NAP promove encontro e reforça cuidados para evitar golpes digitais
terça-feira, 18/11/25 17:23
Golpes, páginas e perfis falsos nas redes sociais, mensagens enganosas e ligações fraudulentas estão cada vez mais comuns nos dias de hoje. Pensando nisso, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS promoveu nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, mais um encontro, que debateu a prevenção e as atitudes que devem ser tomadas caso a pessoa caia em um golpe. Durante a atividade, os participantes receberam orientações essenciais para entender como os criminosos atuam e como se proteger em situações de risco.
Um dos principais pontos discutidos foi a engenharia social, mecanismo mais utilizado pelos golpistas para obter informações das vítimas. Diferentemente do que muitos acreditam, esses criminosos não invadem ou hackeiam contas bancárias. Eles convencem as pessoas a fornecer dados pessoais por meio de conversas bem elaboradas. Assim, durante a ligação, é a própria vítima que, sem querer, pode acabar revelando códigos, confirmando operações ou autorizando procedimentos falsos, por acreditar estar em contato com alguém de confiança, seja um familiar ou um atendente bancário.
Outro alerta importante levantado foi a busca por números de atendimento no Google. Muitas vezes, os golpistas pagam para que seus telefones apareçam entre os primeiros resultados com os chamados “resultados patrocinados”, dando a falsa impressão de legitimidade. Por isso, não é recomendado pesquisar SACs ou centrais de atendimento dessa forma. A orientação é sempre utilizar apenas os canais oficiais disponibilizados dentro do aplicativo do banco ou contatos previamente verificados.
Durante o encontro, também foram abordados golpes em que criminosos se passam por parentes, principalmente filhos, irmãos ou netos, pedindo ajuda financeira urgente por mensagens ou chamadas. Nessas situações, é fundamental desconfiar e confirmar a informação por meio de outro canal, como ligar para o número da pessoa já salvo no seu celular, ou contatar alguém que mora ou convive com ela, para confirmar a veracidade do pedido.
Da mesma forma, supostas ligações de bancos solicitando informações adicionais devem ser imediatamente questionadas. Ligações oficiais não solicitam senhas, códigos, autorizações ou dados sensíveis por telefone.
Em caso de transações indevidas, como um Pix não reconhecido, a recomendação é procurar imediatamente o banco, de preferência pessoalmente, e conversar com o gerente. O usuário pode solicitar o bloqueio cautelar da operação e registrar a contestação diretamente no aplicativo, na aba “Pix”, selecionando a opção “Contestação do Pix”. Outra medida indispensável é registrar um boletim de ocorrência, o que auxilia na rastreabilidade do golpe e na proteção da vítima.
No caso de ligações, se durante a chamada for informado outro número para retorno, é recomendado que o usuário verifique se esse contato é suspeito. Uma forma de fazer isso é pesquisando o número no Reclame Aqui para conferir se já existem denúncias de outras pessoas. Nunca ligue para números desconhecidos informados por chamadas ou mensagens sem antes verificar sua veracidade.
O encontro reforçou que a principal ferramenta de proteção é a atenção. Golpistas não têm acesso direto às contas bancárias, ou seja, tudo o que conseguem depende das informações fornecidas pela própria vítima durante ligações ou conversas fraudulentas. Assim, a prevenção passa por desconfiar de pedidos urgentes, confirmar identidades, usar apenas canais oficiais e buscar sempre orientação com pessoas de confiança.
As pessoas presentes na reunião puderam participar tirando dúvidas e compartilhando situações cotidianas. Ao fim do encontro, houve o tradicional parabéns para os aniversariantes do mês, Terezinha Maria Chaves Leite, Hudson Brigido da Silva, Vilma Soares de Lima, Cleonice Amorim de Paula, Sônia Souza, Isabel Rocha e Gabriel Mendes.
O SINJUS continuará promovendo encontros informativos como esse para fortalecer a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das filiadas e dos filiados aposentados e pensionistas. Para participar das próximas reuniões, fique atento às mídias sociais do SINJUS!


