CÍRCULO DO LIVRO

HOMENS E MULHERES DEBATEM EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA

quinta-feira, 26/08/21 18:33

Imagem: Graphberry 

Em comemoração ao mês dos pais, o encontro do Círculo do Livro dessa quarta-feira, dia 25 de agosto, contou com a importante presença de homens preocupados em instruir meninas e meninos para uma concepção de mundo com equidade de direitos e de oportunidades entre os gêneros. A iniciativa do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG buscou promover o diálogo e o aprendizado conjunto sobre a importância de uma educação com valores igualitários e com a derrubada de preconceitos.

A discussão ocorreu de forma virtual pelo Google Meet, e os participantes tiveram espaço para compartilhar as suas experiências, dúvidas e posicionamentos, com mediação da bacharela em Letras e editora na Quintal Edições, Carol Magalhães. A base do debate foi o livro Para Educar Crianças Feministas, da escritora Chimamanda Ngozi Adichie.

A responsabilidade pela educação das crianças deve ser dividida, sendo preciso que, além das orientações, elas vejam exemplos de conduta e postura de pais e mães dentro e fora de casa. Para isso, é necessário derrubar “práticas tradicionais” discriminatórias, que passam muitas vezes despercebidas.

“Quando você se torna pai, ainda que, como no meu caso, de coração e criação, você percebe que foi criado na filosofia de que o pai é um mero ajudante. Venho aprendendo o quanto o exemplo é importante. Tenho um casal de enteados e está claro que não adianta falar sem dar o exemplo. Por isso, a relação precisa ser de parceria, seja na divisão das tarefas domésticas, no espaço para a diversão ou em qualquer outro ambiente familiar”, destaca o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

No início de agosto, o Sindicato sorteou exemplares do livro Para Educar Crianças Feministas e um dos ganhadores foi o filiado Otto Leonardo Vieira, que fez questão de ler a obra e de participar do encontro. “Vivi a experiência relatada no livro com minha filha, hoje adulta, e digo: não faria nada diferente. Precisamos normalizar a igualdade de direitos entre homens e mulheres”, afirmou.

Aprendizado também para as mães

Além de lançar luz sobre a necessidade de maior contribuição dos homens na educação das crianças e na formação das futuras cidadãs e cidadãos, essa edição do Círculo do Livro também trouxe importantes reflexões para as mães.

“Esse debate é muito importante nos dias de hoje, pois os próprios governantes ainda dizem que mulheres devem vestir roupas rosa e os homens, azul. Não podemos nos calar diante de falas como essas”, alertou a filiada Renata Nogueira.

O livro de Chimamanda Ngozi Adichie foi escrito em formato de carta, da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe. No texto, fica claro o quanto ainda precisamos evoluir para que nossa sociedade deixe de ser baseada em relações tóxicas às mulheres.

“Um trecho que mexeu muito comigo foi aquele que fala: ‘seja uma pessoa completa’. Porque, para ser amada mesmo como mãe, a gente precisa se amar, precisa ser amada pelo companheiro, precisa ser completa. Somente assim é possível dar o exemplo para os próprios filhos. Recomendo às futuras mamães que não percam isso de vista”, ressalta a coordenadora do Núcleo das Mulheres e diretora administrativa do SINJUS, Cristiane Sampaio.

A também integrante do Núcleo Malu Nogueira reforça a necessidade de se promover o debate sobre o real conceito de maternidade e de paternidade. “Esse livro caiu para mim como um presente. Tudo o que a autora fala é muito real. Eu já pensava sobre muitas questões propostas no texto e foi uma confirmação pessoal de que eu não estou fora da curva. O que se precisa agora é que o tema tenha a devida publicidade”.

FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES

O Círculo do Livro é realizado mensalmente e é uma iniciativa do Núcleo das Mulheres do SINJUS, que tem o objetivo de promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Além de fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres, uma das diretrizes do Núcleo é apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas. Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!

Notícias relacionadas

EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio deste ano, como primeira ação da Diretoria Colegiada empossada em 4/5/2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível Imagem de mãos calejadas e com rugas segurando uma bengala, em posição de descanso. Conteúdo textual: Trabalho, empenho e dedicação. Agradecemos a todas as mulheres e a todos os homens que construíram nosso país com o esforço do seu trabalho. Que o dia de hoje relembre o valor dos aposentados e nos incentive a lutar ainda mais pelos direitos dos trabalhadores. Dia 24 de janeiro – Dia Nacional do Aposentado. 24 DE JANEIRO DIA DO APOSENTADO: VALORIZAR E RENOVAR A LUTA POR DIREITOS segunda-feira, 24/01/22 12:12 Comuns à história de muitos aposentados são os anos de trabalho, empenho e compromisso ...
Imagem da fachada de uma das unidades da rede Araujo, com as portas abertas e muitas prateleiras com produtos expostos.. CONVÊNIO ARAUJO SUSPENDE TEMPORARIAMENTE DESCONTOS EM TESTES DE COVID quinta-feira, 20/01/22 18:45 Devido à grande demanda da população e à falta de produtos de reposição junto ...
fundo verde e destaque para a capa do livro Feminismo e Política, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. Conteúdo textual: Círculo do Livro 2022. Mediação: Leida Reis. Logos do Núcleo das Mulheres SINJUS e Google Meet. PARTICIPE! PRIMEIRO CÍRCULO DO LIVRO DO ANO TRAZ SORTEIO E NOVIDADES quinta-feira, 20/01/22 16:44 O projeto Círculo do Livro, promovido pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, consolidou-se ...

Convênios

ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Dentista Maurício de Miranda Carvalho Odontologia Funcionários . BH (31) 99996-0313 25% ver mais
Crossfat Centro de Emagrecimento Academias Lourdes, Santa Efigênia e Buritis . BH (31) 98446-0779, (31) 99389-1718 e (31) 99396-1617 https://crossfat.com.br/ 30% ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco