, revogando a limitação de ultratividade — a perda de vigência de acordo coletivo quando expira o prazo de validade.

A medida dificultava as negociações entre empresas e sindicatos. E agora, então, o novo texto estende a vigência dos acordos coletivos, até a conclusão de nova negociação.

Por outro lado, há extensão de regras então criadas para auxiliar empresas afetadas pela covid-19. Em situações críticas, causadas por crises macroeconômicas, se permitirá redução de obrigações previdenciárias.

Também poderão se socorrer de mecanismos de flexibilização, com facilitações de folgas compensatórias.

Fonte: Diap

Notícias relacionadas

ao fundo, em tons de azul, está um mosaico com fotos de momentos marcantes do SINJUS em 2021, como reunião com o TJMG, eventos dos núcleos, protestos contra a Reforma Administrativa e o RRF e também imagens dos dirigentes do Sindicato em ação. Conteúdo textual: Retrospectiva 2021.
RETROSPECTIVA SERVIDORES E SINJUS-MG GARANTEM VITÓRIAS EM 2021 sexta-feira, 17/12/21 18:10 O ano de 2021 começou ainda cheio de incertezas em relação à pandemia da Covid-19 e às várias ameaças aos direitos das servidoras e dos servidores, tanto no âmbito do Judiciário mineiro quanto nas esferas dos Legislativos estadual e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível Imagem de mãos calejadas e com rugas segurando uma bengala, em posição de descanso. Conteúdo textual: Trabalho, empenho e dedicação. Agradecemos a todas as mulheres e a todos os homens que construíram nosso país com o esforço do seu trabalho. Que o dia de hoje relembre o valor dos aposentados e nos incentive a lutar ainda mais pelos direitos dos trabalhadores. Dia 24 de janeiro – Dia Nacional do Aposentado. 24 DE JANEIRO DIA DO APOSENTADO: VALORIZAR E RENOVAR A LUTA POR DIREITOS segunda-feira, 24/01/22 12:12 Comuns à história de muitos aposentados são os anos de trabalho, empenho e compromisso ...
Imagem da fachada de uma das unidades da rede Araujo, com as portas abertas e muitas prateleiras com produtos expostos.. CONVÊNIO ARAUJO SUSPENDE TEMPORARIAMENTE DESCONTOS EM TESTES DE COVID quinta-feira, 20/01/22 18:45 Devido à grande demanda da população e à falta de produtos de reposição junto ...
fundo verde e destaque para a capa do livro Feminismo e Política, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. Conteúdo textual: Círculo do Livro 2022. Mediação: Leida Reis. Logos do Núcleo das Mulheres SINJUS e Google Meet. PARTICIPE! PRIMEIRO CÍRCULO DO LIVRO DO ANO TRAZ SORTEIO E NOVIDADES quinta-feira, 20/01/22 16:44 O projeto Círculo do Livro, promovido pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, consolidou-se ...

Convênios

ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Dentista Maurício de Miranda Carvalho Odontologia Funcionários . BH (31) 99996-0313 25% ver mais
Crossfat Centro de Emagrecimento Academias Lourdes, Santa Efigênia e Buritis . BH (31) 98446-0779, (31) 99389-1718 e (31) 99396-1617 https://crossfat.com.br/ 30% ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco