Retrospectiva 2025

Eventos e atividades do SINJUS promovem integração, formação e inclusão

quarta-feira, 17/12/25 19:53 Montagem em formato de retrospectiva de 2025, reunindo diversas fotos de eventos institucionais e encontros coletivos. As imagens mostram palestras, mesas de debate, celebrações, atividades culturais e grandes grupos de pessoas reunidas, com destaque para diversidade de participantes, momentos de confraternização e registros de mobilização social. Ao centro, o título “Retros 2025 – Retrospectiva”, reforçando o caráter de balanço das ações e eventos realizados ao longo do ano.

O ano de 2025 foi marcado por intensa mobilização e ampla agenda de atividades promovidas pelo SINJUS-MG. Além da atuação permanente na defesa dos direitos, o Sindicato consolidou iniciativas voltadas à qualidade de vida, à justiça social e racial, à inclusão e à integração das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Para isso, o SINJUS realizou e apoiou dezenas de eventos que envolveram diferentes públicos e temáticas, reafirmando seu compromisso com uma representação sindical ampla, plural e comprometida com a transformação da sociedade.

Entre os destaques do calendário de 2025 está o 13º Consinjus, que reuniu filiadas e filiados para debater democracia, representatividade e para deliberar sobre a Pauta de Reivindicações e as diretrizes de atuação do Sindicato. O Congresso reafirmou o compromisso do SINJUS com a luta por direitos, a defesa do serviço público e o fortalecimento da democracia. Assim, no ano em que celebrou seus 36 anos de fundação, o SINJUS se fortaleceu ainda mais como referência de organização sindical combativa e propositiva em Minas Gerais e no Brasil.

Outra data importante foi o Mês do Servidor, comemorado, em outubro, com a campanha “SINJUS: Sempre em Dia com Você!”. O slogan foi um contraponto à cultura do atraso institucionalizada no TJMG quando a pauta são os direitos dos servidores.

Além do posicionamento institucional, a campanha sorteou brindes especiais para filiadas e filiados, inclusive ingressos para a Festa de Fim de Ano 2025, considerada uma das mais marcantes da história do Sindicato. Clique aqui e reveja as fotos.

Também aliando formação política e integração entre os filiados, os núcleos de Aposentados e Pensionistas (NAP), das Mulheres (NM) e da Pessoa com Deficiência (NPD) e o coletivo SINJUS Antirracista foram protagonistas de uma agenda intensa e diversificada. Ao longo do ano, foram realizados encontros, debates, palestras, oficinas, viagens, confraternizações e ações de formação que beneficiaram centenas de filiados.

NAP amplia ações de cuidado e convivência

Janaína Tôrres durante encontro do NAP

O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) foi responsável por uma das agendas mais robustas de 2025, com reuniões mensais que abordaram temas como saúde física e mental, espiritualidade, uso consciente de telas e segurança digital. Além disso, um benefício permanente é o atendimento psicológico gratuito, reforçando o compromisso do SINJUS com a saúde mental dos filiados.

As viagens também tiveram grande adesão, com visitas a destinos como Lavras Novas, Bichinho, Tiradentes, Caraça, Catas Altas e Serro. Parcerias garantiram ainda condições especiais para participação em atividades como Yoga, Memória Ativa, Projeto Plenitude e Projeto Independência Digital.

“Este foi um ano de fortalecimento dos nossos núcleos. Conseguimos ampliar a participação, oferecer atividades diversificadas e, principalmente, mostrar que o SINJUS está presente em todas as dimensões da vida dos servidores”, afirma a diretora de Aposentados e Pensionistas e coordenadora do NAP e do Núcleo das Mulheres, Janaína Torres.

NM fortalece a luta por igualdade de gênero

Adriana e integrantes do NM em ato do 8 de Março

Igualmente ativo, o Núcleo das Mulheres (NM) promoveu atividades como o CineFem, com exibição de filmes com debates sobre os reflexos da ditadura e saúde mental. O projeto Papo Aberto também foi destaque, abordando temas como violências invisíveis contra as mulheres e independência financeira feminina. O Círculo do Livro voltou fazendo um importante debate sobre uma nova proposta de masculinidade para a construção de uma sociedade melhor e mais saudável para todos.

O Núcleo das Mulheres também esteve presente na tradicional Marcha do Dia Internacional das Mulheres e no Ato Nacional contra o Feminicídio, levando suas bandeiras de luta e defesa das mulheres. E, para finalizar, em novembro, o Núcleo realizou o ConfraDay, um dia inteiro de integração, celebração, atividades culturais e de lazer para as integrantes.

“Foi ano em que debatemos preconceito, machismo, feminismo, justiça social, além de promovermos o estreitamento dos laços e integração das nossas queridas integrantes. Com mais informação, conhecimento e união, as mulheres se fortalecem para lutar por mais equidade na nossa sociedade”, destaca a diretora Administrativa do SINJUS e coordenadora do NM, Adriana Teodoro.

Seminário do NPD avança na luta por inclusão

Alex durante o Seminário do NPD

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) conquistou um marco importante em 2025 com a realização do Seminário Intersindical “Inclusão e Dignidade no Serviço Público”. O evento reuniu cerca de 150 participantes para debater os direitos das pessoas com deficiência no Judiciário e no Ministério Público de Minas Gerais.

“O seminário permitiu a construção coletiva de uma pauta de reivindicações que reflete as reais necessidades das servidoras e dos servidores com deficiência. Essas demandas já estão sendo tratadas junto aos gestores do TJMG e do MPMG pelas entidades sindicais. Esperamos conseguir avançar para tornar o serviço público mais acessível e realmente inclusivo”, afirma o coordenador do NPD e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.

As reivindicações encaminhadas ao TJMG e que passaram a compor a pauta de reivindicações do SINJUS contemplam três eixos: ambiente físico e tecnologias assistivas; relações institucionais e cultura organizacional; e direitos, políticas e participação.

Coletivo antirracista amplia mobilização por justiça reparatória

Participantes do Seminário Pró-reparações

A mobilização por reparações aos povos negros ganhou força em 2025 com a realização do 2º Seminário Internacional Pró-Reparações. O evento, apoiado pelo SINJUS em suas duas edições, reuniu pesquisadores, lideranças políticas, movimentos sociais, representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil de diversos países.

“O SINJUS é um agente ativo na defesa da cidadania e não pode se omitir diante do racismo estrutural que marca nossa sociedade. É gratificante ver que a semente plantada em 2023 está crescendo e amplificando vozes negras que exigem justiça”, afirma o diretor de Imprensa e Comunicação e integrante do coletivo SINJUS Antirracista, Alexandre Gomes.

Balanço positivo e perspectivas para 2026

O engajamento das servidoras e dos servidores nas atividades promovidas ou apoiadas pelo SINJUS marcou positivamente o ano de 2025. A agenda abrangeu desde confraternizações e viagens até seminários, encontros de formação política e debates sobre temas contemporâneos.

“É essa construção coletiva que faz do SINJUS um sindicato forte e relevante para a categoria e para a sociedade. Em 2026, seguiremos ampliando nossa representatividade e nossa atuação nas diversas frentes por um Judiciário e por um Brasil mais justos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Notícias relacionadas

Retrospectiva 2025 SINJUS amplia benefícios e moderniza atendimentos aos filiados em 2025 terça-feira, 16/12/25 19:42 Em 2025, mais uma vez o SINJUS-MG se reinventou para melhorar e ampliar os serviços, convênios, benefícios e ações voltados à qualidade de vida, à saúde e à segurança financeira das filiadas e dos filiados. Ao longo do ano, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
imagem mostra uma fotografia de uma reunião no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), realizada em uma sala ampla e iluminada. Ao centro, o diretor do SINJUS, Felipe Rodrigues, está de pé, falando aos novos servidores sentados em formato de “U”. No telão ao fundo, aparece um slide com o título “Núcleos”. Programa Ambientar SINJUS apresenta direitos e benefícios aos novos servidores do TJMMG quarta-feira, 17/12/25 18:51 Nessa terça-feira, dia 16 de dezembro, dirigentes do SINJUS-MG participaram de mais uma edição ...
Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com pessoas entrando e saindo do prédio. Na parte superior da escadaria, a placa institucional identifica o local. No canto superior esquerdo, o título “” e, à esquerda, o selo da campanha “Data-Base 2025: Eu não abro mão!”, com o desenho de um punho erguido sobre uma pilha de papéis. RECOMPOSIÇÃO Data-Base 2025 começa a tramitar, e Sindicatos garantem quitação do retroativo de 2024 quarta-feira, 17/12/25 18:18 A proposta de revisão geral das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro começou ...
#DESCONGELAJÁ ENTIDADES SINDICAIS GARANTEM RETROATIVO DE DIREITOS CONGELADOS NA PANDEMIA quarta-feira, 17/12/25 16:53 A intensa atuação do SINJUS-MG, por meio da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco