Pauta Unitária

Governo federal abre mesa de diálogo com sindicalistas em Brasília

sexta-feira, 20/01/23 16:38

Após mais de quatro anos sem diálogo entre a classe trabalhadora e o governo federal, enfim, nesta quarta-feira (18), a mesa de negociação foi retomada oficialmente pelo Executivo. Em formato de reunião ampliada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu sindicalistas de diferentes estados e estruturas de representação, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados esteve ato, onde foi representada pela coordenadora de coordenadora de Saúde dos Trabalhadores e Previdência, Carolina Costa.

Essa atividade marca o início das negociações sobre a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, aprovada pela Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat) em abril de 2022. E a proposta das centrais é que, por meio da criação da Mesa Nacional para debater questões trabalhistas, o governo reveja a legislação trabalhista, a situação dos trabalhadores de aplicativos, as normas para aposentadoria e a retomada de direitos previdenciários.

Carolina Costa avaliou o Encontro e disse que “É um novo caminho de luta que vamos construir em trabalho coletivo com outros sindicatos e federações. Retomar o diálogo com a presidência do país, o núcleo das decisões, não só fortalece a democracia, como amplia a luta pela defesa e fortalecimento do serviço público e direitos. É sobre um projeto de país: sem desigualdade”.

Lula, que é ex-sindicalista, reconheceu a importância do encontro para classe trabalhadora: “Eu sei que vocês estão com sede de democracia, de participação. Não podemos fazer tudo de única vez, mas nosso lema é união e reconstrução”.

Em outro momento o presidente apontou que é preciso que o sindicalismo reconquiste a confiança do trabalhador assim como também é necessário que tenha o mínimo de recursos para isso. “Queremos construir com o Movimento Sindical uma nova estrutura numa economia totalmente diferente dos anos 80. Tem gente que acha que o mundo moderno não precisa de sindicato. Mas quanto mais séria a democracia mais ela precisa do sindicato para defender os trabalhadores”, disse.

O governo não informou ainda quando se dará a próxima mesa de negociação.

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...
VIAGEM O CARIBE TE ESPERA! JUNTE-SE AO NAP EM UM CRUZEIRO ESPECIAL quarta-feira, 02/07/25 16:17 *MATÉRIA ATUALIZADA EM 3 DE JUNHO, ÀS 9H30 Imagine navegar por águas azul-turquesa, conhecer ...
A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha. DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco