CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

FILIADOS AO SINJUS JÁ SE BENEFICIAM DE AÇÃO CONTRA DESCONTOS SOBRE HORAS EXTRAS

terça-feira, 02/08/22 19:24 Ilustração digital com a imagem de um cofre que devolve moedas para uma carteira.
Foto: Freepik

As filiadas e os filiados do SINJUS-MG que moveram ações individuais requerendo o ressarcimento dos descontos previdenciários indevidos sobre os valores recebidos referentes a horas extras já estão sendo beneficiados por decisões judiciais favoráveis. Essa possibilidade ocorre após a vitória do Sindicato em ação coletiva que impediu os descontos e também conseguiu comprovar a ilegalidade das contribuições. Essa é mais uma conquista do SINJUS em favor da categoria. Veja se você também pode se beneficiar dessa iniciativa do Sindicato.

Nas últimas semanas, alguns filiados já foram contemplados com a ordem proferida pelo juiz da 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais. A decisão determina a expedição de Requisição de Pequeno Valor referente à ação individual movida pelos interessados em reaver os valores de contribuições previdenciárias descontados indevidamente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre as horas extras realizadas e que foram indenizadas.

Para esses filiados, a partir da data da entrega da requisição, o estado tem o prazo de até 2 (dois) meses para efetivar o pagamento, sob pena de sequestro do numerário suficiente para o adimplemento do valor apurado.

Para aqueles filiados que também já ajuizaram a ação individual, mas cujo processo ainda está pendente de decisão, o Jurídico do SINJUS ressalta que está acompanhando a tramitação para que todos sejam contemplados com o efetivo pagamento.

Saiba como ajuizar ação individual para ressarcimento

As servidoras e os servidores do Judiciário mineiro que são filiados ao SINJUS podem ajuizar ação individual para reaver os valores de contribuição previdenciária sobre as horas extras descontados de forma indevida a partir de 26 de setembro de 2014.

A restituição é devida apenas àqueles que receberam os adicionais em valor pecuniário com desconto de contribuição previdenciária sobre essa verba. Os servidores que fizeram o abatimento das horas extras pelo sistema de banco de horas não são abrangidos pela ação.

A Assessoria Jurídica do Sindicato está disponível para propor as ações, mas, para receber a restituição, é preciso se encaixar nos requisitos e apresentar alguns documentos.

Documentos necessários

Os interessados em ajuizar a ação individual por meio da Assessoria Jurídica do SINJUS devem enviar cópia dos seguintes documentos (imagens legíveis e em anexo) para o e-mail [email protected]:

  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração de filiação ao SINJUS (acesse aqui com o seu login e faça a emissão)
  • Prova de realização de hora extra (espelho de ponto de 26/9/2014 em diante, dos meses em que foram realizadas horas extras);
  • Prova de que houve desconto previdenciário sobre hora extra (Ficha de Movimentação Financeira de 26/9/2014 em diante dos meses seguintes aos que foram realizadas horas extras e “Lançamentos por Provento / Desconto – Referência de 09/2014 a 02/2022”).

 Obs.: A Ficha de Movimentação Financeira e os Lançamentos por Provento / Desconto mencionados na lista podem ser solicitados à Copase, por meio do processo SEI. Clique aqui e veja o manual detalhado de como solicitar esse documento.

Após o envio da documentação inicial, o corpo jurídico do SINJUS fará uma análise e encaminhará individualmente as orientações e informações adicionais sobre o caso específico e quanto às próximas etapas do processo.

As filiadas e os filiados não pagarão honorários iniciais a título de pró-labore para o ajuizamento dessa demanda. O pagamento será apenas das custas e taxas processuais, caso a pessoa não tenha direito à Justiça gratuita, acrescido de uma taxa de 10% em caso de êxito, aplicada sobre o valor que a pessoa venha a receber de restituição.

FILIE-SE

Como já mencionado, essa decisão beneficia apenas quem é do quadro de filiados do SINJUS. Se você ainda não faz parte, entre em contato pelo (31) 98738-8640 ou clique aqui e inicie o processo de filiação.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

pessoa branca está escondida atrás de uma pilha de arquivos e documentos de trabalho, ela está de braços levantados, exibindo um relógio de parede por cima dos arquivos.
DECISÃO FINAL FILIADO DO SINJUS PODE REAVER CONTRIBUIÇÃO INDEVIDA SOBRE HORA EXTRA quarta-feira, 16/02/22 19:34 Foto: Depositphotos A ação coletiva movida pelo SINJUS-MG contra o desconto de contribuição previdenciária sobre valores pagos referentes a horas extras realizadas por servidoras e servidores do Judiciário mineiro foi julgada procedente e já transitou em julgado. Dessa forma, ... leia mais
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SERVIDORES NÃO TERÃO DESCONTO SOBRE ADICIONAIS segunda-feira, 07/06/21 11:00 As servidoras e os servidores do Judiciário filiados ao SINJUS-MG não terão mais a contribuição previdenciária descontada sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade. O Sindicato já havia conseguido uma liminar judicial impedindo que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Tribunal de Justiça Militar de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITA AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco