CÍRCULO DO LIVRO

NESTA 4ªF. TEM DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

segunda-feira, 27/09/21 16:00 Ilustração com fundo amarelo opaco e ao centro representações de um exemplar deitado e outro em pé do livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, da autora Martha Batalha. Acima está a logo do Núcleo das Mulheres do SINJUS. Conteúdo textual: Dia 29 de setembro, quarta-feira, às 19h, pela plataforma Google Meet.

Foto: Freepik

O Círculo do Livro vai debater no encontro desta quarta-feira, 29 de setembro, um dos assuntos mais presentes no universo feminino: as violências sofridas pelas mulheres. Muitas sofrem caladas, o que torna essencial discutir o assunto para salvar vidas. Por isso, vamos analisar o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, da autora Martha Batalha. Nossa discussão começa às 19h, pela plataforma Google Meet. Neste encontro teremos a participação especial da jornalista e escritora Leida Reis. Clique aqui e acesse a sala no dia e no horário marcado.

Sobre o livro

Feito raro para um romance de estreia, o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão é festejado internacionalmente antes de chegar às livrarias brasileiras, com os direitos já vendidos para mais de dez editoras estrangeiras. 

Rio de Janeiro, anos 1940. Guida Gusmão desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Mas nenhuma das duas parece feliz em suas escolhas. 

A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a própria vida, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha.

Enquanto acompanhamos as desventuras de Guida e Eurídice, somos apresentados a uma gama de figuras fascinantes: Zélia, a vizinha fofoqueira, e seu pai Álvaro, às voltas com o mau-olhado de um poderoso feiticeiro; Filomena, ex-prostituta que cuida de crianças; Luiz, um dos primeiros milionários da República; e o solteirão Antônio, dono da papelaria da esquina e apaixonado por Eurídice.

Sobre a convidada especial

Leida Reis é autora de oito livros, dentre eles dois romances, dois de contos, três infantis e o seu primeiro título de poesia, lançado neste ano: A casa dos poetas minerais. Jornalista com 26 anos de atuação, criou a Páginas Editora, que começou a publicar em 2017, e a Livraria Páginas, aberta em 2020. Leida também criou o Clube do Livro Infantil Solidário (Clis), que leva livros a crianças de um abrigo. Teve atuação na área literária como jurada de concursos, curadora de eventos e foi vice-presidente da Câmara Mineira do Livro.

Faça parte do Núcleo das Mulheres

O Núcleo das Mulheres do SINJUS tem o objetivo de promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Além de fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres, uma das diretrizes do Núcleo é apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas.

Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!

 

Notícias relacionadas

Fundo em tom roxo com marcas claras de mandalas orientais e, em destaque, foto da professora de Yoga Fátima Macedo (mulher de pele clara, cabelos loiros, sorrindo, trajando calça e blusa brancas, em posição de meditação). Conteúdo textual: Aulas de Yoga para o Núcleo das Mulheres. Período de inscrições de 24 a 30 de setembro. Aulas às terças-feiras, às 16h, pela ferramenta Zoom. Início das aulas em 5 de outubro.
NÚCLEO DAS MULHERES ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AULAS DE YOGA ONLINE. PARTICIPE! sexta-feira, 24/09/21 18:54 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG abriu inscrições para as aulas de Yoga online ministradas pela professora Fátima Macedo, do Instituto de Yoga de Belo Horizonte, parceiro do Sindicato há mais de cinco anos. As aulas vão acontecer ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...
Na imagem estão os últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com um letreiro vermelho onde está escrito TJMG em branco. Ao fundo, estão uma parte da Serra do Curral com vegetação verde e edifícios vizinhos ao Tribunal. Conteúdo textual: ATUALIZAÇÃO - Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível. ATUALIZAÇÃO Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível segunda-feira, 22/04/24 12:21 Servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já podem realizar ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco