URGENTE!

NESTA 5ªF.: LIVE DEBATE PECS QUE AMEAÇAM SERVIDORES

segunda-feira, 08/02/21 18:30

Servidor, você já deve ter percebido o quanto estamos falando sobre os ataques que o governo federal e o Congresso Nacional estão preparando contra o funcionalismo público e toda a sociedade, por meio da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e da PEC Emergencial (PEC 186/2019). A repetição dos assuntos não é à toa: as propostas ameaçam direitos dos servidores públicos e o acesso da população à saúde e educação, por exemplo. 

Os retrocessos são graves e pedem uma mobilização intensa da categoria, pois, ao que tudo indica, as PECs vão tramitar de forma célere no Congresso. Inclusive, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) prometeu enviar a Reforma Administrativa para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro. Por isso, os servidores precisam se mobilizar.

A fim de esclarecer à categoria os riscos que estamos correndo, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, convidam o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Thiago Rodarte para a próxima “Live do SINJUS”. A transmissão será nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, às 19 horas, no Canal do SINJUS-MG no YouTube. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Prioridades

Mesmo antes de serem eleitos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, já falavam que dariam prioridade à votação de “matérias importantes para a recuperação econômica do País”, citando, entre elas, a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial.

Em visita a Belo Horizonte na última sexta-feira, 5 de fevereiro, Pacheco cumpriu agenda de reuniões com o governador Romeu Zema (Novo), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV). À imprensa, o senador afirmou que este é o momento ideal para projetar e discutir pautas históricas para Minas e também as reformas nacionais. “Discutimos a pauta do país, e que obviamente interessa a Minas Gerais, como a reforma tributária, a reforma administrativa, propostas de emendas à Constituição que tratarão de rediscutir o pacto federativo e o ajuste fiscal. É importante ter unidade de esforços para realizarmos as necessidades do estado, como o Rodoanel, o Anel Rodoviário, o metrô, o Tribunal Regional Federal, as barragens do Norte de Minas, a duplicação da BR-381, obras que estamos esperando há tantos anos”, disse Pacheco.

Movimento a Serviço do Brasil

Em seus últimos pronuciamentos, os líderes da Câmara e do Senado continuam reafirmando a intenção de aprovarem a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial ainda neste semestre. O Movimento a Serviço do Brasil – grupo que defende os interesses do funcionalismo e do qual o SINJUS-MG faz parte – tem a intenção de mostrar para a sociedade o impacto das mudanças, por exemplo, no atendimento na ponta. Exemplo disso é o corte de jornada e salário de servidores que significa, na prática, menos médicos, enfermeiros, professores…

O Movimento defende que a discussão das matérias tenha espaço para os diversos pontos de vista. Um dos principais pontos criticados e que deve pautar as discussões é a flexibilização de contratação em cargos comissionados e a estabilidade.

Confira aqui as novas ações do Movimento a Serviço do Brasil.

Vote contra as ameaças!

O servidor também pode ajudar nessa mobilização, votando contra as propostas no site do Senado Federal. Pressione os parlamentares, dizendo NÃO à Reforma Administrativa e à PEC Emergencial!

Vote contra a PEC Emergencial (PEC 186/2019)

Vote contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)

Fonte: SINJUS com informações dos jornais Metrópoles e Hoje em Dia

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco