REFORMA ADMINISTRATIVA

FENAJUD E SINJUS DIZEM NÃO À PEC 32 DURANTE ATO EM RECIFE

sexta-feira, 05/11/21 15:14

Foto: Fenajud/Divulgação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que trata da reforma administrativa, segue em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto é extremamente prejudicial para a sociedade e traz uma série de prejuízos também para os servidores e servidoras. Uma situação que chamou atenção da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), do SINJUS-MG e dos sindicatos foi a presença do deputado federal Fernando Monteiro, convidado da 120ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro em Recife (PE), para falar sobre a proposta.

Alerta à possibilidade de defesa da PEC 32 no evento da magistratura e do convencimento dos presidentes dos Tribunais, que estão fora da Reforma, de que a Proposta é “positiva e benéfica para o país”, a Federação – em parceria com o Sindjud-PE, viu a necessidade de convocar sua base e realizar o Encontro de Lideranças Sindicais Contra a PEC 32.

Na tarde dessa quarta-feira (3/11), os dirigentes da Fenajud e das entidades de base da Federação acompanharam a palestra sobre Neoliberalismo e o ataque ao serviço público: a PEC 32/2020 e outras ofensivas. Os participantes também acompanharam a apresentação de um balanço da luta encampada contra a proposta em Brasília. Após o longo debate, as entidades produziram a “Carta de Recife”.

O documento, entre outras coisas, detalha os prejuízos da PEC 32. O material foi entregue pela coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski; pelo coordenador de Finanças da entidade, Roberto Eudes; e pelo diretor do Sindjud-PE, Giuseppe Mascena, ao assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Frederico Thompson, na manhã desta quinta (04).

Uma das reivindicações inseridas no texto era a participação de uma representação sindical no debate sobre a PEC para garantir o ponto de vista contrário, o que lhes foi negado. O documento também cobrou que o Colégio de Presidentes emita posição contrária em todos os termos da atual proposta. A tentativa de diálogo aconteceu no início da manhã.

A atividade contou com a participação dos sindicatos: Sindjud-PE, Sinjusc, Sindijus-PR, Sindijus-MS, Sinsjusto, Sindjustiça-GO, Sinjap, SINJUS-MG, Serjusmig, Sintaj BA, Sindijus SE, Serjal, Sintaj-PB, Sindjustiça RN e Sindjustiça CE, que estavam munidos de cartazes, faixas e bandeiras de vários estados.

Wagner Ferreira de pé e gesticulando enquanto discursa contra a PEC 32 em ato na cidade de RecifeO SINJUS foi representado pelo seu coordenador-geral e também coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira. Os dirigentes participaram das discussões e também do ato realizado próximo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Durante o protesto contra a PEC 32, Wagner Ferreira destacou que a atuação das entidades sindicais tem colocado grandes obstáculos às pretensões da base governista que tentam retirar direitos e precarizar o serviço público .

Força feminina

A Fenajud também chama atenção para a presença massiva das mulheres na atividade – como as coordenadoras da Fenajud, as dirigentes do Sinsjusto, as dirigentes do Sindijus-PR e as servidoras da base, que participaram do Encontro de Lideranças.

A reforma ataca especialmente este gênero, tanto as servidoras públicas, quanto as usuárias dos serviços. E em ambos os casos, elas são maioria, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2020.

Com os ataques da reforma administrativa, as mulheres, que já estão em condições inferiores à dos homens, ficarão em situação consideravelmente pior. A reforma, que fala em “moralizar” o serviço público não prevê nenhuma ação para corrigir as discrepâncias salariais existentes entre homens e mulheres, ou para encerrar os constantes casos de assédio moral e sexual realizados contra elas no ambiente de trabalho.

Confira o ato na íntegra:

Proposta maléfica

Entre os tópicos polêmicos que a proposta traz, estão também: a retira da estabilidade dos servidores públicos – que pode gerar aumento nos casos de assédio moral; abertura de brechas para corte de salários, possibilitando a redução de jornada em até 25%, os municípios menores serão os mais atingidos.

A proposta possibilita ainda, caso aprovada, a diminuição da fiscalização de contratos, permitindo o aumento da corrupção dentro do Poder Judiciário; contratação sem concurso público, que pode gerar uma onda de indicações e insegurança jurídica, deixando nas mãos de pessoas despreparadas e sem compromisso com a ética lidando com processos que, muitas vezes, seguem em sigilo de justiça ou necessitam de capacitação especializada para lidar com eles.

A Fenajud  permanecerá mobilizada para derrotar a PEC e convida todos os sindicatos de base a continuarem ativamente na luta permanente por um judiciário democrático e que valorize efetivamente seus trabalhadores e trabalhadoras.

Fonte: Fenajud

Notícias relacionadas

Imagem de fundo vermelho escuro com a fotos recortadas em destaque de um homem (pele branca, cabelo curto castanho e vestindo camisa azul e blazer preto) e de uma mulher (pele clara cabelo castanho comprido). Conteúdo textual: Servidor público é a última defesa da população contra ganância política.”
TRABALHANDO PELO BRASIL SERVIDOR É A ÚLTIMA DEFESA CONTRA GANÂNCIA POLÍTICA quinta-feira, 28/10/21 11:12 Já se perguntou por que a Reforma Administrativa é tão defendida pelo centrão e pelo governo federal? A resposta é simples. A aprovação da PEC 32/2020 vai escancarar a máquina pública para os desmandos dos indicados políticos. Parlamentares dos ... leia mais
Charge com um homem com camisa estrita “servidor público” sendo assustado por outro homem vestindo boné com a aba para o lado, terno verde e camisa amarela escrita “PECs 57 e 32. Este segundo homem diz a seguinte frase para o primeiro: "Ráááááááááááá. Peczinha do Malandro, Glu, Glu, Ié, iééééé!".
ESPECIAL “ACORDA, SERVIDOR” A TÁTICA INFALÍVEL DOS GOVERNANTES quarta-feira, 27/10/21 14:20 O Brasil está em crise. Cerca de 17 milhões de famílias estão passando fome. No total, 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no País. O que elas mais precisam agora é do apoio de políticas públicas e dos serviços ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco