CONTRADIÇÃO

FALTA DE TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS É MARCA DO GOVERNO ZEMA

terça-feira, 26/09/23 18:32 Montagem digital com a imagem desfocada da Cidade Administrativa (Sede do Governo de Minas Gerais) ao fundo, ao anoitecer. Em primeiro plano, há um cofre grande trancado, com a bandeira do estado de Minas Gerais (um triângulo vermelho com a frase em latim "Libertas Quae Sera Tamem") gravada em sua superfície.
Foto: Maxxyustas / Envato Elements – Creative Commons

Desde que assumiu o cargo de governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tenta impor a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sem, contudo, dar a devida transparência às contas públicas. Em medidas ainda mais contraditórias, o chefe do Executivo alega crise fiscal ao mesmo tempo que se recusa a promover uma auditoria nas contas e abre mão de recursos bilionários por meio de isenções fiscais e acordos.

Para defender o RRF, Zema afirma para os veículos de imprensa e para as deputadas e os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que esse seria o único meio de balancear as contas do estado. Por outro lado, diversas peças publicitárias veiculadas pelo governo dão a entender que as contas estão equilibradas e em dia.

Na última semana, essa contradição ganhou contornos mais claros nas declarações do secretário de Governo de Zema, o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN), que afirmou que a “realidade financeira de Minas é tenebrosa”, desmentindo a publicidade oficial, a qual diz: “governo eficiente”.

Além disso, as medidas adotadas pelo governador durante as suas gestões vão na contramão do discurso de crise fiscal. Recentemente, Zema enviou à ALMG e fez aprovar projetos de lei que reajustaram o seu salário e de seus secretários em quase 300% e que concederam isenções fiscais a locadoras de veículos, beneficiando principalmente a Localiza. Vale destacar que os sócios dessa empresa financiaram 28% dos gastos da campanha eleitoral de Romeu Zema em 2022.

No entanto, essa não foi a primeira vez que o governo Zema abriu mão de recursos bilionários. A Lei Complementar 87/1996, ou Lei Kandir, como é conhecida, isentou empresas exportadoras de bens primários e semielaborados de recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Durante a sua aprovação no Congresso Nacional, foi alinhado que a União deveria compensar os estados financeiramente pela renúncia dos impostos.

Minas Gerais, por ter sua economia baseada na mineração e no agronegócio, foi o estado mais afetado pela Lei Kandir. A estimativa era de que o crédito com a União estava na casa dos R$ 135 bilhões, mas o governo Zema aceitou receber apenas R$ 8,7 bilhões após um acordo.

“Medidas como essas empurram os mineiros para uma realidade turva, e a falta de informação fortalece o discurso de Zema para que os cidadãos aceitem o RRF. Não podemos deixar que o povo seja levado ao erro. É preciso transparência com as contas públicas e responsabilidade com o destino do dinheiro dos contribuintes mineiros”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues.

Em mais uma tentativa para tornar públicas mais informações credíveis em relação às contas de Minas Gerais, nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, a ALMG vai iniciar um ciclo de debates sobre a situação de endividamento do estado. O SINJUS vai participar das discussões.

“Esperamos que haja transparência em relação aos dados financeiros para que os parlamentares e a população possam saber a real situação das contas de Minas”, complementa Felipe Rodrigues.

O SINJUS-MG reafirma o seu compromisso contra a adesão ao atual modelo de Regime de Recuperação Fiscal por entender que ele traz diversos prejuízos não só para a população, mas também para o serviço público e para todos os servidores. Acompanhe as mídias do Sindicato e fique informado sobre essa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de Portal Uol, jornal Estado de Minas, jornal Brasil de Fato, ALMG

 

Notícias relacionadas

Arte com repartição das fotos dos locais da Copasa e Cemig.
PARTICIPAÇÃO Proposta de Zema quer retirar direito da população de decidir sobre as privatizações sexta-feira, 15/09/23 18:01 Foto: ALMG e Agência Minas Está em discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que pretende retirar o direito da população de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco