CONFRATERNIZAÇÃO

NÚCLEO DAS MULHERES CELEBRA ANO DE LUTAS E CONQUISTAS

sexta-feira, 24/11/23 17:19 Fotografia da confraternização do Núcleo das Mulheres com o semblante de contentamento, no terraço do Edifício Acaiaca, ao fundo se vê a janela com a paisagem do céu.

Em 2023, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG passou por grandes renovações, construindo coletivamente um espaço de escuta e acolhimento para todas as filiadas. Para celebrar, o grupo realizou uma confraternização cercada de diversão durante o evento “Fim de Tarde no Terraço Acaiaca”, na última quarta-feira, 22 de novembro. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, recordar as vitórias do ano e solidificar os laços do grupo, fortalecendo a união e a colaboração entre todas.

O evento foi realizado no emblemático Edifício Acaiaca, um local que se entrelaça com a história de Belo Horizonte. Com o pôr do sol ao fundo, o grupo participou de um animado happy hour embalado por um repertório de música ao vivo no saxofone, em um ambiente descontraído que foi essencial para criar a atmosfera de celebração e confraternização entre as filiadas.

“O NM foi criado na pandemia, e é muito bom encontrar com as mulheres que estão aqui desde o início. Todas estavam sorrindo, o som estava maravilhoso e eu pude beber uma taça de espumante com as queridas colegas em um dos cartões postais de BH! Foi um momento inesquecível!”, afirma a integrante do NM, Valéria Carvalho.

Para a coordenadora do NM, Janaína Torres, a confraternização de fim de ano foi uma oportunidade para relembrar as conquistas e os encontros ocorridos durante 2023. 

“Ser mulher é difícil, mas se torna muito gratificante quando temos exemplos de força feminina ao nosso lado. Por isso, durante todo o ano, nos esforçamos para trazer várias ações que uniram o Núcleo das Mulheres e fortaleceram a nossa luta diária dentro e fora do Tribunal. A comemoração de hoje é resultado da participação de todas nessa construção”, destaca. 

“A correria do trabalho muitas vezes nos faz esquecer das maravilhas que nossa cidade oferece. Visitar o Acaiaca foi um lembrete encantador da beleza de BH e foi muito especial  compartilhar isso com minhas amigas do SINJUS. As novas propostas do Núcleo têm sido excelentes e isso está refletido em momentos como este”, afirma Janaína Terra, que esteve presente no encontro.

União e coletividade

Com a posse da nova Diretoria Colegiada, em maio de 2023, o Núcleo das Mulheres adotou uma abordagem mais dinâmica ao designar duas coordenadoras: Adriana Teodoro, diretora administrativa, e Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas. Essa mudança desencadeou reformulações que transformaram o NM em um centro de promoção cultural, entretenimento, discussões políticas e atividades de lazer para as filiadas.

“Nossa intenção ao assumir o Núcleo das Mulheres foi criar um espaço colaborativo para discutir e compartilhar experiências. Nosso foco é a defesa dos direitos das servidoras do Judiciário mineiro e a busca pela igualdade de gênero na sociedade. Por isso, estamos empenhadas em desenvolver ações, eventos e projetos que possam nos unir cada vez mais e ampliar as nossas vozes”, afirma Adriana Teodoro. 

Além de campanhas de combate à violência de gênero e ao machismo, que impactam a vida das mulheres diariamente, o NM promoveu diversos encontros para estimular a participação de todas. Um exemplo foi o CineFem, um projeto que visa fortalecer a cultura, exibindo filmes com temáticas feministas e realizando debates acerca das questões abordadas nas obras.

A estreia do CineFem ocorreu em outubro, reunindo diversas filiadas para discutir como a representação das mulheres na sociedade é retratada no cinema. Relembre aqui. 

Para Sidneia Simões, a participação das mulheres é essencial para criar a atmosfera de irmandade no Núcleo. “O sentimento de pertencimento é essencial para todas nós. É o que nos fortalece e nos impulsiona, seja nos momentos desafiadores de luta, seja nas celebrações. Para mim, esses encontros renovam nossos laços e nos dão energia para buscar novas conquistas”, afirma. 

Quer fazer parte do Núcleo das Mulheres do SINJUS? Clique aqui e contribua com a representatividade feminina entre as servidoras do TJMG e do TJMMG. 

Últimas notícias

ver mais
No primeiro plano há um gráfico com duas setas, uma ascendente na cor verde marcada como Produtividade e outra descendente na cor vermelho onde está escrito valorização. No segundo plano há a imagem do edifício sede do tribunal de Justiça de Minas Gerais. DESVALORIZAÇÃO TJMG SUPERA METAS DE PRODUTIVIDADE, MAS NEGLIGENCIA DIREITOS DOS SERVIDORES quinta-feira, 22/02/24 17:56 Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Registro de uma sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal, com os ministros vestidos com togas pretas sentados em uma mesa, o ambiente aparenta muita formalidade. Sobre essa imagem há um selo preto grande que simula um adesivo, nele há a mensagem "Não ao RRF!". NÃO AO RRF! STF CONFIRMA AMPLIAÇÃO DO PRAZO DE SUSPENSÃO DA DÍVIDA DE MG, E SINDICATOS COBRAM ACORDO quarta-feira, 21/02/24 17:49 Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou nessa terça-feira, dia ...
montagem mostra uma mulher negra de costas, vestida com uma blusa branca, ela tem um laptop à sua frente e está com as mãos sobre o teclado, as unhas dela estão pintadas com esmalte vermelho. Na tela do computador, há uma tela onde há quatro pessoas, participantes de uma live do Sindicato SINTAJ-PB, em um dos quadros está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos bem curtos e barba bem curta. Conteúdo textual: Isonomia - Alexandre Pires defende Auxílio-Saúde digno para servidores do Judiciário em live do SINTAJ-PB. ISONOMIA ALEXANDRE PIRES DEFENDE AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO EM LIVE DO SINTAJ-PB quarta-feira, 21/02/24 15:06 FOTO: DC Studio / Freepik Nessa segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o coordenador-geral do ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco