Agosto Lilás

PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo

terça-feira, 08/08/23 16:25 panorama da Praça da Liberdade, ponto turístico da região centro-sul de Belo Horizonte onde há uma concentração de museus e eventos culturais. Em destaque está a fonte luminosa e o coreto, ao fundo está o edifício do CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Conteúdo textual: Agosto Lilás - PBH cria protocolo para proteger mulheres em espaços de lazer e turismo.

Belo Horizonte agora conta com uma nova lei para prevenir a violência sexual contra mulheres. O Protocolo Mulheres Seguras propõe um conjunto de orientações para que bares, restaurantes, casas de shows e outros espaços, públicos e privados, possam detectar e reagir adequadamente diante de casos de importunação, assédio e agressão sexual contra mulheres ocorridos em suas dependências. 

A legislação é assinada por 24 parlamentares, entre eles o vereador de Belo Horizonte pelo PDT Wagner Ferreira, que também é diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG.

“Esperamos que grande parte dos estabelecimentos abracem o protocolo. É dever de todos assegurar que cada local de entretenimento seja um espaço inclusivo, onde todas as mulheres se sintam protegidas e respeitadas”, aponta o vereador. 

Com foco na garantia do bem-estar da vítima, o Protocolo Mulheres Seguras reafirma os direitos das mulheres, como o respeito ao seu espaço pessoal e às suas decisões, e impõe deveres aos estabelecimentos que aderirem a ele, como a identificação de situações de risco, a prestação dos devidos cuidados às vítimas e o acionamento dos órgãos de segurança pública. 

Em caso de violação, as medidas adotadas devem priorizar o melhor atendimento à vítima, com a finalidade de preservar sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica. O protocolo preconiza ainda a capacitação de profissionais, a criação de um código de alerta para uso das vítimas e a preservação de possíveis provas para eventuais processos judiciais.

A adesão ao Protocolo de bares, boates e clubes noturnos, casas de eventos e espetáculos, restaurantes, hotéis e outros espaços destinados à realização de shows, festivais ou outros eventos semelhantes é facultativa. De acordo com a norma, caberá à equipe de cada estabelecimento identificar situações de risco à integridade de usuários e garantir os devidos cuidados às vítimas de agressão sexual.

“O protocolo é muito bem-vindo e necessário, já que as mulheres querem poder se divertir nesses locais sem serem assediadas. Nenhum corpo feminino é público”, afirma Adriana Teodoro, coordenadora do Núcleo de Mulheres (NM) do SINJUS. “Esperamos que essas ações inibam os agressores. Estamos comprometidas a combater a cultura do assédio e da violência”, acrescenta Janaína Barbosa, que também coordena o NM. 

Fonte: SINJUS-MG com informações da CMBH

Últimas notícias

ver mais
SEM TABU MENOPAUSA É TEMA DO PRIMEIRO ENCONTRO DO PAPO ABERTO terça-feira, 30/04/24 10:02 Até hoje,  alguns assuntos relacionados à feminilidade são cercados por tabus, resultando em falta ...
Fotografia em um ambiente de trabalho, onde se vê uma mulher cadeirante, de pele clara, cabelos castanhos, com vestimentas sociais, segurando uma credencial e mostrando em frente a uma porta de vidro, ao lado se vê ícones que simbolizam deficiências, tais como: cadeirante, deficiência visual, auditiva. PCD SAIBA COMO INCLUIR SÍMBOLOS INTERNACIONAIS DE ACESSIBILIDADE NA SUA CARTEIRA FUNCIONAL DO TJ segunda-feira, 29/04/24 19:41 Na última segunda-feira, dia 22 de abril, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
: Sobre um fundo com degradê que vai do verde ao azul há um conjunto de papéis com a imagem do ofício conjunto encaminhado ao TJMG. Na primeira página há o logo dos sindicatos Serjusmig, SINJUS-MG e Sindojus/MG, abaixo dela há uma segunda página. APROVADOS DO TJMG Sindicatos cobram a homologação e nomeação dos candidatos do concurso Edital 1/2022 segunda-feira, 29/04/24 19:18 O imediato andamento do processo do Concurso Edital nº 01/2022 é cobrado pelas entidades ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco