AVANÇOS

ÓRGÃO ESPECIAL APROVA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS DOS SERVIDORES

quarta-feira, 26/10/22 19:28 Em pé em frente uma parede de madeira estão (da esquerda para a direita): Felipe Rodrigues, diretor de Finanças do SINJUS-MG, Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG, Desembargador José Arthur Filho, presidente do TJMG, Eduardo Rocha, diretor-geral do SINDOJUS/MG, Rui Viana, 1º vice-presidente do SERJUSMIG e Alexandre Pires, coordenador geral do SINJUS-MG.

O dia de hoje foi de agenda movimentada e avanços importantes na luta dos servidores do Judiciário mineiro. Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, representantes do SINJUS-MG, do SERJUSMIG e do SINDOJUS/MG se reuniram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na Mesa de Negociações e garantiram novidades em relação à Promoção Vertical (PV) e outras demandas da categoria. Já na parte da tarde, o destaque foi a aprovação do anteprojeto de lei da Data-Base 2022 no Órgão Especial (OE) do Tribunal, além de outros direitos.

No encontro da Mesa de Negociações de outubro, os dirigentes sindicais e os representantes do Tribunal evoluíram em tratativas acerca de itens da Pauta de Reivindicações conjunta. Em relação à PV 2021, ficou acordado que a lista de inscritos e não conhecidos será disponibilizada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) nesta sexta-feira, 28 de outubro. Já em relação à PV 2022, as inscrições para o processo serão abertas em março de 2023, ocasião em que já se espera ter publicado o resultado inicial do certame anterior.

A novidade para os servidores que querem notícias sobre novo concurso para o Órgão é que o termo de referência para licitação do certame ficará pronto no início de novembro. A previsão é de publicação do edital e realização do concurso no primeiro semestre de 2023, para os cargos de Oficial Judiciário e Comissário da Infância e Juventude. 

Em relação aos Auxílios-Saúde e Transporte, os Sindicatos reafirmaram a necessidade de urgência no envio de Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) propondo a retirada da limitação ao índice inflacionário para reajuste por meio de ato próprio.

Estiveram presentes na tratativa o Juiz Auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral, o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares. Pelas entidades sindicais, participaram Eduardo Couto, presidente do SERJUSMIG, Felipe Galego, Vice-Presidente do SERJUSMIG, o coordenador geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, além do diretor de Finanças, Felipe Rodrigues e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha.

Órgão Especial

Já na parte da tarde, os dirigentes sindicais voltaram à Unidade Afonso Pena para acompanhar a sessão do Órgão Especial. O anteprojeto de lei da Data-Base 2022 foi aprovado com índice de 12,13% (IPCA do período) e agora segue para a ALMG. 

“A inflação acumulada faz o servidor perder o poder de compra. Então, garantir o índice foi fundamental para repor as perdas do período. A luta agora será na Assembleia. Tenho certeza que poderemos contar com a mobilização da categoria para garantir a aprovação da Data-Base de forma célere”, apontou Alexandre.

Também foram aprovadas a indenização de férias-prêmio não gozadas no momento da aposentadoria, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Tribunal, e a conversão de período especial para cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores com deficiência. 

Após a sessão, os representantes foram recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho, que anunciou outras novidades. Atendendo ao pleito dos Sindicatos, a proposta de desvinculação de reajuste dos Auxílios Saúde e Transporte das perdas inflacionárias será encaminhada para apreciação da Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, em novembro.

“A retirada dessa limitação é uma demanda dos sindicatos desde a criação dos auxílios saúde e transporte, quando uma emenda parlamentar a inseriu sem que estivesse no projeto inicial. Considerando que os recursos para o pagamento dessas parcelas indenizatórias são próprios do Tribunal, a retirada da trava é medida justa e importante para permitir ao Tribunal avançar na isonomia entre magistrados e servidores quanto à política institucional de saúde.”, afirma o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues.

Segundo a Presidência do TJ, também foi autorizada a identificação de processos judiciais em tramitação nas duas instâncias que envolvam indenização de férias prêmio não gozadas para busca de solução consensual, evitando prolongamento desnecessário do processo.

Acompanharam a sessão do OE, pelo SINJUS: o coordenador-geral, Alexandre Pires, o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, o Diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira; a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro; o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Araújo, e o diretor de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar; Pelo SERJUSMIG, o presidente, Eduardo Couto, e o 1º vice-presidente, Rui Viana, e pelo SINDOJUS/MG, o diretor-geral, Eduardo Rocha.

SINDICATO É PRA LUTAR

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco