REFORMA ADMINISTRATIVA

MANOBRA DA BASE DO GOVERNO AUMENTA E MUITO DANOS DA PEC 32

sexta-feira, 24/09/21 10:15 #ImagemAcessível Montagem com fundo vermelho com cinco pessoas. Da esquerda para direita: deputado federal Euclydes Pettersen, do Partido Social Cristão, de Minas Gerais, à frente de um microfone. Homem de pele clara, cabelo liso curto e castanho, trajando terno cinza escuro, camisa branca e gravata vermelha. Deputado Lucas Gonzalez, do Partido Novo, de Minas Gerais, à frente de um microfone. Homem de pele clara, cabelo liso curto e castanho, trajando terno preto, camisa branca e gravata preta. Deputado Mauro Lopes, do Movimento Democrático Brasileiro, de Minas Gerais, à frente de um microfone. Homem de pele clara, cabelo liso curto e castanho claro, trajando terno azul marinho, camisa branca e gravata azul claro. Deputado Misael Varella, do Partido Novo, de Minas Gerais. Homem de pele clara, cabelo curto e grisalho, trajando terno preto, camisa azul claro e gravata vermelha. Deputado Tiago Mitraud, do Partido Novo, de Minas Gerais, à frente de cinco microfones colocados em uma base acrílica. Homem de pele clara, cabelo curto e castanho, trajando terno preto, camisa branca e gravata cinza. No canto superior direito, há uma arte de uma bomba de dinamite com os dizeres “Reforma Administrativa”. Conteúdo textual: Este deputado votou a favor da PEC 32.

Após manobras da base governista e do presidente da Comissão Especial da PEC 32, Fernando Monteiro (PP/PE), um novo texto apresentado pelo relator, Arthur Maia (DEM-BA), na manhã de quinta-feira, dia 23 de setembro, foi aprovado em uma sessão que durou mais de 13 horas. O substitutivo trouxe de volta os dispositivos que retiram direitos dos servidores e que entregam o serviço público para as indicações políticas e para a iniciativa privada. O SINJUS-MG alerta: a situação é extremamente grave e se não houver mobilização, o governo vai conseguir impor o desmonte do funcionalismo no Congresso Nacional. A Proposta pode ser está pautada a qualquer momento no Plenário da Câmara.

O substitutivo do texto-base, aprovado pelo placar de 28 a 18, prevê a extinção de uma série de benefícios, como licença-prêmio e promoção por tempo de serviço para os servidores, além de permitir a redução em 25% nos salários e nas jornadas de trabalho. Outra alteração foi a volta do trecho que modifica o artigo 37-A da Constituição Federal, permitindo o repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para empresas da iniciativa privada, o que abre as portas para a privatização do serviço público.

O novo texto amplia ainda os poderes do presidente da República para extinguir cargos, carreiras e órgãos e até mesmo regulamentar, por medida provisória, procedimentos de avaliação de desempenho dos servidores públicos. Na prática, o presidente poderá definir, sem passar pelo Congresso e de forma imediata, quaisquer regras para o processo de demissão dos servidores. 

Foram 20 destaques analisados. O único aprovado, apresentado pelo bloco Pros-PSC e PTB, transforma a guarda municipal em órgão policial. A medida representa o armamento das guardas municipais e tem impacto nas contas dos municípios. Outro destaque polêmico, que só será apreciado no Plenário, permite a inclusão dos chamados membros de Poder (como juízes e procuradores do Ministério Público) na Reforma. 

“Nos últimos meses, fizemos um amplo esforço para mostrar os retrocessos da PEC 32 aos parlamentares, principalmente aos membros da Comissão Especial. A mobilização conseguiu avanços, mas o relator Arthur Maia e o presidente Fernando Monteiro com o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, traíram todas as negociações e desconsideraram todo o debate realizado”, relata o coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires. 

Para viabilizar a votação do novo texto que precariza todo o serviço público, a base governista promoveu outra manobra, trocando membros da Comissão Especial na madrugada desta quinta-feira. Chama a atenção o desembarque de membros do partido NOVO. 

Dos oito parlamentares de toda a bancada do NOVO na Câmara dos Deputados, sete passaram a integrar a Comissão Especial da PEC 32. Mesmo após solicitação durante a sessão, o presidente da Comissão, Fernando Monteiro, não citou o nome dos deputados que cederam as suas vagas para os novos integrantes que assumiram para garantir os votos desejados pelo governo Jair Bolsonaro. O objetivo foi não expor aqueles que contribuíram para a aprovação.

Somente oposição vota contra a PEC 32

Durante a votação, apenas os partidos de oposição ao governo Jair Bolsonaro encaminharam voto contrário à PEC 32 na Comissão Especial. Assim, após a manobra da Presidência Comissão e da Câmara, prevaleceu a maioria dos parlamentares da direita alinhados com a extinção dos direitos sociais.

“A luta tem sido muito árdua. Nós trabalhamos muito desde que a PEC 32 chegou ao Congresso, mas o fato é que precisamos de mais representantes dos trabalhadores e dos servidores nos legislativos. Só assim conseguiremos equilibrar as forças e evitar novos ataques ao funcionalismo e ao serviço público nos próximos anos. Precisamos de mobilização agora e união na hora de eleger nossos representantes”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira. 

Portanto, nas eleições de 2022, lembre-se desses nomes e também daqueles políticos que são apoiadores ou apoiados por eles:

TIAGO MITRAUD (NOVO/MG)

EUCLYDES PETTERSEN (PSC/MG)

MAURO LOPES (MDB/MG)

MISAEL VARELLA (PSD/MG)

LUCAS GONZALEZ (NOVO/MG)

 

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco