SANCIONADA

Lei Rafaela Drummond prevê demissão para servidores que pratiquem assédio moral

quarta-feira, 08/01/25 15:19 A imagem apresenta uma figura de uma pessoa sentada no chão com o corpo curvado, os braços abraçando os joelhos e a cabeça inclinada para baixo, em uma posição de tristeza e vulnerabilidade. Ela está iluminada por um foco de luz branca, enquanto o entorno permanece escuro. Em torno da figura, diversas mãos em tons roxos apontam com os dedos indicadores. O texto principal menciona a "Lei Rafaela Drummond", que prevê demissão para servidores que cometem assédio moral, reforçando o caráter de proteção e justiça. A composição transmite um forte apelo contra o assédio e em favor da dignidade e do respeito no ambiente de trabalho.

Em um grande passo na luta contra o assédio moral no serviço público mineiro, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/2023, que prevê medidas de combate e punição a assediadores, foi sancionado no dia 28 de dezembro de 2024. Com isso, a Lei Complementar (LC) 179/2024 altera o Estatuto do Servidor Público Estadual, estabelecendo punição grave para servidores que praticarem assédio moral contra colegas de trabalho.

A legislação homenageia a escrivã da Polícia Civil Rafaela Drummond, que cometeu suicídio em junho de 2023. Meses antes de sua morte, a servidora denunciou diversos episódios de assédio moral e sexual por parte de seus superiores na comarca de Carandaí, na Zona da Mata.

Com a nova redação, a Lei 869/1952 sofreu alterações no Art. 217, formalizando a proibição de práticas como desqualificação, humilhações, exclusão social e outros comportamentos caracterizados como assédio moral para servidoras e servidores públicos estaduais, nos termos estabelecidos pela LC 116/2011. O Art. 250 também foi alterado, incluindo o assédio moral à lista de ações que levam à pena de demissão. 

Luta prioritária 

Em 2007, o SINJUS-MG criou a Comissão de Combate ao Assédio Moral, que evoluiu para um grupo de trabalho atuante nos núcleos de Saúde, Perícia e na Escola do Judiciário. Esse trabalho coletivo foi essencial na colaboração para a redação da LC 116/2011, que estabelece a prevenção e a punição do assédio moral na administração pública.

Ao longo dos anos, a Comissão reforçou sua atuação com palestras, cartilhas, artigos e debates junto ao TJMG, consolidando o combate ao assédio como uma pauta central do Sindicato. Além disso, as servidoras e os servidores têm à disposição um canal de denúncias e um plantão de atendimento às vítimas de assédio moral.

Não se cale! 

Se você está vivenciando alguma situação desse tipo ou conhece algum colega que passa por isso, denuncie! As servidoras e os servidores do Judiciário mineiro contam com um canal de denúncias no SINJUS-MG, por meio da Comissão de Combate ao Assédio Moral, que recebe denúncias no e-mail [email protected]. A identidade do denunciante será preservada.

Os tribunais mineiros também têm canais de denúncia, por meio de suas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual. No Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Já no Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), o contato pode ser feito no e-mail [email protected].

Em momentos como esse, a ajuda profissional é essencial para que a vítima possa se recuperar. Por isso, lembramos que, além da orientação individual gratuita com a equipe jurídica do SINJUS, nossos filiados também contam com profissionais de psicologia conveniados ao Sindicato (clique aqui e veja a lista).

Estamos juntos nessa batalha!

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO Fruto da luta, presidente do TJMG anuncia início das nomeações do concurso 01/2022 sexta-feira, 24/01/25 17:40 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciará em abril as nomeações para ...
A imagem mostra a reunião com 1° vice do TJ em uma sala de conferências. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando e discutindo questões aparentes. Há copos d'água, papéis e canetas sobre a mesa, além de um ambiente bem iluminado por janelas ao fundo, que exibem parte de uma paisagem urbana. A legenda da imagem menciona que o SINJUS está discutindo a terceirização relacionada aos taquígrafos em reunião com o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça. Terceirização SINJUS discute questão dos taquígrafos em reunião com 1º vice do TJ quinta-feira, 23/01/25 17:29 Em busca de informações sobre o cargo de taquígrafo no Tribunal de Justiça de ...
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco