MESA DE NEGOCIAÇÕES

SINDICATOS REÚNEM COM TJMG ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES

quarta-feira, 27/04/22 17:42 Em uma sala de reuniões estão assentados em uma grande mesa de madeira 5 homens de pele clara utilizando máscaras e vestindo roupa social.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, ocorreu uma nova rodada da mesa permanente de negociações entre o SINJUS-MG, SERJUSMIG e SINDOJUS-MG e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A mesa deu continuidade às reuniões anteriores, trazendo temas de relevância aos servidores e às servidoras.

Em véspera de vencimento da Data-Base 2022, no próximo dia 1º de maio, a direção do Tribunal informou que o assunto está em tramitação interna e se comprometeu a detalhar o estágio no andamento antes da próxima reunião, em maio. Tão logo seja indicado o índice oficial da Data-Base 2022, os sindicatos atualizarão o valor, que será apresentado ao TJMG.

Os sindicatos reforçaram o pedido realizado anteriormente ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, reiterando que seja garantido o envio do Projeto de Lei da Data-Base 2022 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ainda na atual gestão.

O mesmo compromisso foi cobrado acerca da publicação do edital de novo concurso. Buscando garantir qualidade de trabalho aos servidores ativos e do serviço à população mineira, os sindicatos atuam para que o concurso saia quanto antes, e ainda na gestão de Gilson Lemes.

Com relação ao pagamento das férias suspensas, a administração do TJMG informou que não há definição. No entanto, os sindicatos solicitaram empenho da atual gestão para garantir a remuneração antes do termino da atual gestão.

Reforçando Ofício Conjunto n. 3/2022, enviado ao Tribunal em fevereiro, as entidades solicitaram informações, também antes da próxima reunião, sobre o andamento da elaboração de um projeto de lei a ser enviado à ALMG para alteração do artigo 4º da Lei Estadual n. 23.173/2018, garantindo ao TJMG autonomia na definição dos valores dos Auxílios-Saúde e Transporte com percentuais acima da inflação.

Por fim, os sindicatos solicitaram que o Presidente Gilson Lemes intervenha junto ao Senado, a fim de que se dê uma tramitação ágil ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 04/2022. O Projeto prevê que o período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 integre a contagem do tempo aquisitivo para direitos como quinquênio, férias-prêmio e outros.

Inclusive, nessa terça-feira, dia 26 de abril, o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wagner Ferreira, e o assessor jurídico do SINJUS, Sérgio Santos Rodrigues, estiverem reunidos em Brasília com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em busca de apoio pela aprovação do PLP 4/2022. Clique aqui e saiba mais.

Estiveram presentes na reunião da Mesa de Negociações com o TJMG o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, o 1º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha. Pelo Tribunal, participaram o secretário especial da Presidência, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

Eleições no Tribunal

A reunião de negociação ocorre a dois dias da realização das eleições no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para o período de 2022 a 2024. Serão definidos o presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, terceiro vice-presidente, corregedor-geral de Justiça e vice-corregedor-geral de Justiça.

Nos últimos dias, o SINJUS publicou entrevistas exclusivas com três dos quatro candidatos à Presidência questionando-os sobre temas de interesse da categoria. Confira os posicionamentos da desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro e dos desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e José Afrânio Vilela.

O pleito ocorrerá em sessão especial do Tribunal Pleno, na próxima sexta-feira, 29, a partir de 9h. Na ocasião, também serão escolhidos os novos integrantes do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.

A Mesa de Negociação com os Sindicatos terá reuniões em 25 de maio e 22 de junho, ainda na vigência da gestão do presidente Gilson Lemes.

Notícias relacionadas

LUTA INTENSIFICADA PLP 4/22: DIRIGENTES DO SINJUS SE REÚNEM COM RODRIGO PACHECO quarta-feira, 27/04/22 09:22 O SINJUS-MG intensificou, nesta semana, a luta para que os direitos das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro, relacionados ao tempo de serviço, como quinquênios e férias-prêmio sejam restabelecidos. O coordenador-geral do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco