REUNIÃO COM TJ

MESA DE NEGOCIAÇÕES TRAZ DEFINIÇÕES PONTUAIS SOBRE DEMANDAS DOS SERVIDORES

quarta-feira, 16/08/23 19:30 Mesa de negociação do TJMG com sindicatos, a reunião teve a presença dos dirigentes sindicais do SINJUS-MG, Alexandre Pires (coordenador-geral) e Felipe Rodrigues (diretor de Assuntos Jurídicos).

A reunião de agosto da mesa de negociações entre os sindicatos das categorias do Poder Judiciário (SERJUSMIG, SINJUS-MG e SINDOJUS/MG) e o TJMG, realizada pela manhã e que seguiu com tratativas até a noite desta quarta-feira, dia 16 de agosto, apresentou definições parciais sobre as demandas dos servidores.

Indenização de férias-prêmio, não gozadas, na aposentadoria: Uma pauta antiga dos sindicatos era a indenização de férias-prêmio não usufruídas, de forma administrativa, quando da aposentadoria.  As indenizações terão início no pagamento do contracheque de agosto, com crédito a partir de setembro, em parcela única com valor integral. Os pagamentos serão processados conforme a ordem das aposentadorias, com expectativa de que todo o passivo seja quitado até dezembro deste ano, e nenhum servidor, que já tenha aposentado, fique sem receber até o fim desse prazo. Importante destacar que essa medida vale somente para aqueles que não possuem ação judicial em curso referente à questão. As filiadas e filiados que ajuizaram ação podem procurar o Jurídico do SINJUS para receberem orientações sobre como proceder.

Restituição do IR descontado indevidamente da URV: o Tribunal se comprometeu com o pagamento de parcela do passivo na folha de setembro, com crédito em outubro. O valor será definido na próxima reunião entre sindicatos e administração.

Dirigentes argumentam a favor das demandas dos servidores

Retroativo Data-Base 2022: Durante a reunião, os sindicatos receberam informação dos representantes do TJMG de que o pagamento de duas parcelas do retroativo seria feito no contracheque de outubro, com crédito somente em novembro. Esse posicionamento foi recebido com insatisfação pelos dirigentes sindicais, que cobraram com veemência a antecipação dessa quitação. Por consequência, às 18h30 desta quarta-feira, o Tribunal atendeu ao pleito, informando que as duas parcelas serão lançadas já na folha de pagamento de setembro, com crédito em 1º de outubro.

Concurso Edital 01/22: a administração do TJMG relatou que está retificando o Edital em cumprimento da decisão do CNJ e que está aguardando os trâmites necessários para homologação do resultado. Os sindicatos reforçaram a necessidade da rápida homologação, tendo em vista a grande defasagem nos quadros do TJMG.

Indenização dos plantões: serão pagos até 10 dias aos servidores que possuem saldo, na folha de agosto, com crédito em setembro.

Edital de remoção: foi garantida a publicação de novo Edital de Remoção até o final de agosto.

Data-Base 2023: a análise do projeto da data-base 2023 segue sob encargo da equipe técnica da DIRFIN, sendo alvo de incisiva cobrança dos representantes dos trabalhadores durante a mesa de negociação. Os sindicatos exigiram tramitação célere e envio do projeto à ALMG.

PV 2021: o SERJUSMIG, SINDOJUS e SINJUS cobraram sobre o posicionamento da Promoção Vertical 2021, com pagamento do respectivo retroativo. Além da cobrança dessas informações, foi solicitada a publicação do Edital da PV 2023 que, segundo a Resolução 953, precisa sair ainda no mês de agosto.

As entidades protocolaram ofício conjunto formalizando esses pedidos à presidência do Tribunal e aguardam notícias a respeito das duas pautas até a próxima mesa de negociação, marcada para o dia 20 de setembro.

Os sindicatos destacam ainda que, devido às tratativas com o TJMG terem se avançado ao longo do dia e também pelo envolvimento dos dirigentes em importantes reuniões que tratam da luta contra o Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais, a publicação da matéria nos sites do SINJUS, SINDOJUS/MG e SERJUSMIG sobre a Mesa de Negociação com Tribunal só foi possível no início da noite.

ACESSE AQUI O OFÍCIO CONJUNTO PROTOCOLADO PELOS SINDICATOS

Participações

Na reunião desta quarta-feira (16), estiveram presentes o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares, e o juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral.

Representando os sindicatos, participaram do encontro o presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto, e o 1º vice-presidente, Rui Viana; o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues; o diretor-geral do SINDOJUS, Eduardo Rocha, e o Diretor Jurídico do SINDOJUS, José Adélcio Ferreira.

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco