Eventos e atividades do SINJUS promovem integração, formação e inclusão
quarta-feira, 17/12/25 19:53
O ano de 2025 foi marcado por intensa mobilização e ampla agenda de atividades promovidas pelo SINJUS-MG. Além da atuação permanente na defesa dos direitos, o Sindicato consolidou iniciativas voltadas à qualidade de vida, à justiça social e racial, à inclusão e à integração das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Para isso, o SINJUS realizou e apoiou dezenas de eventos que envolveram diferentes públicos e temáticas, reafirmando seu compromisso com uma representação sindical ampla, plural e comprometida com a transformação da sociedade.
Entre os destaques do calendário de 2025 está o 13º Consinjus, que reuniu filiadas e filiados para debater democracia, representatividade e para deliberar sobre a Pauta de Reivindicações e as diretrizes de atuação do Sindicato. O Congresso reafirmou o compromisso do SINJUS com a luta por direitos, a defesa do serviço público e o fortalecimento da democracia. Assim, no ano em que celebrou seus 36 anos de fundação, o SINJUS se fortaleceu ainda mais como referência de organização sindical combativa e propositiva em Minas Gerais e no Brasil.
Outra data importante foi o Mês do Servidor, comemorado, em outubro, com a campanha “SINJUS: Sempre em Dia com Você!”. O slogan foi um contraponto à cultura do atraso institucionalizada no TJMG quando a pauta são os direitos dos servidores.
Além do posicionamento institucional, a campanha sorteou brindes especiais para filiadas e filiados, inclusive ingressos para a Festa de Fim de Ano 2025, considerada uma das mais marcantes da história do Sindicato. Clique aqui e reveja as fotos.
Também aliando formação política e integração entre os filiados, os núcleos de Aposentados e Pensionistas (NAP), das Mulheres (NM) e da Pessoa com Deficiência (NPD) e o coletivo SINJUS Antirracista foram protagonistas de uma agenda intensa e diversificada. Ao longo do ano, foram realizados encontros, debates, palestras, oficinas, viagens, confraternizações e ações de formação que beneficiaram centenas de filiados.
NAP amplia ações de cuidado e convivência


Janaína Tôrres durante encontro do NAP
O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) foi responsável por uma das agendas mais robustas de 2025, com reuniões mensais que abordaram temas como saúde física e mental, espiritualidade, uso consciente de telas e segurança digital. Além disso, um benefício permanente é o atendimento psicológico gratuito, reforçando o compromisso do SINJUS com a saúde mental dos filiados.
As viagens também tiveram grande adesão, com visitas a destinos como Lavras Novas, Bichinho, Tiradentes, Caraça, Catas Altas e Serro. Parcerias garantiram ainda condições especiais para participação em atividades como Yoga, Memória Ativa, Projeto Plenitude e Projeto Independência Digital.
“Este foi um ano de fortalecimento dos nossos núcleos. Conseguimos ampliar a participação, oferecer atividades diversificadas e, principalmente, mostrar que o SINJUS está presente em todas as dimensões da vida dos servidores”, afirma a diretora de Aposentados e Pensionistas e coordenadora do NAP e do Núcleo das Mulheres, Janaína Torres.
NM fortalece a luta por igualdade de gênero


Adriana e integrantes do NM em ato do 8 de Março
Igualmente ativo, o Núcleo das Mulheres (NM) promoveu atividades como o CineFem, com exibição de filmes com debates sobre os reflexos da ditadura e saúde mental. O projeto Papo Aberto também foi destaque, abordando temas como violências invisíveis contra as mulheres e independência financeira feminina. O Círculo do Livro voltou fazendo um importante debate sobre uma nova proposta de masculinidade para a construção de uma sociedade melhor e mais saudável para todos.
O Núcleo das Mulheres também esteve presente na tradicional Marcha do Dia Internacional das Mulheres e no Ato Nacional contra o Feminicídio, levando suas bandeiras de luta e defesa das mulheres. E, para finalizar, em novembro, o Núcleo realizou o ConfraDay, um dia inteiro de integração, celebração, atividades culturais e de lazer para as integrantes.
“Foi ano em que debatemos preconceito, machismo, feminismo, justiça social, além de promovermos o estreitamento dos laços e integração das nossas queridas integrantes. Com mais informação, conhecimento e união, as mulheres se fortalecem para lutar por mais equidade na nossa sociedade”, destaca a diretora Administrativa do SINJUS e coordenadora do NM, Adriana Teodoro.
Seminário do NPD avança na luta por inclusão


Alex durante o Seminário do NPD
O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) conquistou um marco importante em 2025 com a realização do Seminário Intersindical “Inclusão e Dignidade no Serviço Público”. O evento reuniu cerca de 150 participantes para debater os direitos das pessoas com deficiência no Judiciário e no Ministério Público de Minas Gerais.
“O seminário permitiu a construção coletiva de uma pauta de reivindicações que reflete as reais necessidades das servidoras e dos servidores com deficiência. Essas demandas já estão sendo tratadas junto aos gestores do TJMG e do MPMG pelas entidades sindicais. Esperamos conseguir avançar para tornar o serviço público mais acessível e realmente inclusivo”, afirma o coordenador do NPD e diretor de Finanças do SINJUS, Alex Aguiar.
As reivindicações encaminhadas ao TJMG e que passaram a compor a pauta de reivindicações do SINJUS contemplam três eixos: ambiente físico e tecnologias assistivas; relações institucionais e cultura organizacional; e direitos, políticas e participação.
Coletivo antirracista amplia mobilização por justiça reparatória


Participantes do Seminário Pró-reparações
A mobilização por reparações aos povos negros ganhou força em 2025 com a realização do 2º Seminário Internacional Pró-Reparações. O evento, apoiado pelo SINJUS em suas duas edições, reuniu pesquisadores, lideranças políticas, movimentos sociais, representantes de instituições públicas e entidades da sociedade civil de diversos países.
“O SINJUS é um agente ativo na defesa da cidadania e não pode se omitir diante do racismo estrutural que marca nossa sociedade. É gratificante ver que a semente plantada em 2023 está crescendo e amplificando vozes negras que exigem justiça”, afirma o diretor de Imprensa e Comunicação e integrante do coletivo SINJUS Antirracista, Alexandre Gomes.
Balanço positivo e perspectivas para 2026
O engajamento das servidoras e dos servidores nas atividades promovidas ou apoiadas pelo SINJUS marcou positivamente o ano de 2025. A agenda abrangeu desde confraternizações e viagens até seminários, encontros de formação política e debates sobre temas contemporâneos.
“É essa construção coletiva que faz do SINJUS um sindicato forte e relevante para a categoria e para a sociedade. Em 2026, seguiremos ampliando nossa representatividade e nossa atuação nas diversas frentes por um Judiciário e por um Brasil mais justos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.



