PREVENÇÃO

OUTUBRO ROSA NO SINJUS: CONSCIENTIZAÇÃO E PODER

quinta-feira, 01/10/20 18:02

O SINJUS-MG deu início, nesta quinta-feira, 1º de outubro, às ações de conscientização sobre o câncer de mama, dentro do “Outubro Rosa”. A campanha, que acontece anualmente no mundo todo, busca alertar a sociedade sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As imagens das redes sociais do Sindicato já foram trocadas e agora incluem o laço rosa – símbolo da campanha. Durante todo o mês, serão divulgados posts e matérias, produzidos em parceria com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).

Conscientização

Ser do sexo feminino e ter a idade avançada são os principais fatores de risco associados ao câncer de mama. Portanto, todas as mulheres têm risco de desenvolvê-lo. Entretanto, existem outros fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de mama, entre os quais se destacam:

– História familiar (especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau –  mãe, irmã ou filha – foram acometidas antes dos 50 anos de idade).

– Início precoce dos ciclos menstruais (idade da primeira menstruação menor que 11 anos).

– Menopausa (última menstruação) tardia (após 50 anos).

– Primeira gravidez após os 30 anos.

– Nunca ter engravidado.

– Tratamentos hormonais prolongados ou irregulares (sem supervisão médica adequada).

– Ingestão regular de álcool.

Dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados. Em 2018, foram estimadas mais de 627 mil mortes em decorrência da doença. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Para 2020, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

O diagnóstico precoce aumentam as chances de cura em 95%. O autoexame é uma importante ferramenta de detecção de possíveis mudanças no corpo, mas não substitui a mamografia, que deve ser realizada periodicamente. Confira aqui como fazer o autoexame. 

Servidoras filiadas ao Sindicato que possuem o convênio Unimed têm isenção do custo adicional para realizar a mamografia. Consulte aqui onde realizar o exame.

Poder

Como parte das ações da Campanha, o SINJUS vai promover uma homenagem às guerreiras que estão na batalha ou que já conseguiram superar essa grave doença. Para isso, o Núcleo da Mulher do Sindicato firmou parceria com o fotógrafo Alexandre Rust, idealizador do Projeto Poderosas, e vai oferecer um dia especial com um ensaio fotográfico e mimos para eternizar o momento. Confira todas as informações aqui.

Participe do Outubro Rosa! Acompanhe o material nas nossas redes sociais. Compartilhe o conteúdo e dissemine informações sobre o tema.

Notícias relacionadas

PODEROSAS SINJUS HOMENAGEIA GUERREIRAS NA LUTA CONTRA O CÂNCER segunda-feira, 28/09/20 17:45 O próximo mês será marcado pela Campanha Outubro Rosa, uma iniciativa que busca sensibilizar a população para a necessidade de prevenção contra o câncer de mama. Neste ano, além de aderir à campanha, o SINJUS-MG vai promover uma homenagem ... leia mais

Convênios

ver mais
Top