SINDICALISMO

Fenajud: 36 anos de Luta pela Defesa dos Servidores da Justiça Estadual

quinta-feira, 27/03/25 16:40

No dia 26 de março de 2025, a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Estadual (Fenajud) comemorou seus 36 anos de existência, reafirmando seu compromisso com a defesa das servidoras e servidores da Justiça estadual de todo o Brasil. Em sua trajetória, a entidade tem se destacado nas lutas internas, comuns aos servidores dos diferentes estados e na construção de um movimento sindical forte e consciente. A Entidade, que tem se consolidado como um pilar na luta por direitos e melhores condições de trabalho, além de ser uma voz atuante na promoção da dignidade trabalhista, tem sido uma defensora da justiça social.

A Fenajud, segundo relatos de seus primeiros dirigentes, foi criada em 1989, no Rio Grande do Norte, com a missão de representar e defender os interesses dos trabalhadores do Judiciário estadual, essenciais para o funcionamento do sistema de Justiça no país. Sua existência se baseia na organização coletiva como meio de garantir direitos e melhorar condições de trabalho. Surgiu da necessidade de união para enfrentar desafios no serviço público, consolidando a representatividade sindical e atuando na conquista de direitos e na defesa contra retrocessos.

O futuro da Federação e dos servidores da Justiça estadual também passa por grandes desafios. Um dos principais aspectos desse cenário é o impacto da tecnologia no serviço público. A automação e a digitalização dos processos judiciais, embora tragam vantagens, também podem representar riscos, como o desemprego tecnológico, o aumento da precarização das condições de trabalho, o enfraquecimento do serviço público, com cortes de orçamento e a terceirização de funções.

Consciência de Classe

Neste momento de reflexão onde essa história é relembrada, é fundamental destacar a importância da Entidade também para a formação da consciência de classe, que não se resume apenas à defesa de direitos imediatos, como salários e benefícios, mas se estende à compreensão da posição dos trabalhadores na sociedade, das desigualdades estruturais e da necessidade de transformação do modelo de organização social e econômica.

Ao longo de sua história, os dirigentes que por ela passaram, trabalharam e trabalham incansavelmente para promover essa consciência entre os servidores da Justiça estadual, como da realização de Encontros, Seminários e Formações. Essas ações são essenciais para que a categoria entenda que a luta não é apenas individual, mas coletiva, e que a união de esforços pode promover mudanças significativas na sociedade, garantindo um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos.

Você sabia que antes da Constituição Federal de 1988, o movimento sindical no Brasil estava restrito a associações que, muitas vezes, tinham dificuldades para garantir direitos e influenciar na formulação de políticas públicas para os trabalhadores? A Carta Magna de 1988 representou um marco histórico ao garantir a liberdade de associação sindical, como um princípio protetor do direito do trabalho.

Conquistas administrativas

No âmbito administrativo, a Fenajud também acumula importantes conquistas que fortalecem sua estrutura e garantem mais autonomia para a entidade. Entre elas, destaca-se a aquisição da sede administrativa própria, alcançada em junho passado, que é um marco na história da Federação, consolidando um espaço fixo para suas atividades institucionais. Além disso, recentemente, a Fenajud adquiriu um apartamento funcional, localizado na região central, que servirá como suporte para dirigentes e representantes da Federação durante atividades na capital federal, otimizando recursos e fortalecendo sua atuação política e sindical.

Presença da base

Essa trajetória de lutas e conquistas só foi possível graças à participação ativa dos sindicatos de base, que fortalecem a Fenajud e garantem que a luta da categoria tenha alcance e impacto nacional. São essas entidades que mobilizam os servidores, promovem debates e pressionam o Legislativo e o Judiciário para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

O caminho percorrido até aqui é motivo de orgulho, mas a jornada continua, sempre com a consciência de classe e a união como principais ferramentas para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva.

Vida longa à Fenajud

Fonte: FENAJUD

Últimas notícias

ver mais
PAPO ABERTO NM FORTALECE A LUTA CONTRA AS VIOLÊNCIAS INVISÍVEIS EM RODA DE CONVERSA sexta-feira, 08/08/25 18:18 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG se reuniu em mais uma edição do ...
Imagem Acessível: A imagem mostra um homem sentada à mesa assistindo, em um notebook, a uma live no YouTube com oito participantes em janelas de vídeo. O título da transmissão é “Reforma Administrativa e PEC 66: ameaças e desafios”. No rodapé da imagem, em destaque, está o texto: “SINJUS denuncia riscos contidos na Reforma Administrativa e na PEC 66”. LIVE DA FESERV SINJUS DENUNCIA RISCOS CONTIDOS NA REFORMA ADMINISTRATIVA E NA PEC 66 sexta-feira, 08/08/25 17:54 O SINJUS-MG reafirmou, mais uma vez, seu compromisso na defesa intransigente do serviço público ...
Imagem de divulgação do "1º Seminário Intersindical Inclusão e Dignidade no Serviço Público: Compromisso Institucional e Social". O fundo tem um degradê de roxo e rosa, com um ícone circular de acessibilidade universaç no canto superior esquerdo. À direita, há uma mulher negra sorridente em cadeira de rodas, usando camisa branca e calça preta, apontando para o alto com entusiasmo. As informações do evento indicam que será nos dias 19 e 20 de setembro, no hotel Hilton Garden Inn, em Belo Horizonte. Na parte inferior, aparecem os logotipos das entidades realizadoras: SINJUS-MG, SERJUSMIG, SINDOJUS/MG e SINDSEMPMG. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INSCREVA-SE NO SEMINÁRIO QUE VAI DEBATER INCLUSÃO E DIGNIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO sexta-feira, 08/08/25 16:02 Com foco na construção de um serviço público mais acessível, humano e plural, o ...

Convênios

ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco