JÁ VAI TARDE

SERVIDORES PROMOVEM BOTA-FORA DO PRESIDENTE DO TJMG QUE DESCUMPRIU ACORDOS

quarta-feira, 26/06/24 16:33 A foto mostra uma manifestação com a temática junina organizada pelos sindicatos SINJUS e SERJUSMIG na frente da sede do TJMG. Várias pessoas estão reunidas, muitas delas vestidas com trajes típicos de festa junina, como chapéus de palha. Alguns manifestantes seguram cartazes e bandeiras. Ao fundo, há uma personagem remetendo ao Pinóquio.

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, mais uma vez as servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram para a frente do edifício-sede manifestar contra o descumprimento de acordos por parte do presidente. Apesar do clima junino no “Arraiá Já Vai Tarde”, o sentimento foi de revolta, pois essa gestão entrou para a galeria das piores dos últimos anos. O ato público foi realizado pelo SINJUS-MG e pelo SERJUSMIG, mostrando a união de forças entre os trabalhadores da 1ª e da 2ª instâncias.

“O PRESIDENTE JOSÉ ARTHUR FILHO SE COMPROMETEU COM AS DEMANDAS DOS SERVIDORES, MAS NA HORA DE CUMPRIR ELE SIMPLESMENTE ABANDONOU A MESA DE NEGOCIAÇÕES. ESSE NOVO ATO FOI IMPORTANTE PARA DEIXAR CLARO QUE NÃO ACEITAMOS ESSA POSTURA E QUE SEGUIREMOS EXIGINDO O CUMPRIMENTO DOS ACORDOS E DOS NOSSOS DIREITOS”, AFIRMA O COORDENADOR-GERAL DO SINJUS, ALEXANDRE PIRES.

A atual gestão deixará o cargo devendo – e muito – aos servidores. Será um legado de pendências envolvendo direitos como correções inflacionárias, adequação de benefícios, pagamento de passivos trabalhistas, regulamentação e implementação de direitos previstos em lei, garantia de condições dignas nos ambientes de trabalho, bem como reequilíbrio no quadro de servidores, que está deficitário.

“Arraiá Já Vai Tarde” serviu como um bota-fora, já que o mandato da atual Administração do TJMG se encerra na próxima segunda-feira, dia 1º de julho. Além do presidente, também foram alvos do protesto membros da 1ª Vice-Presidência, responsável pela edição da Portaria n. 17, que limitou o regime de teletrabalho na Superintendência Judiciária (Sejud) e criou uma distinção frente a servidores de outros setores.

“O PRESIDENTE QUE DEIXA O CARGO VAI SE JUNTAR A UMA GALERIA DE EX-PRESIDENTES QUE A CATEGORIA NÃO QUER NEM LEMBRAR. CONTUDO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS QUE SE NEGARAM A VALORIZAR O SERVIDOR, ESSE ÚLTIMO USOU DE MÁ-FÉ, PROMETENDO REITERADAS VEZES QUE RESPEITARIA OS DIREITOS, MAS NA HORA DE CUMPRIR OS ACORDOS ELE SIMPLESMENTE SUMIU. VALE LEMBRAR AINDA A DESPEDIDA DA 1ª VICE-PRESIDÊNCIA, QUE TAMBÉM JÁ VAI TARDE”, COMPLEMENTA O DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS DO SINJUS, FELIPE RODRIGUES.

ARRAIÁ JÁ VAI TARDE

O ato público desta quinta-feira aproveitou da temática junina para ser um protesto irônico em relação à postura e aos legados da atual gestão do TJMG. Com cartazes e faixas de luta, adereços típicos das festas de São João, músicas críticas e até com a realização de uma quadrilha, servidoras e servidores de 1ª e 2ª instâncias expressaram a sua insatisfação com o modo com que o TJMG vem tratando a categoria.

Além da quadrilha, outro ponto alto da manifestação foi a despedida simbólica da atual gestão. Nesse momento, todos os presentes fizeram um corredor pelo qual uma personagem que materializa as promessas descumpridas pelo presidente do TJMG passou sob protestos e palavras de ordem.

A mobilização serviu não apenas como uma despedida dos gestores atuais, mas também como um aviso para a próxima Administração de que os servidores continuarão vigilantes e dispostos a lutar.

“O ‘ARRAIÁ JÁ VAI TARDE’ FOI MAIS DO QUE UM ATO PÚBLICO, FOI UM GRITO COLETIVO PELO CUMPRIMENTO DE ACORDOS. O RECADO FOI DADO: PRESIDENTE NENHUM CONSEGUE SUBJUGAR OS SERVIDORES DESTA CASA, PORQUE, SEM O SERVIDOR, A JUSTIÇA NÃO ANDA. AGORA, A EXPECTATIVA RECAI SOBRE A NOVA GESTÃO QUE PRECISARÁ RECONQUISTAR A CONFIANÇA DA CATEGORIA E GARANTIR QUE NOSSOS DIREITOS SEJAM DEVIDAMENTE RESPEITADOS”, COMPLEMENTA ALEXANDRE PIRES.

Clique aqui e confira nas nossas mídias sociais mais detalhes sobre como foi o “Arraiá Já Vai Tarde” na porta do TJMG. Acompanhe também o site para ficar informado sobre as próximas convocatórias e quanto aos desdobramentos da batalha em torno de todos os itens da Pauta de Reivindicações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem com Fundo desfocado com pessoas em uma manifestação, sobre ela há a aplicação digital de uma página de um Ofício com os logos do SINJUS-MG e Serjusmig. Sindicatos pressionam TJMG Mês do Servidor acabando e cadê o meu direito? quarta-feira, 23/10/24 11:30 O mês do servidor público se aproxima do fim e os trabalhadores e as ...
A imagem mostra um corredor com diversas pessoas de ambos os lados, prestando atenção ao Alexandre Pires. O ambiente é iluminado, com divisórias de vidro ao fundo. Pauta de reivindicações Reuniões setoriais no Anexo I e na Afonso Pena 1.500 evidenciam insatisfação com o TJMG terça-feira, 22/10/24 17:53 O SINJUS-MG realizou mais duas importantes reuniões setoriais com as servidoras e os servidores ...
A imagem contém uma crítica em relação às comemorações do "Dia do Servidor" promovidas pelo TJMG. O texto central diz: "TJMG promove 'comemorações' do Dia do Servidor, mas categoria não tem o que celebrar", com o trecho destacado em vermelho, dando ênfase à insatisfação. Abaixo, uma mão segura um megafone, de onde sai a mensagem: "VALORIZAÇÃO JÁ!" em letras grandes e vermelhas. Ao fundo, há uma foto de um prédio do TJMG e da paisagem urbana de Belo Horizonte. DISCURSO X REALIDADE TJMG PROMOVE “COMEMORAÇÕES” DO DIA DO SERVIDOR, MAS CATEGORIA NÃO TEM O QUE CELEBRAR segunda-feira, 21/10/24 19:13 FOTO: Walter Junior / SINJUS Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco