ARTIGO

HOMEM QUE CARREGA JOVEM POR 3 KM PARA ESTUPRÁ-LA NÃO DEVERIA CHOCAR NINGUÉM

quinta-feira, 03/08/23 16:58 Mulher não identificada com a mão para a frente, fazendo um gesto de "basta", ela está em tons de laranja e lilás. Ao lado, há um selo com aparência de um adesivo recortado irregularmente, nele há uma boca gritando e dentro dela há uma mensagem: "Vamos romper o silêncio!". Acima deste selo há um recorte de papel com uma fita roxa onde se lê "Agosto Lilás".
* Cristina Fibe, Colunista de Universa / Portal Uol

Um homem carrega uma mulher de 22 anos desacordada e caminha por três quilômetros com ela nos braços, para estuprá-la.
O Brasil inteiro fica chocado.

Um médico anestesista violenta uma mãe que acabou de parir, dentro do hospital.
Crueldade inconcebível.

Robinho debocha do estupro coletivo que cometeu e viu ser cometido.
Áudios difíceis até de escutar.

Um líder espiritual que todos os dias abusava sexualmente de suas fiéis, há 40 anos.
Como ninguém percebeu?

Uma recém-nascida morre aos 27 dias de vida, com lesões nas partes íntimas. O pai é preso no enterro.
Só pode ser um psicopata.

A cada notícia, um espanto. As redes sociais se comovem, rápidas a condenar os “monstros” que cometeram esses crimes atrozes. E também a dar conselhos às mulheres para que evitem passar por isso.

As vítimas têm uma parcela de responsabilidade, dizem. Não devia ter bebido. Não devia estar desacompanhada no hospital. Não devia ter dançado. Não devia ter acreditado no médium.

Não devia ter nascido.

Trago más notícias. Os homens que cometeram esses crimes não são monstros, não são párias da sociedade. Parar de beber, de dançar, de ir ao médico ou em busca de uma cura espiritual não vai nos proteger. O perigo, sabemos, está na esquina, na sarjeta, na festa, no hospital, no templo, na escola. Está dentro de casa.

Enquanto olharmos as mulheres como facilitadoras do estupro e fizermos vista grossa para a raiz do problema, ele não será resolvido.

No Brasil, um homem estupra uma mulher a cada sete minutos. No ano passado, segundo dados do Fórum de Segurança Pública, foram 75 mil registros de crimes sexuais, dado que representa menos de 10% do total de vítimas, já que a maior parte delas não denuncia.

Pelos cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tem, na verdade, mais de 800 mil casos de estupro ao ano. Não um a cada sete minutos. Mas dois estupros por minuto. Pelos dados oficiais, seis de cada dez vítimas têm de menos de 13 anos; 68% delas foram violentadas dentro de sua própria casa.

O que as câmeras de segurança das ruas mostram é uma fração mínima do que acontece o tempo inteiro, à luz do dia, debaixo do nosso nariz.

Os homens que cometem esses crimes estão por aqui, entre nós. Tratam as meninas e mulheres como objetos, e usam os seus corpos para demonstrar poder. Não é sobre um prazer que não conseguem controlar. É sobre domínio.

Um domínio masculino que ainda é socialmente aceito. E está bem vivo e presente nos discursos de antifeministas e masculinistas que, sob pretexto de defender certos “papéis” atribuídos aos homens, estão, na verdade, propagando o ódio e a violência contra as mulheres.

A cena de horror do sujeito que carrega um corpo vivo e frágil nas costas está na conta de cada uma e cada um que pensa que, no fundo, a culpa é dela. Está na hora de mudar o foco — e parar de fazer vista grossa para os homens que nos atacam, todos os dias.

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco