FENAJUD

NÚCLEO DAS MULHERES DO SINJUS É DESTAQUE EM ENCONTRO NACIONAL DE SINDICALISTAS

terça-feira, 03/06/25 20:05 A imagem mostra uma grande reunião de mulheres sindicalistas em um auditório, com bandeiras de diversos sindicatos estendidas no chão. Ao centro, destaca-se a faixa do Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais da FENAJUD. Na parte inferior, em destaque, cinco mulheres do SINJUS-MG sentadas participam ativamente das discussões. O texto informa que o Núcleo das Mulheres do SINJUS foi destaque neste encontro nacional de sindicalistas.

Com protagonismo e voz ativa, diretoras e filiadas do SINJUS-MG marcaram presença no Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais do Judiciário, promovido pela Fenajud nessa segunda-feira, dia 2 de junho, em Brasília. O evento reuniu lideranças femininas de todo o País para debater temas urgentes relacionados ao papel das mulheres no sindicalismo, aos desafios nos espaços de poder e às estratégias coletivas de resistência no Judiciário.

Durante a programação, o Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS foi apresentado como exemplo de iniciativa voltada para a formação política e o fortalecimento da atuação sindical das servidoras. As coordenadoras Adriana Teodoro e Janaína Torres compartilharam a trajetória do NM, criado em 2020, e suas múltiplas ações.

“Eu acredito muito na força e na união das mulheres, e o Núcleo das Mulheres do SINJUS tem como objetivo principal o empoderamento feminino por meio de instrumentos de formação política das integrantes”, destacou Adriana Teodoro, que também responde pela Diretoria Administrativa do SINJUS.

A apresentação ressaltou as atividades que têm gerado engajamento entre as filiadas, como o Papo Aberto, as sessões de terapia em grupo, os eventos culturais, como o CineFem, e as atividades esportivas, como o passeio de bicicleta e o trekking.

“A escuta é um pilar central. Estamos em constante diálogo e fazemos enquetes com as filiadas para identificar demandas e ajustar o nosso Núcleo de forma que as ações possam impactar cada integrante”, complementou Janaína Torres, que também é diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS.

Debates para instrumentalizar a luta

O encontro promovido pela Fenajud foi importante para reforçar que a construção de um Judiciário inclusivo e democrático passa, necessariamente, pela valorização das servidoras e das lideranças femininas, bem como pela institucionalização de políticas de equidade de gênero nas instituições. A troca de experiências entre especialistas e sindicalistas de diferentes regiões do Brasil certamente vai contribuir para a formação de uma rede nacional de apoio e articulação entre os coletivos de mulheres do Judiciário.

Delegação do NM do SINJUS: Keli Honorato, Patrícia Oliveira, Adriana Teodoro, Janaína Torres e Cleonice Amorim

A programação incluiu quatro mesas temáticas conduzidas por pesquisadoras de referência. A doutora em História Suzana do Nascimento Veiga abriu os debates com a mesa “Mulheres, Trabalho e Sindicalismo: uma história que não começou ontem”, traçando um panorama histórico da participação feminina nas lutas trabalhistas e sindicais no Brasil.

Em seguida, a mesa “Violência Política Contra as Mulheres nos Espaços de Poder: reconhecer para enfrentar” foi conduzida por mestra em História Manoela Veras, que abordou os mecanismos de silenciamento e resistência vividos pelas mulheres nas estruturas institucionais e políticas, incluindo o movimento sindical.

“É importante nos conscientizarmos sobre as estruturas e os entraves sociais que se impõem sobre as mulheres. Temos todo um arcabouço que nos engessa, mas, primeiro, temos que ter consciência para romper com essas amarras”, ressaltou a integrante do Núcleo das Mulheres do SINJUS, Cleonice Amorim, contribuindo com as discussões.

À tarde, Bruna Santiago Franchini, mestra em Política das Mulheres, trouxe reflexões potentes na mesa “Construir comunidade: a política relacional das mulheres”. A palestrante destacou a importância das redes de apoio e das vivências femininas como fontes legítimas de conhecimento e mobilização.

Na quarta mesa, coletivos de mulheres do Judiciário compartilharam experiências concretas de organização e atuação, entre elas o Núcleo das Mulheres do SINJUS. O momento serviu para troca de estratégias e incentivo à criação de outros espaços semelhantes nos estados.

Para o SINJUS, o Encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais do Judiciário reafirma a importância da luta por espaços seguros e plurais de participação feminina em todas as instituições e esferas de Poder. Por isso, o Sindicato seguirá promovendo ações para amplificar o alcance das vozes das servidoras do Judiciário mineiro e consolidar o protagonismo do Núcleo das Mulheres na luta sindical. Acompanhe as nossas mídias e fique por dentro de todas as novidades do NM.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: A imagem mostra uma celebração alegre do Núcleo das Mulheres (NM), com destaque para o aniversário de 5 anos do coletivo. Em um espaço ao ar livre com tenda, várias mulheres posam sorridentes para fotos, vestidas com roupas coloridas e alegres, muitas segurando copos. Outras dançam e se divertem ao som do samba. O texto sobreposto diz: “NM comemora aniversário com encontro pra ficar na memória”, destacando o clima festivo e acolhedor do evento. A atmosfera é de confraternização, empoderamento feminino e valorização das conquistas do grupo.
5 anos! NM comemora aniversário com encontro pra ficar na memória quarta-feira, 07/05/25 18:23 Em uma tarde especial na sede da ABESC, filiadas ao SINJUS-MG que integram o Núcleo das Mulheres (NM) se reuniram para comemorar os cinco anos de existência do grupo que nasceu da luta por equidade e se transformou em ... leia mais
A imagem mostra uma grande reunião de representantes do SINJUS e da FENAJUD em uma sala de conferência iluminada. Aproximadamente 40 pessoas estão reunidas, em pé e sorrindo para a foto, atrás de uma longa mesa com toalha azul escura. Faixas e banners dos sindicatos estão fixados na parede ao fundo.
CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM PLANO DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA JUSTIÇA ESTADUAL terça-feira, 01/04/25 17:00 FOTO: Fenajud Nos dias 28 e 29 de março de 2025, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), em parceria com o Serjal (AL), realizou o Conselho de Representantes em Maceió (AL). O encontro reuniu lideranças ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem mostra um registro do último encontro do NAP do SINJUS, dedicada ao tema do autoconhecimento e concentração. O encontro reuniu filiados em um ambiente acolhedor, onde práticas coletivas e exercícios guiados estimularam reflexões pessoais e fortalecimento do bem-estar. BEM-ESTAR NAP PROMOVE REUNIÃO SOBRE AUTOCONHECIMENTO E CONCENTRAÇÃO quarta-feira, 17/09/25 19:01 Nessa terça-feira, dia 16 de setembro, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...
A imagem mostra uma sessão do Órgão Especial do TJMG, onde foi aprovada a proposta orçamentária do Tribunal para 2026. O registro destaca a formalidade da reunião, com os(as) desembargadores(as) em plenário e a presença de assessores(as) e servidores(as) de apoio, enquanto um telão exibe em destaque o presidente da sessão. DIREITO DOS SERVIDORES PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO TJMG PARA 2026 É APROVADA NO ÓRGÃO ESPECIAL quarta-feira, 17/09/25 18:52 Na sessão desta quarta-feira, dia 17 de setembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco