INSCREVA-SE NO SEMINÁRIO QUE VAI DEBATER INCLUSÃO E DIGNIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO
sexta-feira, 08/08/25 16:02
Com foco na construção de um serviço público mais acessível, humano e plural, o SINJUS-MG, em parceria com o SERJUSMIG, o SINDOJUS/MG e o SINDSEMPMG, vai realizar nos dias 19 e 20 de setembro de 2025 o seminário intersindical “Inclusão e dignidade no serviço público: compromisso institucional e social”. O evento será sediado no Hotel Hilton Garden Inn, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário no final desta matéria, e as pessoas com deficiência têm prioridade.
A proposta do Seminário é promover uma ampla reflexão sobre os desafios enfrentados pelas servidoras e servidores públicos com deficiência, além de construir estratégias conjuntas para garantir acessibilidade plena e respeito às diversidades. Ao longo dos dois dias de programação, haverá palestras, painéis e grupos de trabalho com a participação de especialistas renomados, gestores públicos, lideranças políticas e representantes sindicais comprometidos com a causa.
A abertura do evento será marcada pela palestra magna da coordenadora-geral de Articulação Institucional e Participação Social do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Isadora Rodrigues. A gestora vai abordar justamente o tema central do seminário: “Inclusão e dignidade no serviço público: compromisso institucional e social”. A presença da representante do Governo Federal reforça a relevância e o alcance do debate.
Outro destaque da programação é o Painel 1, com o tema “Ambientes Acessíveis e Gestão Inclusiva: do espaço físico às relações humanas”, no qual será discutida a importância de ambientes laborais preparados para acolher e integrar as diversidades, com foco em ações práticas e mudanças estruturais nas instituições públicas. Já o Painel 2, intitulado “Direitos em Construção: barreiras legais, institucionais e culturais”, vai trazer relatos e análises sobre os obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência, com ênfase no enfrentamento da discriminação estrutural. Entre os convidados já confirmados estão o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, a juíza federal Kátia Roncada, o neuropsicólogo autista e especialista em TEA e TDAH, Luiz Eduardo Sathler, e a advogada especialista em direitos das pessoas com deficiência, Paloma Resende.
“O Seminário será uma oportunidade de unir vozes e construir pontes. A inclusão precisa deixar de ser discurso e se tornar uma prática efetiva em todas as instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Por isso, estamos reunindo nomes com experiência, representatividade e engajamento para que o debate seja profundo, plural e, acima de tudo, transformador”, afirma o diretor de Finanças e coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS, Alex Aguiar.
Na tarde do segundo dia, o foco será a construção coletiva de uma pauta de reivindicações, com a realização dos grupos de trabalho “A PCD importa!”. A proposta é reunir os participantes do seminário em mesas temáticas para ouvir, debater e sistematizar as principais demandas de servidoras e servidores com deficiência, respeitando os diferentes tipos de acessibilidade – arquitetônica, comunicacional, atitudinal, tecnológica, entre outras.
A ação intersindical é mais uma iniciativa do SINJUS, do SERJUSMIG/MG, do SINDOJUS/MG e do SINDSEMP/MG, que reafirmam o compromisso das entidades com a equidade, a justiça social e a valorização de todas as servidoras e servidores.
Preencha o formulário abaixo e garanta já sua participação no seminário intersindical “Inclusão e dignidade no serviço público: compromisso institucional e social”. As vagas são limitadas. Estou ciente de que as vagas são limitadas e que terão prioridade as pessoas com deficiência filiadas aos sindicatos organizadores do Seminário, assim como as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro que também tenham deficiência.