NEGOCIAÇÃO

ÍNDICE DA DATA-BASE 2022 FECHA EM 12,13% E SINDICATOS OFICIAM TJMG

quarta-feira, 11/05/22 18:12 Selo digital com um punho para o alto e uma faixa com a inscrição " Data-Base: eu não abro mão - 2022". O selo tem fundo vermelho com destaque amarelo na palavra Data-Base, o restante do texto é branco.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de maio de 2021 a abril de 2022 fechou em 12,13%, conforme divulgado nesta quarta-feira, 11 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o percentual que deve ser observado neste ano pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o cumprimento da Lei 18.909/2010. Desse modo, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG já protocolaram o Ofício Conjunto n. 10, requerendo do presidente do TJMG que sejam tomadas as providências complementares aos estudos já requeridos pelas entidades referentes à Revisão Geral Anual (Data-Base), agora com base no índice oficial fixado do IPCA de (12,13%).

Com a definição do índice, os sindicatos solicitam no documento que as negociações sejam intensificadas de modo a permitir que o projeto de lei da revisão geral anual dos servidores do Judiciário mineiro seja encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda neste primeiro semestre.

“Desde o ano passado, a Data-Base 2022 também está em pauta nas reuniões mensais da Mesa de Negociação, inclusive já solicitamos que o Tribunal fizesse estudos orçamentários e financeiros prévios fundamentados nas projeções do IPCA. Agora que o índice de inflação oficial está fechado, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, já pode encaminhar o anteprojeto de lei às comissões internas e também ao Órgão Especial. Nossa expectativa é que o projeto seja enviado para o Legislativo ainda na atual gestão, visto que é um dos entendimentos que vêm sendo construídos na Mesa de Negociações”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Vale destacar que, na reunião de abril, os representantes da Administração do TJMG informaram aos sindicatos que a Data-Base 2022 já estava em discussão interna, se comprometendo a detalhar o estágio do andamento da matéria antes da próxima reunião ordinária, marcada para a última semana de maio.

Os servidores do Judiciário mineiro já acumulam perdas inflacionárias de 17,71%, considerando o período de maio de 2014 a abril de 2022 e o fato de que, em alguns anos, a inflação não foi totalmente recomposta pelo TJ.

Maior inflação nos últimos 20 anos corrói salários dos servidores

Nos últimos anos, os brasileiros e as brasileiras sofrem com o crescimento pífio da atividade econômica ao mesmo tempo que revivem as graves consequências da inflação descontrolada. Segundo projeções de agentes do mercado coletadas pelo Relatório Focus, do Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) do País deve crescer somente 0,65% neste ano. Por outro lado, a inflação apurada nos últimos 12 meses chegou a 12,13%.

Esse cenário reflete diretamente na qualidade de vida de todos os trabalhadores e servidores públicos, uma vez que significa a perda do poder de compra que muitas vezes não é devidamente recomposto.

“Nos últimos anos, os servidores vêm sofrendo uma série de ataques dos governos e até mesmo o direito constitucional às recomposições inflacionárias, as Datas-Bases, só é efetivado após intensas lutas e mobilizações. Por isso, a atuação das lideranças sindicais junto aos órgãos e a parlamentos é tão importante para minimizar os prejuízos das categorias”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

No Judiciário mineiro, uma das grandes vitórias dos sindicatos foi justamente a que fixou em lei estadual uma data para a Data-Base anual dos servidores. Esse instrumento vem impedindo que a defasagem salarial das servidoras e dos servidores do TJMG e do TJMMG se acentue nos últimos anos, diferentemente do que ocorre em outras categorias do funcionalismo.

Siga o SINJUS no Facebook, Instagram, Twitter e inscreva-se na lista de transmissão do WhatsApp para ficar informado sobre as negociações da Data-Base 2022 e outras pautas de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em uma sala de reuniões estão assentados em uma grande mesa de madeira 5 homens de pele clara utilizando máscaras e vestindo roupa social.
MESA DE NEGOCIAÇÕES SINDICATOS REÚNEM COM TJMG ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES quarta-feira, 27/04/22 17:42 Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, ocorreu uma nova rodada da mesa permanente de negociações entre o SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A mesa deu continuidade às ... leia mais
Foto da fachada do TJMG. Sobre a foto, há uma ilustração de um punho cerrado para o alto com o conteúdo textual escrito na cor branca: Data-Base, eu não abro mão! 2020-2021.
DIRETO EFETIVADO TJMG ANUNCIA PAGAMENTO DO RETROATIVO DAS DATAS-BASES quinta-feira, 07/04/22 19:07 O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Lemes, anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 7 de abril, o pagamento do passivo trabalhista referente às Datas-Bases 2020 e 2021. Seguindo a demanda feita pelos sindicatos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco