CORROSÃO

IPCA OFICIAL DA DATA-BASE 2021 FICA EM 6,76%

terça-feira, 11/05/21 12:47

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril de 2021 ficou em 0,31%, conforme divulgado nesta terça-feira, 11 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a inflação acumulada dos últimos 12 meses (maio/2020 a abril/2021) fechou em 6,76%. Os números indicam a alta da inflação e da corrosão no bolso da categoria. Os servidores do Judiciário mineiro já acumulam perdas inflacionárias de quase 15,6%, considerando o período de maio de 2014 a abril de 2021 e o fato de que, em alguns anos, a inflação não foi totalmente recomposta pelo TJ.

Vale lembrar que já são duas Datas-Bases acumuladas, já que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não quitou a Data-Base 2020 da categoria com índice de 2,4% e a Data-Base 2021 acaba de vencer. Juntas, as revisões gerais já somam 9,32%.

Como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) já apontou, mesmo diante da crise provocada pela pandemia de Covid-19, Minas Gerais tem conseguido manter uma arrecadação estável e superior à do ano passado. Além disso, o TJMG teve índice de despesa total com pessoal abaixo do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o Orçamento do Judiciário aprovado também supera o de 2020. Ou seja, o cenário atual permite o cumprimento da recomposição das perdas inflacionárias dos servidores.

Negociação

O SINJUS-MG já encaminhou ofício à Presidência do TJ nesta terça, informando os novos índices e solicitou que o presidente, desembargador Gilson Lemes, estabeleça mesa de negociação com o Sindicato para tratar das Datas-Bases 2020 e 2021. No documento, a entidade reforça que a Data-Base é um direito garantido por lei e que tem como função repor as perdas inflacionárias, mantendo o poder de compra dos servidores.

O Sindicato também explicou que está ciente das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Estado e, por isso, tem defendido propostas para garantir justiça na tributação e arrecadação do Estado como, por exemplo, a revisão das isenções fiscais, o aumento da alíquota do imposto que incide sobre grandes fortunas e grandes heranças.

Fique atento às nossas mídias e acompanhe essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco