PARTICIPE!

NÚCLEO DA MULHER LANÇA PROJETO CÍRCULO DO LIVRO

segunda-feira, 14/09/20 14:32

Um dos principais compromissos da atual gestão, desde que foi criado, o Núcleo da Mulher do SINJUS-MG está trabalhando a todo o vapor e promovendo iniciativas que beneficiam diretamente as servidoras. Agora, o mais novo projeto é o Círculo do Livro, com encontros mensais dedicados ao prazer da leitura, mas também às reflexões propostas pela literatura.  Se você já é integrante do Núcleo da Mulher e quer participar desse projeto, confirme os seus dados no final desta página, mas, se você ainda não fez o seu cadastro, clique aqui e saiba como fazer parte e aproveitar esse e outros muitos benefícios exclusivos.

Toda última quarta-feira do mês, no horário fixo das 19h, o Círculo do Livro vai realizar encontros entre as participantes para analisar e debater um livro específico. Neste mês, a obra em questão será “Por que lutamos”, da jornalista e ex-deputada federal Manuela d’ Ávila. Devido à pandemia, a primeira reunião, no dia 30 de setembro, será pela plataforma Google Meet. A atividade será conduzida pela editora da Quintal Edições e bacharel em Letras, Carol Magalhães.

“Vamos propor e discutir livros que tragam conhecimento, entendimento de mundo e que promovam uma consciência cidadã. Será um espaço de aprendizado conjunto e de interação. Muitas servidoras já têm o hábito da leitura, por isso será como um clube, onde poderemos expor nossas impressões para outras pessoas que também compartilham o gosto pela leitura”, afirma a coordenadora do Núcleo da Mulher do SINJUS, Cristiane Sampaio.

Benefícios da leitura

Segundo estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, ler diminui em cerca de 68% os níveis de estresse, pois promove a queda na frequência cardíaca e o relaxamento muscular. Mergulhar nos livros também estimula o cérebro e reduz as probabilidades ou consequências de doenças neurodegenerativas. Durante a leitura, aumenta o fluxo sanguíneo em diferentes áreas do cérebro, estimulando as conexões neurais e a criatividade.

Ler também desenvolve o senso crítico, o poder de análise e síntese, amplia o vocabulário e aflora a capacidade de empatia no ser humano. De acordo com estudo publicado na revista Psychology Today, as pessoas que passam a ler com mais frequência aumentam a sua habilidade de se colocar no lugar do outro, de se solidarizar e de compreender diferentes visões, crenças e culturas.

Sobre a facilitadora

​Carolina Santos Magalhães Rocha, a Carol Magalhães, possui formação acadêmica em Produção Editorial (Comunicação Social), pelas Faculdades Promove, e em Letras, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é editora na Quintal Edições, inaugurada em 2015, com uma missão específica: ser uma casa especializada na publicação de livros produzidos por mulheres (clique aqui e veja mais). De lá para cá, não só o conteúdo tem seguido essa premissa, mas até o design das obras têm sido confeccionados também por uma equipe feminina. A ideia é manter a coerência e contemplar todas as etapas da cadeia produtiva do livro a partir dessa mesma perspectiva.

Além do seu trabalho na Quintal Edições, Carol Magalhães realiza consultoria editorial, produção editorial e revisão de forma autônoma, desde 2015. Também possui experiência em organização de eventos literários como saraus, feiras e lançamentos.

COMO PARTICIPAR

O Círculo do Livro é exclusivo para as filiadas do SINJUS e integrantes do Núcleo da Mulher (Clique aqui e saiba como fazer parte). O encontro será pela plataforma Google Meet. O link da sala virtual será enviado às inscritas no e-mail informado no formulário. Chame as suas colegas servidoras e participe!

Notícias relacionadas

NÚCLEO DA MULHER SESSÃO DE TERAPIA É SUCESSO ENTRE AS PARTICIPANTES quarta-feira, 19/08/20 18:51 O Núcleo da Mulher do SINJUS-MG promoveu, nessa terça-feira, dia 18 de agosto, a primeira sessão de terapia em grupo, e todas as participantes fizeram questão de deixar clara a sua satisfação com esse novo serviço do Sindicato. O ... leia mais

Convênios

ver mais
Top