ROMPENDO O SILÊNCIO

Mulheres se reúnem em protesto contra a cultura do estupro em BH

sexta-feira, 04/08/23 17:56

Como resposta ao caso da jovem de 22 anos estuprada no Bairro Santo André, região noroeste de Belo Horizonte, no último domingo, 30 de julho, foi realizado nesta quinta-feira, 3 de agosto, às 17h, na Praça Sete, um protesto contra a cultura do estupro na cidade.

Organizado pela “Frente 8 de Março Unificado”, que reúne mais de 50 movimentos sociais e coletivos feministas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o ato visou cobrar as autoridades para que políticas públicas que garantam a segurança e integridade das mulheres sejam implementadas.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a junho deste ano, foram registrados 294 estupros na capital mineira, caracterizando um aumento de 36%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, que registrou 216 casos.
“Fomos para as ruas novamente movidas pela brutalidade da violência contra a mulher. Não admitimos a falta de indignação frente a um caso tão brutal como esse. Não dá mais para ficar de casa assistindo tudo pela TV. É muito importante ocuparmos as ruas e mobilizarmos a sociedade para lutar e cobrar justiça”, diz Yany Mabel, jornalista, militante feminista e uma das organizadoras da “Frente 8 de Março Unificado”.
Pesquisas que abrangem o cenário nacional também evidenciam a gravidade do problema. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em março deste ano, é estimado que duas mulheres sejam estupradas por minuto no Brasil, totalizando cerca de 822 mil casos por ano.
“Hoje pedimos um basta à cultura do estupro. Infelizmente aconteceu com essa jovem de 22 anos, mas poderia ser qualquer uma de nós”, conclui Yany.
Para a estudante de ciências sociais Sofia Amaral, de 22 anos, o protesto serve “para tirar a barbaridade que aconteceu do silêncio”.

“Assim, conseguimos demonstrar apoio e solidariedade à vítima. Que os nossos corpos, historicamente violados, possam ser livres”, avalia a militante do movimento, acrescentando que houve alguns poucos momentos de hostilização.

“Apesar da maioria estar ali para recepcionar o protesto de forma positiva, algumas pessoas que passavam de carro gritavam ofensas ou nos mandavam ir trabalhar. De todo modo, somos mulheres, trabalhadoras, e estávamos ali em busca de justiça”, finaliza.

NÃO SE CALE!

Para realizar uma denúncia de violência sexual, é necessário realizar um boletim de ocorrência ou ligar para o número 180 para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24h horas por dia, durante toda a semana. O contato com o 180 também pode ser concluído por meio do WhatsApp.

Em casos de violência contra criança e adolescentes, a denúncia pode ser realizada no conselho tutelar, no Ministério Público e/ou na Delegacia da Infância e da Juventude.

Fonte: Jornal Estado de Minas

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco