POLÍTICA SOCIAL

PLANO DA PRIMEIRA INFÂNCIA É UM DOS PILARES DA NOVA POLÍTICA MUNICIPAL DO CUIDADO DE BH

sexta-feira, 27/09/24 10:50 Um grupo de crianças está sentado no chão de uma sala de aula, com algumas levantando as mãos, como se estivessem participando de uma atividade ou respondendo a perguntas. O ambiente sugere uma atmosfera educativa e inclusiva, com prateleiras cheias de livros ao fundo.

Nessa quarta-feira, dia 25 de setembro, foi sancionada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), a Política Municipal do Cuidado (PMC). A iniciativa visa garantir o direito ao cuidado para todos os cidadãos, com atenção especial à primeira infância, às pessoas idosas, com deficiência e em vulnerabilidade social. A lei marca um avanço significativo nas políticas públicas de proteção social na capital mineira e tem como um dos pilares o Plano Municipal da Primeira Infância, instituído pela Lei nº 11.682/2024, de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV).

A PMC, com base na intersetorialidade, busca integrar diversas frentes do poder público e da sociedade civil para assegurar a proteção e o bem-estar de crianças, idosos, pessoas com deficiência, cuidadores e outros grupos dependentes de assistência. Entre os princípios da nova política, destacam-se o respeito à dignidade, à autonomia e à integridade física e moral, reconhecimento do cuidado como responsabilidade do poder público e da coletividade, a ser provido com qualidade e primando pelo direito à convivência familiar e comunitária.

Serão atendidas pela PMC todas as pessoas que participem diretamente das relações de cuidado, em especial pessoas idosas, pessoas em processo de envelhecimento que vivem em situação de rua, pessoas com deficiência, pessoas com sofrimento ou transtorno mental, crianças na fase da primeira infância e cuidadores remunerados ou não.

Também nessa quarta-feira, dia 25 de setembro, após sancionada a Política Municipal do Cuidado (PMC), foi criado o grupo de trabalho para a implementação do Plano Municipal da Primeira Infância na capital mineira, que vai elaborar um diagnóstico para a formatação de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, com o objetivo de promover seu desenvolvimento integral.

“A infância é uma fase crucial que demanda ações assertivas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, garantindo proteção e inclusão desde os primeiros anos de vida. O Plano Municipal da Primeira Infância em BH, que foi aprovado em abril a partir de um projeto nosso, contempla tudo isso, portanto entendemos que ele será um dos pilares da nova Política Municipal do Cuidado”, afirma o vereador de BH e diretor licenciado de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG, Wagner Ferreira.

Para garantir a implementação dessas propostas, Wagner Ferreira assegurou a previsão explícita da primeira infância na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (Lei Municipal nº 11.742/2024) por meio de emenda de sua autoria, garantindo que os recursos que sejam destinados ao aprimoramento das políticas de prevenção, proteção social pública e promoção de ações afirmativas intersetoriais sejam prioritariamente reservados a este período da vida.

“Tanto a Política Municipal do Cuidado quanto o Plano Municipal da Primeira Infância vão garantir que as crianças sejam atendidas de maneira integral, respeitando as suas diversidades, individualidades e necessidades específicas”, complementa Wagner Ferreira.

Além desse eixo voltado para as crianças, a Política Municipal do Cuidado também inclui medidas de apoio a idosos e pessoas com deficiência, bem como aos seus cuidadores, remunerados ou não. O objetivo do PMC é elaborar, reforçar, ampliar e reorganizar iniciativas que garantam o bem-estar e a autonomia dos cuidadores e das pessoas que necessitam de cuidados, bem como promover a atuação cooperativa entre o poder público e a sociedade.

A sanção da Política Municipal do Cuidado e a criação do grupo de trabalho do Plano Municipal da Primeira Infância representam um avanço importante nas políticas sociais de Belo Horizonte, pois têm como propósito fortalecer as redes de assistência, universalizar o acesso ao Sistema Municipal de Cuidado (SMC) e promover a melhoria da qualidade de vida das cidadãs e dos cidadãos. Clique aqui e acesse a Lei nº 11.751/2024, que institui a Política Municipal do Cuidado.

Com informações de jornal O Tempo

Notícias relacionadas

Imagem de uma reunião especial realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na foto, ao centro, está o vereador de BH Wagner Ferreira (homem negro, alto de camisa branca e paletó preto) e Sônia Souza (mulher branca, baixa, loira apoiada em muletas canadenses) representando o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG junto a outros homenageados por sua atuação em prol da inclusão que estão posando em pé e segurando certificados de reconhecimento.
RECONHECIMENTO NPD DO SINJUS É HOMENAGEADO NA CÂMARA DE BH POR SUA ATUAÇÃO NA LUTA POR INCLUSÃO quinta-feira, 19/09/24 18:17 Nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) por sua atuação em favor da inclusão e da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem informa que os servidores têm até 13 de setembro para responder ao Censo Previdenciário 2025. A mensagem reforça que se trata de um compromisso coletivo de todos os servidores, utilizando cores fortes (laranja e vermelho) para dar urgência, e um megafone simbolizando o chamado. Última chance Servidores têm até 14 de outubro para responder ao Censo Previdenciário 2025 segunda-feira, 15/09/25 12:26 O novo prazo para responder ao Censo Previdenciário 2025, realizado pelo Instituto de Previdência ...
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco