FENAJUD

ESPECIALISTAS DEBATEM ATUAÇÃO FRENTE ÀS REFORMAS

quinta-feira, 26/11/20 18:21

Quase 40 liderenças e especialistas se reuniram durante toda a terça-feira, dia 23 de novembro, em mais um Encontro do Coletivo Jurídico da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). A atividade foi uma oportunidade de reunir advogados, advogadas e dirigentes dos sindicatos de base da Federação, para debater oportunamente sobre os temas mais delicados que podem prejudicar de forma categórica todo o serviço público e aqueles que nele atuam. O coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, participou das discussões. Essa edição foi realizada de forma virtual devido a pandemia ocasionada pela Covid-19.

Janivaldo Nunes, coordenador-geral da Fenajud abriu os trabalhos e ressaltou a importância dos temas que foram trabalhados na atividade jurídica. “Percebam todos que são temas atualíssimos, porque certamente teremos que atuar nessa frente nos Tribunais – caso a PEC Emergencial e a Reforma Administrativa, sejam aprovadas no Congresso Nacional. Esse braço da nossa luta [jurídico] é muito importante.”.

Além disso, bastante emocionado, Janivaldo discorreu sobre o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, e os últimos episódios dos quais se tem notícia: a morte de João Alberto em um Hipermercado de São Paulo e um “Manifesto pela Magistratura de Pernambuco”, produzido por magistrados do estado, que evidência um caráter elitista e desagregador.

Na primeira mesa do dia, os dirigentes da Fenajud, Janivaldo Nunes e Bernardino Fonseca, receberam o professor e economista Dr. José Sergio Gabrielli de Azevedo, que falou sobre “A conjuntura econômica e política na Pandemia e o retrocesso social e econômico do Brasil”. Gabrielli fez uma apresentação mais técnica de economia, política e as perspectivas para 2021. Além disso, fez uma avaliação de qual reforma o Brasil precisa. Em sua fala, baseada em órgãos oficiais, ele disse que “Vamos viver conflitos institucionais mais intensos nos próximos meses.

Em sua fala a Dra relembrou propostas que foram aprovadas com a falácia de que ajuda o país, quando na verdade elas foram prejudiciais. “A reforma trabalhista retirou direito e renda da população. A Reforma da Previdência também implicou perda de renda em que se aposenta desde então. O próximo alvo é a reforma administrativa, que podemos chamar de reforma trabalhista do serviço público”.

Assista aqui

Logo depois foi a vez dos dirigentes da Federação e da base ouvirem Tiago Rodarte – DIEESE-MG que falou sobre o mesmo tema e complementou a fala da ex-ministra. A mediadora das duas mesas foi a coordenadora Coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, Ana Paula Araújo.

Tiago foi direto e objetivo ao dizer que “a reforma tem um impacto muito grande para os servidores e servidoras, mas também para a sociedade. Todos os estudos do Dieese mostramos que essa reforma também irá afetá-los [população]”

O especialista apresentou gráficos e dados que mostram que a reforma na verdade é um desmonte de estado.

Por fim, e não menos importante, a Federação recebeu o Dr. Penildo Filho para debater “Os Impactos da Política Neoliberal na Sociedade e nos Direitos Neoliberais”. A mediadora foi Anne Chrystiane Da Silva Marques.

“Para entender o contexto atual é necessário analisar a conjuntura internacional e nacional, o lugar do Brasil na reconfiguração da geopolítica e a ruptura institucional de 2016 e a onda conservadora em 2018”

 

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA IPSEMG: ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco