PARTICIPE DA LUTA

PL QUE DESMONTA O IPSEMG E AUMENTA CONTRIBUIÇÕES PODE SER VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

quinta-feira, 06/06/24 19:14 Fotografia diurna da fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com foco na placa vertical da mesma.

Na última segunda-feira, dia 3 de junho, o SINJUS-MG e outras entidades sindicais que compõem a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público se reuniram com a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o intuito de alinhar estratégias para tentar barrar a votação do Projeto de Lei 2.238/2024, que pode ocorrer na próxima semana. A proposta do governador Romeu Zema (NOVO) propõe mudanças significativas no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), afetando a prestação de serviços e os valores descontados nos contracheques dos servidores públicos estaduais.

Na reunião, o SINJUS foi representado pelo seu diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. A mobilização das entidades sindicais é motivada pelo impacto negativo que as mudanças defendidas pela base do governador Romeu Zema terão tanto na qualidade quanto na acessibilidade dos serviços de saúde oferecidos pelo Ipsemg.

A aprovação do projeto vai aumentar as alíquotas de contribuição descontada nos contracheques, fazendo com que os servidores tenham que pagar mais, mesmo com a qualidade dos serviços em queda. Também está prevista a redução da cobertura e das isenções referentes aos beneficiários, dificultando o acesso aos atendimentos, além de abrir espaço para a privatização do próprio Ipsemg, entregando o futuro da assistência à saúde dos servidores a empresas privadas (clique aqui e saiba mais).

“É fundamental que as servidoras e os servidores públicos estaduais compareçam às galerias da Assembleia Legislativa para pressionar os parlamentares contra mais essa proposta danosa do Zema. A aprovação desse PL trará consequências graves para todos nós. Precisamos fortalecer o Ipsemg e impedir o desmonte desse patrimônio construído ao longo de décadas pelo povo mineiro”, afirma Jonas Araújo, que também é membro do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI).

Desde que o PL de Desmonte do Ipsemg chegou à ALMG, o SINJUS vem se articulando com dezenas de sindicatos e lideranças políticas com o objetivo de barrar a tramitação e a aprovação. No dia 23 de abril, o Jonas Araújo foi voz ativa na audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) que denunciou as inconsistências nos dados apresentados pelo governo estadual e os riscos do PL 2.238/2024 (clique aqui e saiba mais).

Agora, com a pressão da base governista, é possível que a votação da proposta aconteça no Plenário na próxima semana. Assim, todas as categorias do funcionalismo público precisam se movimentar. Mande mensagens nas mídias sociais dos parlamentares e exija o voto contrário ao projeto.

O futuro do Ipsemg está em jogo, e o momento demanda o engajamento de todos. Os sindicatos estão organizados e empenhados nessa luta. Por isso, acompanhe as nossas mídias para ficar por dentro dos desdobramentos dessa batalha e também para saber das convocações para as próximas ações de mobilização.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo.
PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nessa terça-feira, dia 23 de abril, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG, Jonas Araújo, foi voz ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem do logo da PV 2022 (Promoção Vertical) em vermelho com uma seta apontando para cima, sob um fundo azul. CARREIRA TJ HOMOLOGA PV 2022 E SINJUS REQUER REPOSICIONAMENTO IMEDIATO PARA APROVADOS sexta-feira, 14/06/24 18:06 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário Eletrônico ...
SEM PALAVRA SINJUS E SERJUSMIG DENUNCIAM DESCASO DO PRESIDENTE EM FAIXAS E PAINEL DE LED NA ENTRADA DO TJ sexta-feira, 14/06/24 12:00 Atentando contra a boa-fé negocial e contra a valorização dos servidores, o presidente do ...
FESTA JUNINA ARRAIÁ DO NAP VAI CELEBRAR 18 ANOS DE CONQUISTAS E APRENDIZADOS quinta-feira, 13/06/24 09:09 O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG está completando 18 anos de ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco