MOMENTO DECISIVO

PARECER É DISTRIBUÍDO EM AVULSO E RRF DEVE SER VOTADO NESTA 4ª F, ÀS 11H, NA FFO

terça-feira, 12/12/23 17:51 Fotografia com servidores segurando cartazes contra o RRF.

Estamos na reta final da luta contra a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e, por isso, precisamos intensificar a pressão sobre as deputadas e os deputados estaduais. Após a mobilização dos servidores na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira, 12 de dezembro, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) adiou a apreciação das emendas apresentadas ao PL 1.202/2019 e ao PLC 38/2023 em Plenário. A votação dos textos foi marcada para esta quarta-feira, 13 de dezembro, às 11h. Por isso, compareça à ALMG, fortaleça a luta e a pressão sobre os parlamentares dizendo não à destruição do serviço público.

Assim como em reuniões anteriores, nesta terça-feira, a sessão da FFO foi suspensa para discussões entre a base governista e os deputados de oposição aos projetos. Ao retomar a sessão, o presidente da Comissão, deputado Zé Guilherme (PP), avocou a relatoria dos dois projetos e distribuiu seus pareceres em avulso, convocando uma nova reunião para as 11h desta quarta-feira. Com essa decisão, os projetos estarão prontos para serem votados na FFO e, se aprovados, poderão ser incluídos na pauta da próxima sessão do Plenário.

“O momento é decisivo! Os próximos dias na ALMG são de batalha contra o RRF e não podemos deixar de comparecer e lutar pelo serviço público e pela autonomia do nosso estado. Somente a presença massiva dos servidores pode reverter esse cenário onde os nossos direitos serão retirados. Nesta quarta-feira, às 11h, vamos pressionar os representantes do Legislativo e barrar o RRF”, convoca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Zema e AGE “erram” e comprometem negociação do prazo da dívida 

O Superior Tribunal Federal (STF) determinou, em junho do ano passado, que Minas Gerais teria o prazo máximo até dia 20 de dezembro para referendar a habilitação do estado para aderir ao RRF. Para que isso ocorra, o PL do RRF e o PLC do Teto de Gastos devem ser aprovados em Plenário da ALMG em primeiro e segundo turnos.

Na semana passada, o governador Romeu Zema (Novo) protocolou, junto ao STF, um pedido de prorrogação do prazo final para a retomada do pagamento da dívida de Minas Gerais, solicitando mais 120 dias. Contudo, na sessão desta terça-feira da FFO, os deputados de oposição ao RRF denunciaram que a petição foi feita incorretamente, em uma ação que já havia transitado em julgado.

Segundo os deputados, a Procuradoria da ALMG apontou o erro à Advocacia-Geral do Estado (AGE), mas foi ignorada. Agora, a AGE foi informada pelo gabinete do ministro do STF Kássio Nunes Marques que a petição com o pedido de prorrogação deveria ter sido feita diretamente ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Na avaliação da oposição, esse erro está atrelado a uma estratégia de política do governo do estado para diminuir o tempo entre os turnos de votação no Plenário e evitar que os deputados da base governistas sejam pressionados e mudem seus votos na véspera do término do prazo.

“Esse foi um erro muito primário, que indica total despreparo do Executivo e da AGE ou mesmo má-fé. Nos dois casos, fica clara a falta de comprometimento do governador em realmente resolver a dívida do estado, como tem declarado na imprensa. A verdadeira intenção é acelerar a tramitação na Assembleia às vésperas do prazo do STF. Por isso, a presença da categoria é fundamental para demonstrar que essas manobras não serão suficientes para diminuir a nossa força”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues.

PARTICIPE DA LUTA

Neste momento, é fundamental unirmos forças para marcar presença na ALMG. Junte-se aos dirigentes do SINJUS nesta quarta-feira, dia 13/12, às 11h, no Plenarinho IV, durante a reunião da FFO, em defesa de seus direitos e do serviço público.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco