PREVENÇÃO

OUTUBRO ROSA NO SINJUS: CONSCIENTIZAÇÃO E PODER

quinta-feira, 01/10/20 18:02

O SINJUS-MG deu início, nesta quinta-feira, 1º de outubro, às ações de conscientização sobre o câncer de mama, dentro do “Outubro Rosa”. A campanha, que acontece anualmente no mundo todo, busca alertar a sociedade sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As imagens das redes sociais do Sindicato já foram trocadas e agora incluem o laço rosa – símbolo da campanha. Durante todo o mês, serão divulgados posts e matérias, produzidos em parceria com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

Conscientização

Ser do sexo feminino e ter a idade avançada são os principais fatores de risco associados ao câncer de mama. Portanto, todas as mulheres têm risco de desenvolvê-lo. Entretanto, existem outros fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de mama, entre os quais se destacam:

– História familiar (especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau –  mãe, irmã ou filha – foram acometidas antes dos 50 anos de idade).

– Início precoce dos ciclos menstruais (idade da primeira menstruação menor que 11 anos).

– Menopausa (última menstruação) tardia (após 50 anos).

– Primeira gravidez após os 30 anos.

– Nunca ter engravidado.

– Tratamentos hormonais prolongados ou irregulares (sem supervisão médica adequada).

– Ingestão regular de álcool.

Dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados. Em 2018, foram estimadas mais de 627 mil mortes em decorrência da doença. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Para 2020, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

O diagnóstico precoce aumentam as chances de cura em 95%. O autoexame é uma importante ferramenta de detecção de possíveis mudanças no corpo, mas não substitui a mamografia, que deve ser realizada periodicamente. Confira aqui como fazer o autoexame. 

Servidoras filiadas ao Sindicato que possuem o convênio Unimed têm isenção do custo adicional para realizar a mamografia. Consulte aqui onde realizar o exame.

Poder

Como parte das ações da Campanha, o SINJUS vai promover uma homenagem às guerreiras que estão na batalha ou que já conseguiram superar essa grave doença. Para isso, o Núcleo da Mulher do Sindicato firmou parceria com o fotógrafo Alexandre Rust, idealizador do Projeto Poderosas, e vai oferecer um dia especial com um ensaio fotográfico e mimos para eternizar o momento. Confira todas as informações aqui.

Participe do Outubro Rosa! Acompanhe o material nas nossas redes sociais. Compartilhe o conteúdo e dissemine informações sobre o tema.

Notícias relacionadas

PODEROSAS SINJUS HOMENAGEIA GUERREIRAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER segunda-feira, 28/09/20 17:45 O próximo mês será marcado pela Campanha Outubro Rosa, uma iniciativa que busca sensibilizar a população para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. Neste ano, além de aderir à campanha, o SINJUS-MG vai promover uma homenagem ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco