DESCONTOS SOBRE HORAS EXTRAS

FILIADOS AO SINJUS JÁ ESTÃO RECEBENDO RESSARCIMENTO; CONFIRA SE VOCÊ TEM DIREITO

sexta-feira, 06/01/23 17:20 Imagem de fundo branco no qual o destaque é a ilustração de um relógio (remetendo a contagem de tempo) e um pouco a frente ao lado um cofre em forma de porquinho com algumas moedas.

Vários filiados e filiadas ao SINJUS-MG já estão recebendo os valores referentes às decisões judiciais favoráveis à ação requerendo ressarcimento dos descontos previdenciários indevidos sobre as horas extras. Se você ainda não ajuizou a ação, confira abaixo os requisitos e procure nossa Assessoria Jurídica.

Os servidores filiados ao SINJUS podem entrar com ação individual para recuperar valores da contribuição previdenciária sobre horas extras. Quem foi descontado de maneira indevida, a partir de 26 de setembro de 2014, poderá ter restituição. Todavia, é preciso ressaltar que esse reembolso será apenas para aqueles que receberam adicionais em valor pecuniário com o desconto de contribuição previdenciária.

É preciso observar, ainda, que os servidores que fizeram abatimento das horas extras pelo banco de horas não são abrangidos pela ação.
A Assessoria Jurídica do SINJUS está disponível para propor ações, mas é preciso atender aos requisitos e apresentar alguns documentos. Após o envio da documentação e das informações necessárias, o setor vai analisar e encaminhar todas as orientações para cada caso.

Os associados não vão pagar honorários iniciais a título de pró-labore para ajuizamento da ação; o pagamento será apenas de custas e taxas processuais, caso o requerente não tenha direito à justiça gratuita. Em caso de êxito, será cobrada uma taxa de 10% sobre o valor que o filiado receberá de restituição.

Saiba quais são os documentos

Os interessados em ajuizar a ação individual por meio da Assessoria Jurídica do SINJUS devem enviar cópia dos seguintes documentos (imagens legíveis e em anexo) para o e-mail [email protected]:

  • carteira de identidade;
  • comprovante de endereço;
  • declaração de filiação ao SINJUS (acesse aqui com o seu login e faça a emissão);
  • prova de realização de hora extra (espelho de ponto, de 26/9/2014 em diante, dos meses em que foram realizadas horas extras);
  • prova de que houve desconto previdenciário sobre hora extra (Ficha de Movimentação Financeira, de 26/9/2014 em diante, dos meses seguintes àqueles em que foram realizadas horas extras e Lançamentos por Provento / Desconto – Referência de 09/2014 a 02/2022).

Obs.: A Ficha de Movimentação Financeira e os Lançamentos por Provento / Desconto mencionados na lista podem ser solicitados à Copase, por meio do SEI. Clique aqui e veja o manual detalhado de como solicitar esse documento.

Entenda a ação

Em 2019, o SINJUS ingressou com ação coletiva para impedir que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) fizessem o desconto da contribuição previdenciária sobre o adicional de horas extras dos servidores. A decisão favorável foi proferida em 2021, o que permitiu que os filiados ingressassem com ações individuais requerendo o ressarcimento dos valores. No último ano, vários filiados e filiadas já foram contemplados com a ordem do juiz da 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais. Na decisão, há a determinação para expedição de Requisição de Pequeno Valor referente a ação individual movida por interessados em recuperar valores descontados de maneira indevida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O SINJUS ressalta aos filiados que ajuizaram ação que os processos ainda pendentes de decisão serão acompanhados pelo Jurídico do Sindicato. Essa atenção à tramitação tem objetivo de que eventuais erros sejam reconhecidos e corrigidos para que os associados sejam contemplados com a efetivação do pagamento.

FILIE-SE AO SINJUS-MG

Como já mencionado, essa decisão beneficia apenas quem é do quadro de filiados do SINJUS. Se você ainda não faz parte, entre em contato pelo (31) 98738-8640 ou clique aqui e inicie o processo de filiação.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Ilustração digital com a imagem de um cofre que devolve moedas para uma carteira.
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA FILIADOS AO SINJUS JÁ SE BENEFICIAM DE AÇÃO CONTRA DESCONTOS SOBRE HORAS EXTRAS terça-feira, 02/08/22 19:24 Foto: Freepik As filiadas e os filiados do SINJUS-MG que moveram ações individuais requerendo o ressarcimento dos descontos previdenciários indevidos sobre os valores recebidos referentes a horas extras já estão sendo beneficiados por decisões judiciais favoráveis. Essa possibilidade ocorre ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco