REFORMA ADMINISTRATIVA

MOVIMENTO A SERVIÇO DO BRASIL CONTESTA PEC 32

quinta-feira, 05/11/20 18:16

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (5), o Movimento a Serviço do Brasil em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e PEC Emergencial (PEC 186/19), do qual o SINJUS-MG faz parte. A iniciativa conta com outras 26 entidades que, juntas, representam mais de 400 mil servidoras e servidores pelo País.

Participaram do lançamento o coordenador de Imprensa e Comunicação da Fenajufe Isaac Lima; a coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) Sandra Silvestrini; o diretor de Comunicação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Cloves Silva e o coordenador executivo da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), Alberto Ledur.

Por meio de uma apresentação, os dirigentes mostraram como essas medidas podem prejudicar à população.

O coordenador Isaac Lima iniciou falando sobre a PEC Emergencial – que prevê redução em até 25% na jornada e salário dos servidores. E lembrou que, mais uma vez, o governo não apresentou estudo sobre a economia de recursos e benefícios da proposta que, já em 2021, coloca em risco ofertas essenciais para a sociedade. Isaac alertou que se a PEC 186/19 for aprovada, teremos 25% menos médicos e meio à pandemia; 25% menos professores; 25% menos serviços básicos.

Com relação ao Poder Judiciário, Isaac informou que existem três ramos que são os mais céleres em resolução de processos e entrega para a população e que serão diretamente afetados pela Reforma Administrativa e PEC Emergencial. São as varas da Infância e Juventude (47%); Violência Doméstica (57%) e Direito da Família (59%).

A coordenadora da Fenajud Sandra Silvestrini disse que a Justiça tem sido muito demandada nos casos de violência doméstica e que, com a redução de 25% nos serviços públicos, haverá demora na solução e no sentenciamento. Dessa forma, com a PEC 186/19, pelo menos 103 mil processos de violência doméstica, que poderiam ser solucionados, ficarão sem sentença.

Já o diretor da Fenafisco Cloves Silva explicou sobre o rombo fiscal e o impacto da Justiça na arrecadação financeira. Silva indicou que, em 2019, foram recuperados cerca de R$ 47,9 bilhões através de execuções fiscais. Atualmente, as varas de execução fiscal já têm a maior média em processos pendentes, com cerca de 49 mil processos por vara. Com a redução na jornada proposta pela PEC 186/19, a tendência é que haja um aumento da sonegação, uma vez que menos fiscalização acontecerá.

Por fim, o coordenador executivo da Fenamp Alberto Ledur mostrou como a Reforma Administrativa visa o desmonte do Estado e dos serviços públicos de qualidade para a sociedade. A proposta, entre outros pontos, vai permitir a criação de vínculos sem a regra geral do concurso, aumentando a indicação para cargos comissionados. Além disso acaba com a estabilidade para novos servidores e propõe o fim do Regime Jurídico Único (RJU).

Depois da apresentação, os coordenadores responderam perguntas elaboradas pela imprensa e pelo público que acompanhou o evento.

Movimento a Serviço do Brasil

O pontapé inicial do movimento aconteceu na Reunião Ampliada da Fenajufe, no dia 22 de agosto, com a aprovação de uma campanha nacional junto a federações, confederaçãoes, associações e sindicatos. Já no dia 3 de setembro, a Fenajufe convidou, via ofício, diversas entidades se juntar à nova empreitada.

A partir, daí as entidades criaram uma Frente de Defesa do Serviço Público e um Grupo de Trabalho com os coordenadores de comunicação para definição das ações e escolha da agência para a realização da campanha.

Após a escolha da empresa responsável (In Press Oficina), uma série de reuniões semanais foram realizadas para definição das fases que vão abranger, desde a preparação dos materiais até o envolvimento pelas vias digitais, comunicação interna com os servidores, relacionamento com a imprensa e mídia off-line.

Integram o Movimento a Serviço do Brasil, Fenajufe, Fenajud, Fenafisco, Fenamp/Ansemp, Fenassojaf, Serjusmig, Sindifisco/MS, Sindissetima/CE, Sindjuf PA/AP, Sindjufe/MS, Sindjus/RS, Sindjustiça/GO, Sindsemp/MG, Sinjap/AP, SINJUS/MG, Sinjusto/TO, Sintaj/PB, Sintrajud/SP, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sitraam/AM, Sitraemg/MG, Aojustra, Associação dos Servidores do MPRJ, Assojaf/MG e Assejus/DF.

Fonte: Fenajufe

Notícias relacionadas

MOBILIZE-SE! MOVIMENTO A SERVIÇO DO BRASIL APRESENTA REDES SOCIAIS quarta-feira, 04/11/20 18:36 O Movimento a Serviço do Brasil, do qual o SINJUS-MG faz parte, apresentou, nessa terça-feira, dia 3 de novembro, as redes sociais pelas quais o coletivo vai conversar com os(as) cidadãos(ãs). Nelas serão tratados os impactos terríveis da Reforma ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco