MESA DE NEGOCIAÇÕES

SINDICATOS REÚNEM COM TJMG ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES

quarta-feira, 27/04/22 17:42 Em uma sala de reuniões estão assentados em uma grande mesa de madeira 5 homens de pele clara utilizando máscaras e vestindo roupa social.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, ocorreu uma nova rodada da mesa permanente de negociações entre o SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A mesa deu continuidade às reuniões anteriores, trazendo temas de relevância aos servidores e às servidoras.

Em véspera de vencimento da Data-Base 2022, no próximo dia 1º de maio, a direção do Tribunal informou que o assunto está em tramitação interna e se comprometeu a detalhar o estágio no andamento antes da próxima reunião, em maio. Tão logo seja indicado o índice oficial da Data-Base 2022, os sindicatos atualizarão o valor, que será apresentado ao TJMG.

Os sindicatos reforçaram o pedido realizado anteriormente ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, reiterando que seja garantido o envio do Projeto de Lei da Data-Base 2022 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda na atual gestão.

O mesmo compromisso foi cobrado acerca da publicação do edital de novo concurso. Buscando garantir qualidade de trabalho aos servidores ativos e do serviço à população mineira, os sindicatos atuam para que o concurso saia quanto antes, e ainda na gestão de Gilson Lemes.

Com relação ao pagamento das férias suspensas, a administração do TJMG informou que não há definição. No entanto, os sindicatos solicitaram empenho da atual gestão para garantir a remuneração antes do termino da atual gestão.

Reforçando Ofício Conjunto n. 3/2022, enviado ao Tribunal em fevereiro, as entidades solicitaram informações, também antes da próxima reunião, sobre o andamento da elaboração de um projeto de lei a ser enviado à ALMG para alteração do artigo 4º da Lei Estadual n. 23.173/2018, garantindo ao TJMG autonomia na definição dos valores dos Auxílios-Saúde e Transporte com percentuais acima da inflação.

Por fim, os sindicatos solicitaram que o Presidente Gilson Lemes intervenha junto ao Senado, a fim de que se dê uma tramitação ágil ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 04/2022. O Projeto prevê que o período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 integre a contagem do tempo aquisitivo para direitos como quinquênio, férias-prêmio e outros.

Inclusive, nessa terça-feira, dia 26 de abril, o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira, e o assessor jurídico do SINJUS, Sérgio Santos Rodrigues, estiverem reunidos em Brasília com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em busca de apoio pela aprovação do PLP 4/2022. Clique aqui e saiba mais.

Estiveram presentes na reunião da Mesa de Negociações com o TJMG o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o 1º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha. Pelo Tribunal, participaram o secretário especial da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

Eleições no Tribunal

A reunião de negociação ocorre a dois dias da realização das eleições no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o período de 2022 a 2024. Serão definidos o presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente, corregedor-geral de Justiça e vice-corregedor-geral de Justiça.

Nos últimos dias, o SINJUS publicou entrevistas exclusivas com três dos quatro candidatos à Presidência questionando-os sobre temas de interesse da categoria. Confira os posicionamentos da desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro e dos desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e José Afrânio Vilela.

O pleito ocorrerá em sessão especial do Tribunal Pleno, na próxima sexta-feira, 29, a partir de 9h. Na ocasião, também serão escolhidos os novos integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.

A Mesa de Negociação com os Sindicatos terá reuniões em 25 de maio e 22 de junho, ainda na vigência da gestão do presidente Gilson Lemes.

Notícias relacionadas

LUTA INTENSIFICADA PLP 4/22: DIRIGENTES DO SINJUS SE REÚNEM COM RODRIGO PACHECO quarta-feira, 27/04/22 09:22 O SINJUS-MG intensificou, nesta semana, a luta para que os direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, relacionados ao tempo de serviço, como quinquênios e férias-prêmio sejam restabelecidos. O coordenador-geral do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Grupo de manifestantes da 'Frente de Sindicatos do Funcionalismo contra o RRF' estão em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo de MG. Eles estão com faixas de protesto contra o Regime de Recuperação Fiscal. Neste grupo estão dirigentes sindicais do SINJUS- MG, Alexandre Pires (coordenador-geral) e Felipe Rodrigues (diretor de finanças). #NAOAORRF ATO CONTRA RRF REÚNE CENTENAS DE SERVIDORES NA CIDADE ADMINISTRATIVA sexta-feira, 05/08/22 18:03 Entidades que representam servidores públicos de várias categorias se reuniram nesta sexta-feira, 5 de ...
Ilustração digital de uma mulher sentada com um laptop sobre um calendário gigante, ela observa o horizonte por meio de uma luneta, como se estivesse planejando algo para uma data no futuro. Ao lado desta imagem, há uma nota de dinheiro e uma pilha de moedas, sugerindo uma reserva financeira para o plano que a mulher pretende realizar. INFORMAÇÃO TJ PAGA INDENIZAÇÃO DE FÉRIAS NO DIA 12/8; ENTENDA sexta-feira, 05/08/22 16:45 FOTO: NAKI-SAMA/FREEPIK O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José ...
Diante de um cenário infernal há uma parede em ruínas com a bandeira de Minas Gerais, ela está sendo destruída por uma bola de demolição onde se lê RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Do lado esquerdo, há um sinal de proibição, dentro dele há um símbolo de uma lupa sobre um papel com um cifrão, que representa a fiscalização de finanças. #DIGANAOAORRF RRF IMPEDE QUE MINAS CONTESTE VALORES OU FAÇA AUDITORIA DE DÍVIDAS quinta-feira, 04/08/22 17:42 Um dos grandes interesses do governo federal por trás do Regime de Recuperação Fiscal ...
Top Fale conosco