SINDICALISMO

Fenajud: 36 anos de Luta pela Defesa dos Servidores da Justiça Estadual

quinta-feira, 27/03/25 16:40

No dia 26 de março de 2025, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Estadual (Fenajud) comemorou seus 36 anos de existência, reafirmando seu compromisso com a defesa das servidoras e servidores da Justiça estadual de todo o Brasil. Em sua trajetória, a entidade tem se destacado nas lutas internas, comuns aos servidores dos diferentes estados e na construção de um movimento sindical forte e consciente. A Entidade, que tem se consolidado como um pilar na luta por direitos e melhores condições de trabalho, além de ser uma voz atuante na promoção da dignidade trabalhista, tem sido uma defensora da justiça social.

A Fenajud, segundo relatos de seus primeiros dirigentes, foi criada em 1989, no Rio Grande do Norte, com a missão de representar e defender os interesses dos trabalhadores do Judiciário estadual, essenciais para o funcionamento do sistema de Justiça no país. Sua existência se baseia na organização coletiva como meio de garantir direitos e melhorar condições de trabalho. Surgiu da necessidade de união para enfrentar desafios no serviço público, consolidando a representatividade sindical e atuando na conquista de direitos e na defesa contra retrocessos.

O futuro da Federação e dos servidores da Justiça estadual também passa por grandes desafios. Um dos principais aspectos desse cenário é o impacto da tecnologia no serviço público. A automação e a digitalização dos processos judiciais, embora tragam vantagens, também podem representar riscos, como o desemprego tecnológico, o aumento da precarização das condições de trabalho, o enfraquecimento do serviço público, com cortes de orçamento e a terceirização de funções.

Consciência de Classe

Neste momento de reflexão onde essa história é relembrada, é fundamental destacar a importância da Entidade também para a formação da consciência de classe, que não se resume apenas à defesa de direitos imediatos, como salários e benefícios, mas se estende à compreensão da posição dos trabalhadores na sociedade, das desigualdades estruturais e da necessidade de transformação do modelo de organização social e econômica.

Ao longo de sua história, os dirigentes que por ela passaram, trabalharam e trabalham incansavelmente para promover essa consciência entre os servidores da Justiça estadual, como da realização de Encontros, Seminários e Formações. Essas ações são essenciais para que a categoria entenda que a luta não é apenas individual, mas coletiva, e que a união de esforços pode promover mudanças significativas na sociedade, garantindo um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos.

Você sabia que antes da Constituição Federal de 1988, o movimento sindical no Brasil estava restrito a associações que, muitas vezes, tinham dificuldades para garantir direitos e influenciar na formulação de políticas públicas para os trabalhadores? A Carta Magna de 1988 representou um marco histórico ao garantir a liberdade de associação sindical, como um princípio protetor do direito do trabalho.

Conquistas administrativas

No âmbito administrativo, a Fenajud também acumula importantes conquistas que fortalecem sua estrutura e garantem mais autonomia para a entidade. Entre elas, destaca-se a aquisição da sede administrativa própria, alcançada em junho passado, que é um marco na história da Federação, consolidando um espaço fixo para suas atividades institucionais. Além disso, recentemente, a Fenajud adquiriu um apartamento funcional, localizado na região central, que servirá como suporte para dirigentes e representantes da Federação durante atividades na capital federal, otimizando recursos e fortalecendo sua atuação política e sindical.

Presença da base

Essa trajetória de lutas e conquistas só foi possível graças à participação ativa dos sindicatos de base, que fortalecem a Fenajud e garantem que a luta da categoria tenha alcance e impacto nacional. São essas entidades que mobilizam os servidores, promovem debates e pressionam o Legislativo e o Judiciário para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

O caminho percorrido até aqui é motivo de orgulho, mas a jornada continua, sempre com a consciência de classe e a união como principais ferramentas para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva.

Vida longa à Fenajud

Fonte: FENAJUD

Últimas notícias

ver mais
Montagem em formato de retrospectiva de 2025, reunindo diversas fotos de eventos institucionais e encontros coletivos. As imagens mostram palestras, mesas de debate, celebrações, atividades culturais e grandes grupos de pessoas reunidas, com destaque para diversidade de participantes, momentos de confraternização e registros de mobilização social. Ao centro, o título “Retros 2025 – Retrospectiva”, reforçando o caráter de balanço das ações e eventos realizados ao longo do ano. Retrospectiva 2025 Eventos e atividades do SINJUS promovem integração, formação e inclusão quarta-feira, 17/12/25 19:53 O ano de 2025 foi marcado por intensa mobilização e ampla agenda de atividades ...
imagem mostra uma fotografia de uma reunião no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), realizada em uma sala ampla e iluminada. Ao centro, o diretor do SINJUS, Felipe Rodrigues, está de pé, falando aos novos servidores sentados em formato de “U”. No telão ao fundo, aparece um slide com o título “Núcleos”. Programa Ambientar SINJUS apresenta direitos e benefícios aos novos servidores do TJMMG quarta-feira, 17/12/25 18:51 Nessa terça-feira, dia 16 de dezembro, dirigentes do SINJUS-MG participaram de mais uma edição ...
Fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com pessoas entrando e saindo do prédio. Na parte superior da escadaria, a placa institucional identifica o local. No canto superior esquerdo, o título “” e, à esquerda, o selo da campanha “Data-Base 2025: Eu não abro mão!”, com o desenho de um punho erguido sobre uma pilha de papéis. RECOMPOSIÇÃO Data-Base 2025 começa a tramitar, e Sindicatos garantem quitação do retroativo de 2024 quarta-feira, 17/12/25 18:18 A proposta de revisão geral das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro começou ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco