PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA SOBRE ACESSIBILIDADE EM AEROPORTOS E AVIÕES

quarta-feira, 12/03/25 12:49 Um homem em uma cadeira de rodas está em um aeroporto, observando através de uma grande parede de vidro um avião estacionado na pista. Ele veste uma camisa clara e calça bege. O céu está azul com algumas nuvens, e a estrutura do aeroporto é moderna, com amplas janelas que permitem a visão do lado externo, onde há mais aviões e equipamentos de solo.

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS convoca a sociedade para contribuir com a melhoria da acessibilidade do transporte aéreo no País. Está aberta até o dia 27 de março a Consulta Pública nº 02/2025 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que propõe a modernização dos procedimentos de assistência a passageiros com necessidades especiais. Essa atualização tem o objetivo de reduzir barreiras e promover o acesso igualitário. A sua contribuição pode ser enviada por meio do Portal Participa + Brasil (acesse aqui).

Para o coordenador do NPD do SINJUS, Alex Aguiar, essa é uma oportunidade para que as pessoas com deficiência influenciem de forma direta a regulação do setor.

“No Brasil, infelizmente, há ainda muitas barreiras que precisam ser derrubadas, e muitas delas estão nos aviões e nos aeroportos. Por isso, participar dessa iniciativa enviando sugestões para mudanças nas regras e nas exigências da Anac é tão importante. Ajude a moldar as políticas públicas de modo a tornar o transporte aéreo mais acessível e digno para todos”, convoca Alex Aguiar.

Acompanhe os debates da audiência pública

Além da consulta pública, também será realizada nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 14h, uma audiência pública híbrida que será transmitida pelo canal da Anac no YouTube (clique aqui e acesse). Os debates abordarão temas essenciais, como o uso de tecnologias assistivas e a oferta de informações acessíveis, para garantir autonomia e segurança aos passageiros.

Entre os pontos em debate, estão:

  • Fortalecimento do uso de tecnologias assistivas para embarque e desembarque, como rampas, sistemas de elevação (ambulift) e cadeiras escaladoras.
  • Não cobrança por transporte de ajudas técnicas (cadeiras de rodas, muletas, entre outros equipamentos) e assentos adicionais, quando necessários, para o passageiro com necessidade de assistência.
  • Passageiros com necessidades de assistência especial devem ter acesso igualitário e pleno ao transporte aéreo, em condição de prioridade de acesso.
  • Adequação da regra de ocupação dos assentos das saídas de emergência das aeronaves, desde que aptos a operá-las em caso de necessidade.
  • Previsão de maior segurança e dignidade para embarque e desembarque.

Programe-se para acompanhar as discussões da audiência pública e faça valer a sua voz enviando sugestões na consulta pública até o dia 27 de março. As suas contribuições poderão resultar em mais dignidade, autonomia e independência para os passageiros com deficiência.

Notícias relacionadas

Imagem de uma reunião especial realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na foto, ao centro, está o vereador de BH Wagner Ferreira (homem negro, alto de camisa branca e paletó preto) e Sônia Souza (mulher branca, baixa, loira apoiada em muletas canadenses) representando o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG junto a outros homenageados por sua atuação em prol da inclusão que estão posando em pé e segurando certificados de reconhecimento.
RECONHECIMENTO NPD DO SINJUS É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE BH POR SUA ATUAÇÃO NA LUTA POR INCLUSÃO quinta-feira, 19/09/24 18:17 Nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) por sua atuação em favor da inclusão e da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco